Discurso durante a 52ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração do Dia do Índio.

Autor
ANTÔNIO ALVES
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA INDIGENISTA.:
  • Comemoração do Dia do Índio.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2011 - Página 11688
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, PRESENÇA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, DIA, INDIO, CUMPRIMENTO, ATUAÇÃO, LEGISLATIVO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRIAÇÃO, SECRETARIA ESPECIAL, SAUDE, COMUNIDADE INDIGENA, ANUNCIO, ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, AUTONOMIA, DISTRITO SANITARIO, IMPORTANCIA, COMPROMISSO, GOVERNO FEDERAL, MELHORIA, QUALIDADE, POPULAÇÃO.

            O SR. ANTONIO ALVES - Bom-dia a todas e a todos!

            Quero saudar a Presidência da Mesa, o Senador Vicentinho Alves, o Vice-Governador, as lideranças indígenas aqui presentes e demais participantes deste ato, e dizer da minha satisfação de voltar a esta Casa, passados oito meses em que aqui estivemos para a aprovação da MP nº 483, que foi aprovada por unanimidade por todos os Senadores e Senadoras que, naquele momento, estavam aqui presentes. Hoje, estamos voltando para agradecer: primeiramente, ao Presidente Lula, que teve a coragem e a determinação de propor a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena; agradecer ao Congresso Nacional, ao Senado e à Câmara, que acataram e aprovaram a MP nº 483, transformando-a na Lei nº 12.314, que autorizou o Ministério da Saúde a criar mais uma secretaria no âmbito de seus órgãos.

            Neste momento, passados seis meses da criação da Sesai - 20 de outubro -, já podemos sinalizar que temos muito a comemorar. Hoje, estamos reunidos em Brasília com todos os presidentes de Fóruns Permanentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena, com lideranças das organizações indígenas do Brasil, com os chefes e as chefes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, justamente para, durante esta semana, especialmente amanhã, dia 19 de abril, anunciar os Distritos Sanitários Especiais Indígenas como unidades gestoras autônomas, uma das principais reivindicações do movimento indígena, desde 86, quando se realiza a I Conferência Nacional de Saúde Indígena.

            Portanto, vínhamos trabalhando no período da gestão do Ministro Temporão e do Presidente Lula, e agora do Ministro Padilha e da Presidenta Dilma, para organizar e consolidar a Secretaria Especial de Saúde Indígena como a grande coordenadora nacional da política nacional de atenção à saúde dos povos indígenas no Brasil.

            É uma satisfação poder participar desta solenidade. Agradeço ao Senador Vicentinho Alves, que a convocou, ao Senado e às lideranças indígenas. E manifesto nossa certeza de que estamos no caminho certo. Para isso, precisamos contar com o apoio das lideranças dos movimentos. Há uma determinação política do Ministério da Saúde, do Ministro Padilha, para que a Secretaria se fortaleça e possa levar saúde de qualidade à população indígena do Brasil.

            Muito obrigado pela oportunidade. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2011 - Página 11688