Discurso durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Despedida do cargo de Senadora da República para assumir o cargo de Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, em substituição a Antonio Palocci.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Despedida do cargo de Senadora da República para assumir o cargo de Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, em substituição a Antonio Palocci.
Aparteantes
Acir Gurgacz, Aloysio Nunes Ferreira, Ana Amélia, Ana Rita, Anibal Diniz, Antonio Carlos Valadares, Ataídes Oliveira, Aécio Neves, Benedito de Lira, Blairo Maggi, Casildo Maldaner, Clésio Andrade, Cristovam Buarque, Cyro Miranda, Delcídio do Amaral, Demóstenes Torres, Eduardo Braga, Eduardo Suplicy, Eunício Oliveira, Fernando Collor, Flexa Ribeiro, Francisco Dornelles, Garibaldi Alves, Humberto Costa, Inácio Arruda, Ivo Cassol, Jayme Campos, Jorge Afonso Argello, Jorge Viana, José Agripino, José Pimentel, João Pedro, Kátia Abreu, Lindbergh Farias, Lídice da Mata, Lúcia Vânia, Marcelo Crivella, Marta Suplicy, Mozarildo Cavalcanti, Mário Couto, Paulo Davim, Paulo Paim, Pedro Simon, Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros, Rodrigo Rollemberg, Romero Jucá, Vanessa Grazziotin, Vital do Rêgo, Waldemir Moka, Walter Pinheiro, Wellington Dias, Wilson Santiago, Ângela Portela.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2011 - Página 22587
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DESPEDIDA, ORADOR, CARGO PUBLICO, SENADOR, ECONOMIA, CONVITE, SUBSTITUIÇÃO, ANTONIO PALOCCI, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, Srªs Deputadas que aqui estão, Srs. Deputados, aos 93 anos, o poeta Manoel de Barros foi chamado a escolher a palavra mais bonita da Língua Portuguesa. Escolheu a palavra “criança”. Considero essa resposta emocionante, pelo que ela tem de simbólico e de poético.

            Criança nos faz pensar em início, em começo e no desafio de viver e de aprender mais um pouco a cada dia, como ocorreu comigo, aqui, no Senado da República.

            Cheguei a esta Casa em fevereiro, há menos de seis meses, e, hoje, aquele meu primeiro dia neste plenário me parece uma data remota. A impressão que tenho é a de que estou aqui há muito mais tempo, em razão de tudo o que aprendi, do volume de conhecimento que adquiri nesse período de convívio com os Senadores e com as Senadoras.

            Sou de uma geração que cresceu com liberdade de pensar, de participar e de discordar. E, aqui, no Senado, senti-me à vontade para debater todos os assuntos em pauta, para defender os interesses do meu País e do meu Estado, o Paraná.

            Sou grata, de forma muito especial, ao Presidente José Sarney, que, desde o início, acolheu-me com muita simpatia e respeito; ao Líder da Bancada do PT, Senador Humberto Costa, companheiro e amigo de longa caminhada - e, em seu nome, quero cumprimentar todos os Senadores e Senadoras do meu Partido, com quem tive intenso convívio -; ao Líder do Governo, Senador Romero Jucá, por quem tenho muito respeito e consideração, assim como ao PMDB; aos membros da Mesa, aos Senadores da nossa base de Governo, enfim, a todos os Senadores e Senadoras com quem tive convivência, especialmente, ao Presidente Delcídio, da CAE, e ao Presidente Collor, da Comissão de Relações Exteriores; também aos funcionários e funcionárias desta Casa.

            Viver exposta a pontos de vista contraditórios é condição da vida parlamentar e da vida democrática. Por isso, aqui, quero aqui manifestar também minha deferência aos integrantes da oposição. Todos foram adversários duros no debate, mas prevaleceu sempre a convivência democrática.

            Perguntaram-me ontem, em conversa com a imprensa, o que teria a dizer sobre a menção, por alguns oposicionistas, de que sou um trator. Não considero esta a melhor metáfora para quem exerce a política e sempre se dispôs a debater, ouvir e construir consensos. A manifestação democrática é o maior instrumento que temos para avançarmos no desenvolvimento do nosso País. E acredito que o desfecho da manifestação democrática é a decisão da maioria. Gostaria muito, portanto, de manter a convivência respeitosa que iniciamos nesta Casa.

            Não teve um dia em que não recebi um incentivo, um novo ensinamento, uma palavra de apoio e de amizade. Levarei esses gestos na memória. Quero agradecer os pronunciamentos de estímulo e consideração que recebi ontem e hoje desta tribuna.

            A Presidenta Dilma me confiou uma nova missão, e vou cumpri-la levando em conta muito do que aprendi no Senado. Assim como a Presidenta, minha caminhada tem uma razão de ser: é a favor do Brasil e do seu futuro. A responsabilidade é grande.

            Quando disputei o Senado da República, assumi compromisso de defender meu Estado, o Paraná, na federação, e ajudar a Presidenta Dilma, primeira mulher eleita para o cargo a governar o País. Por isso, sempre fui muito incisiva, aqui, na defesa do seu Governo. Não pelo simples fato de pertencer à sua base ou ser do Partido da Presidenta, mas, sobretudo, porque acredito no projeto que ela representa e coordena no País: um desenvolvimento econômico inclusivo, em que as pessoas são o objetivo maior da nossa atuação.

            Quis Deus, através da Presidenta, que eu ficasse ainda mais próxima para esse auxílio. E tenho muita clareza do tamanho dessa missão. A quem muito é dado, muito será cobrado.

            Não posso terminar este pronunciamento sem dirigir-me ao meu Estado, ao meu Paraná, aos eleitores e eleitoras que me trouxeram até aqui. Dizer que meu afastamento do Senado não me afasta dos compromissos que assumi. Estou mudando de instância, mas não de caminho.

            Peço a este Senado da República, ao Congresso Nacional, apoio e companheirismo para desenvolver essa nova tarefa. Peço a Deus sabedoria para exercê-la.

            Encerro, aqui, com a poesia da paranaense Helena Kolody: “Deus dá a todos uma estrela. Uns fazem da estrela um sol. Outros nem conseguem vê-la”.

            Meu esforço é para estar no primeiro grupo.

            Muito obrigada aos meus colegas e às minhas colegas Senadoras. (Palmas.)

            O Sr. Fernando Collor (PTB - AL) - V. Exª me concede um aparte, Senadora Gleisi?

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Concedo, sim.

            O Sr. Aécio Neves (Bloco/PSDB - MG) - Em seguida, Senadora Gleisi.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Senadora Gleisi.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Senador Collor e, em seguida, os Senadores.

            O Sr. Acir Gurgacz (Bloco/PDT - RO) - Senadora. A fila é grande.

            O Sr. Ivo Cassol (Bloco/PP - RO) - Senadora.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Senador Collor, Senadora Vanessa.

            O Sr. Fernando Collor (PTB - AL) - Eu gostaria, Senadora Gleisi Hoffmann, de dar aqui o meu testemunho, como Senador, como companheiro de trabalho seu na Comissão de Relações Exteriores, da clarividência de V. Exª, da capacidade de trabalho que V. Exª possui, do discernimento e, sobretudo, da tenacidade com que V. Exª sempre defendeu, tanto aqui em plenário, como na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, aquilo em que acredita. Essa é uma marca das grandes figuras da História, não somente nacional, mas universal, e essas características, V. Exª as possui. O Senado, com a sua saída, perde em qualidade. Tenho certeza, no entanto, de que o Governo do Brasil, o Governo da Presidenta Dilma ganhará muito com a sua presença na Casa Civil da Presidência da República, assessorando a Presidenta Dilma a realizar esse grande trabalho de transformação social e econômica que ela vem empreendendo, sucedendo ao trabalho executado pelo Presidente Lula. V. Exª tem todas as qualidades, e elas são inexcedíveis na sua personalidade, para fazer orgulhar o Senado com o brilho da sua inteligência na Casa Civil do nosso querido Brasil. Nós temos de desejar a V. Exª - e eu assim o faço como Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, acredito que externando também a vontade e o desejo de todos os integrantes daquela Comissão - o melhor sucesso ou, melhor dizendo, o continuado êxito de V. Exª nessa nova etapa que a vida lhe confia. Temos certeza de que o Senado se sentirá orgulhoso, porque uma das suas representantes mais importantes estará, agora, no Executivo, fazendo esse trabalho que vai dignificar o Legislativo brasileiro. Muito obrigado. Tenha muito boa sorte, Senadora Gleisi.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Collor. O período de convivência com V. Exª na Comissão de Relações Exteriores foi para mim muito importante. Aprendi muito. Muito obrigada.

            Senadora Vanessa.

            A Srª Vanessa Grazziotin (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Senadora Gleisi. Primeiramente, quero dizer, como eu já disse pessoalmente, mas faço questão de registrar em público, que, hoje pela manhã, estivemos - o Senador Collor estava lá, bem como o nosso Presidente Sarney - numa solenidade com a Presidenta Dilma, para tratar da questão das fronteiras, da proteção e da vigilância das fronteiras brasileiras. Logo após a solenidade, fiz questão de cumprimentar a Presidenta pela escolha de V. Exª como Ministra da Casa Civil. Eu o fiz não apenas na condição de mulher. Obviamente, V. Exª orgulha todas as mulheres brasileiras, assim como foi o nosso maior orgulho eleger, pela primeira vez, uma mulher para dirigir o País. Aqui está a Deputada Janete Pietá, que me pediu que falasse em nome dela, Coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, em nome das Deputadas aqui presentes, Luci Choinacki, Carmen Zanotto e Nilda Gondim, que estão representando as Deputadas Federais que estarão, logo mais, na sua posse. Eu cumprimentei a Presidenta Dilma porque é uma mulher, obviamente, mas porque tem competência. Acho que as mulheres têm de começar a ser vistas como profissionais, e a Presidenta ajuda muito. V. Exª ajuda ainda mais neste momento, porque ela viu na senhora não só uma mulher, mas uma mulher com capacidade de ajudá-la a tocar esse Governo importante e tantas atividades que temos de fazer. Quero dizer que foi um prazer, Senadora Gleisi. Lembro-me de que, na primeira vez em que ocupei a tribuna, V. Exª foi a primeira a me solicitar um aparte. Quando falei, pela primeira vez, da tribuna do Senado. Lembro-me de que, na sua época de juventude, V. Exª pertenceu ao meu partido e foi dirigente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Presidente Sarney. Então, desde lá vem a história da Senadora Gleisi. Tenho certeza de que não apenas nós, que nos consideramos seus amigos, mas o Brasil ganha muito com a escolha de V. Exª. Parabéns e boa-sorte. Tenha certeza: a senhora não estará mais no Senado, mas aqui estaremos defendendo, com todas as garras, um Governo no qual acreditamos e que queremos que dê muito certo, em favor da nossa gente mais humilde. Parabéns, Senadora Gleisi.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senadora Vanessa. Agradeço também o seu aparte. Vou conceder todos os apartes. V. Exª também orgulha muito as mulheres.

            Quero fazer um cumprimento especial à minha amiga e companheira Deputada Janete Pietá e, em seu nome, a todas as Deputadas que estão aqui, que me orgulham muito também nessa caminhada.

            Senador Aécio, fiz uma anotação...

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Senadora Gleisi, eu queria pedir licença a V. Exª para pedir aos ilustres colegas que fossem breves nos apartes, até porque a nossa Senadora, escolhida Ministra, tem um tempo muito curto, uma vez que vai tomar posse, daqui a pouco, no cargo. Como todos nós queremos que o mais rapidamente ela tome posse, não podemos retardar esse momento.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada.

            Senador Aécio.

            O Sr. Aécio Neves (Bloco/PSDB - MG) - Senadora Gleisi, Srªs e Srs. Senadores, estive, como sabe V. Exª, por 16 anos no Parlamento antes de vir ao Senado Federal. Todas as vezes que um dos nossos - e V. Exª é uma das nossas - membros do Parlamento é convocado para assumir um cargo de tamanha relevância do Poder Executivo, há uma esperança renovada em todos nós. Meu velho avô Tancredo, que ocupou esta tribuna por tantas e tantas vezes, costumava dizer, em tom de brincadeira, mas com um sentido muito sólido e real, que deveria haver um artigo na Constituição que obrigasse todo detentor de cargo executivo, pelo menos por uma vez ou por um determinado período, a ter uma experiência parlamentar. É aqui, no Parlamento, que nós compreendemos a nossa própria dimensão, as nossas limitações e nos preparamos para o embate. V. Exª, Senadora Gleisi, preparada, competente, que recebe, hoje, as homenagens não apenas da Presidente da República, mas de toda a sociedade brasileira, disse, e disse de forma correta, que o desfecho da manifestação democrática é a decisão da maioria. Eu gostaria apenas, Senadora, se me permite, de acrescentar: está correta a afirmação, mas não sem antes ser ouvida a minoria. Faço esta pequena e objetiva reflexão porque, nestes primeiros meses do ano, a avassaladora maioria conquistada legitimamente nas urnas pela base de sustentação do Governo não permitiu que nós criássemos, aqui, um ambiente mais fértil para debates sobre os mais relevantes temas nacionais. Cito um, em especial, que até hoje não conseguimos colocar em votação: o novo trâmite de medidas provisórias. Fica apenas, aqui, para V. Exª essa reflexão, porque tenho certeza de que V. Exª levará para o outro lado da Esplanada esse sentido e essa compreensão de que, na democracia, tão importante quanto a maioria, é o papel da oposição. E a nossa oposição será sempre, Senadora Gleisi, firme e clara em relação às discordâncias que teremos, mas, acima de tudo, leal ao Brasil. V. Exª encontrará aqui sempre, da nossa parte, disposição ao diálogo, quando necessário, confronto, mas sempre uma posição construtiva em favor do Brasil, que é de todos nós e que juntos haveremos de construir. Parabéns e sucesso na nova missão que passa a desempenhar a partir de hoje!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Aécio. Vou sentir muitas saudades de debater com V. Exª, mas hoje não vou contraditá-lo, apenas agradecer a sua convivência.

            Senador Acir.

            O Sr. Acir Gurgacz (Bloco/PDT - RO) - Senadora Gleisi, há pouco, eu conversava com o Senador Casildo, na nossa Comissão de Agricultura, e dizia: Senador, perdemos a nossa parceira da nossa Comissão. Mas tenho certeza de que o Brasil ganha muito com V. Exª lá na Casa Civil. Desejo muita sorte e muito sucesso. Tenho certeza de que o seu profissionalismo, a sua capacidade, o seu desempenho no plenário, o seu desempenho na Comissão de Agricultura, V. Exª vai também ter na Casa Civil e será sempre ...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Acir Gurgacz (Bloco/PDT - RO) - .... um sucesso e um orgulho para o nosso Paraná. Ao mesmo tempo, peço a V. Exª um carinho especial para a nossa Rondônia, em especial para a transposição. Depois, nós vamos conversar sobre isso. Ministra, meus parabéns e sucesso à senhora.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador. Sei, também, do seu compromisso com o Paraná, Senador, nosso Presidente da Comissão de Agricultura. Obrigada pela convivência, aprendi muito lá.

            Senador Walter Pinheiro.

            O Sr. Walter Pinheiro (Bloco/PT - BA) - Senadora Gleisi, eu quero, antes até de falar, também registrar a Bancada feminina que vai, a cada momento, ampliando a sua participação nesta tarde de saudação: estão, aqui, a nossa Luci Choinacki, a companheira Carmem, Nilda, Roseane, Keiko Ota, Fátima Bezerra, e chegaram outras representantes da Bancada feminina. Também quero registrar a presença da Bancada que vem do Sul - já que não podem falar de lá da Câmara, vieram aqui - e da Bahia também. Estão, aqui, o Marroni e seus companheiros do Paraná; estão, aqui, o Oziel, da Bahia, Rosinha;...

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Assis.

            O Sr. Walter Pinheiro (Bloco/PT - BA) - ... Assis do Couto, do Paraná também, que me pediu que falasse em nome dele. São companheiros que trilharam esse caminho com V. Exª e que, portanto, podem ser testemunhas vivas de que este momento de hoje é um momento de que não um sulista, nem um baiano, mas o poeta mineiro fala: de encontro e despedida. Este é um momento muito legal. A hora do encontro é também a da despedida. A gente tem certeza de que esse velho caminho que todos nós conhecemos, quando termina sendo localizado por nós como algo que assusta, ao mesmo tempo traz esperança, traz a certeza de que você vai desempenhar aquele cargo da mesma forma como o fez aqui em cinco meses, da mesma forma como o fez ao longo da sua vida pública: com firmeza, com serenidade, com conteúdo e, principalmente, com compromisso, que acho que são marcas muito importantes. Que Deus a abençoe nessa jornada.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada. Amém.

            O Sr. Walter Pinheiro (Bloco/PT - BA) - Tenho certeza de que você a irá desempenhar com muito vigor e que honrará todos nós.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador.

            Em seu nome, agradeço a todos os Parlamentares que estão aqui, os Deputados pelo meu Estado e os de outros Estados.

            Muito obrigada pela deferência.

            Senador Ivo Cassol.

            O Sr. Ivo Cassol (Bloco/PP - RO) - Obrigado, Senadora. É com alegria que quero cumprimentá-la, deixar o nosso abraço, o abraço do povo do Estado de Rondônia, mas especialmente o nosso, que convivemos com a senhora aqui no Senado. Dizer para a senhora que, além da simpatia e do carisma que tem, a senhora demonstrou uma competência extraordinária...

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada.

            O Sr. Ivo Cassol (Bloco/PP - RO) - ...quando a senhora debateu com a oposição, mostrando conhecimento não só do Paraná, mas do Brasil inteiro.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada.

            O Sr. Ivo Cassol (Bloco/PP - RO) - Ao seu lado e a acompanhando no dia a dia, quero dizer que a senhora, nesse momento, vai ocupar um dos Ministérios mais importantes do Governo Federal, o Governo da nossa Presidente Dilma. Tenho certeza absoluta, que ela está ganhando muito com a sua indicação.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O Sr. Ivo Cassol (Bloco/PP - RO) - Além disso, aqueles que falaram ontem, infelizmente por dor de cotovelo ou por falta de espaço, dizendo que a senhora tem pouca experiência na vida política, quero dizer para essas pessoas que nós não estamos em busca de macacos velhos ou de bananeira que já deu cacho. Nós estamos em busca de pessoas de visão e de competência para fazermos um Brasil melhor. Desejo que Deus possa abençoá-la, para que possamos fazer aquela transposição aprovada por esta Casa, e que a senhora possa ajudar muito os servidores do Estado de Rondônia, do nosso Estado de Rondônia.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Com certeza, Senador.

            O Sr. Ivo Cassol (Bloco/PP - RO) - Que Deus a abençoe nessa nova jornada, nessa nova caminhada. Estamos aqui à disposição, para ajudar, também como ex-Governador, e aqui tem vários, facilitando a vida da Presidente nos projetos, para a gente possa agilizar as ações de que o Brasil precisa. Que Deus a abençoe!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada. Agradeço muito a convivência.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Peço aos Srs. Senadores que tenhamos condições de cumprir o Regimento. Os apartes devem ser breves; o Regimento regula-os em dois minutos, até porque, como já disse, a nossa Senadora tem de cumprir um horário rápido.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Sr. Presidente.

            Senador Francisco Dornelles.

            O Sr. Francisco Dornelles (Bloco/PP - RJ) - Senadora Gleisi Hoffmann, eu queria cumprimentar a Presidenta Dilma Rousseff pela nomeação de V. Exª para a chefia da Casa Civil

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada.

            O Sr. Francisco Dornelles (Bloco/PP - RJ) - O currículo de V. Exª atesta a competência e o preparo para assumir esse cargo. Eu a desejo muito sucesso nessa sua nova missão. Muito obrigado.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Quero cumprimentá-lo pela concisão do seu aparte.

            A SRª GLIESI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Senador João Pedro.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Senadora Gleisi, primeiro, quero registrar a posição correta da Presidenta Dilma na condução desse processo. É uma alegria tê-la como grande brasileira, Senadora por um Estado importante como o Paraná. V. Exª passa pelo Senado, e passa como um vulcão, com muita energia, com muita firmeza, com muita convicção, com muita contribuição ao País. Quero registrar aqui a justeza da Presidenta Dilma na condução do País ao escolher uma mulher. Acho que é um compromisso da Presidenta, do nosso partido, ter a mulher compondo o Governo. Quero me associar às manifestações e desejar-lhe uma gestão exitosa em Ministério tão estratégico, um Ministério que tem a responsabilidade de acompanhar do Sul ao Norte o País. Fica aqui um abraço do meu Estado do Amazonas, da nossa Amazônia.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - A competência de V. Exª, o olhar estratégico que V. Exª tem em tratar o Brasil, com certeza, comporá este Governo que começa fazendo história. É um Governo de continuidade. E, como eu disse, V. Exª passa pelo Senado rapidamente, mas como uma grande Senadora. Portanto, com certeza fará parte da história, tendo em vista a execução de grandes obras em um grande Governo que se afirma a cada dia. Muito obrigado e parabéns.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Eu que agradeço. Obrigada, Senador João Pedro.

            Senador Paulo Davim.

            O Sr. Paulo Davim (Bloco/PV - RN) - Senadora Gleisi Hoffmann, quero juntar as minhas palavras às inúmeras palavras e mensagens de boa sorte e de felicidade. Eu e o Partido Verde também torcemos, fervorosamente, pelo seu sucesso, pelo sucesso do Governo da Presidenta Dilma. Tenho absoluta certeza de que V. Exª, da mesma forma que demonstrou vocação, competência e talento nos poucos meses que passou aqui, no Senado Federal, lá no Ministério, da mesma forma, vai desempenhar com afinco e com afeto toda essa vocação que Deus lhe deu. Deus lhe abençoe, e que faça uma boa gestão frente à Casa Civil!

            A SRª. GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém. Obrigada, Senador Paulo Davim.

            Senadora Ana Amélia.

            A Srª Ana Amélia (Bloco/PP - RS) - Cara Ministra Gleisi Hoffmann, é uma alegria muito grande. A nossa afinidade aqui não foi só o gosto pelas pérolas, mas também a identidade com um setor que é fundamental para o seu Estado e para o meu Estado, o Rio Grande do Sul, que é o interesse da defesa da agropecuária, especialmente os pequenos e médios produtores. Tenho a convicção, depois de tê-la acompanhado nesses momentos, nesses meses de trabalho, que tínhamos muitos pontos de convergência e um deles foi o de defender esse setor tão importante, e também a forma serena com que V. Exª sempre agiu e se comportou no relacionamento com os companheiros. Como mulher, orgulha-me muito tê-la como uma líder que vai ocupar um cargo fundamental no comando do gabinete Civil da Presidência da República. Acertou a Presidenta Dilma Rousseff. Quando V. Exª aqui, com muita coragem, defendeu o acordo de Itaipu, pude avaliar melhor a sua capacidade e a profundidade em tratar de tema tão técnico. Mesmo tendo votado contra, apreciei a competência com que V. Exª enfrentou o debate aqui com a oposição em relação a essa matéria. Parabéns ao Governo da Presidenta Dilma, e sucesso em seu mandato como Ministra-Chefe do Gabinete Civil.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senadora Ana Amélia. Eu a admiro e a respeito muito também.

            Senador Delcídio.

            O Sr. Delcídio do Amaral (Bloco/PT - MS) - Senadora Gleisi, primeiro agradecer as palavras de V. Exª no início do discurso com relação ao trabalho que fizemos juntos na Comissão de Assuntos Econômicos. Quero dizer a V. Exª que é uma honra, e fizemos um bom trabalho na Comissão de Assuntos Econômicos, principalmente V. Exª ao defender as posições do Governo, trabalhando na discussão dos projetos, nos ajudando na organização da pauta. Portanto, não posso deixar de registrar e retribuir também as referências feitas por V. Exª. Não tenho dúvida de que V. Exª será uma excepcional Ministra, assim como é um dos melhores quadros do Partido dos Trabalhos. Nós, em Mato Grosso do Sul, conhecemos bem o trabalho de V. Exª. Assumiu, com o ex-Governador Zeca, o Governo de Estado e, como Secretária, ajudou o Estado a construir uma estrutura adequada, ajudou a colocar o Estado na direção de garantir um futuro melhor para nossa gente. Portanto, não tenha dúvida de que, por tudo aquilo que V. Exª fez pelo nosso Estado de Mato Grosso do Sul e por todos nós, sul-mato-grossenses, somos muito gratos por tudo que V. Exª fez pelo nosso Estado. Não tenho dúvida de que, até pela passagem por outros desafios como Executiva no Paraná, depois em Itaipu especificamente, que é um desafio difícil, porque Itaipu é uma empresa complexa, não tenho dúvida nenhuma de que V. Exª vai fazer uma grande gestão à frente da Casa Civil. E nós, aqui, somos soldados de V. Exª para ajudá-la e ajudar a Presidenta Dilma a fazer um grande Governo e, acima de tudo, um Governo cidadão. Parabéns, sorte, saúde e sucesso, Ministra!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Delcídio.

            Senador Demóstenes Torres.

            O Sr. Demóstenes Torres (Bloco/DEM - GO) - Senadora Gleisi Hoffmann, quero parabenizá-la por ocupar esse cargo de tamanha importância para o Brasil. V. Exª participou, aqui, de todo esse início de discussão no Senado, V. Exª viu a importância do diálogo, para que as pessoas consigam inclusive encontrar o entendimento, porque a oposição também tem opinião e, muitas vezes, a opinião da oposição é valiosa. Não é só nas crises que o Governo deve ter interlocução com setores da oposição, mas também na normalidade, na democracia. Tenha certeza V. Exª de que quando a procurarmos, nós o faremos de maneira republicana, porque temos algo acrescentar em favor do nosso Estado ou do nosso País. Da minha parte, devo dizer que a admiro pela sua competência. Gosto de pessoas inteligentes, de pessoas firmes, e nem precisam ter a minha opinião, não. Muitas vezes, como é o nosso caso, temos opiniões frontalmente divergentes sobre muitos aspectos. Eu disse duas vezes duas coisas na imprensa que eu gostaria de repetir aqui, e nas duas vezes a imprensa ironizou. Uma, eu a comparei à Senadora Ideli Salvatti, e não ironizei, não. Considero a Senadora Ideli Salvatti um dos quadros mais preparados do Brasil, hoje Ministra. Tive a oportunidade de conviver com ela e com o seu estilo e sei também que ela é uma pessoa estudiosa. Hoje, também disse que V. Exª é “esquentadinha”, como eu também sou, como é também o Senador Requião. A gente até fala sobre isso. Acho isso até uma qualidade, não é defeito. Melhor a gente ser o que aparenta, não é verdade? Mas, em síntese, o que desejo a V. Exª é que se saia muito bem, porque o êxito de V. Exª será também o êxito do Brasil. E V. Exª ocupará um cargo que será o Ministério dos Ministérios, conforme definido por muitos. E tenho a expectativa de que V. Exª, com a qualidade que demonstrou aqui, possa exercer, com muita decência para o bem do Brasil, esse cargo e não tenho dúvida de que o fará. E nós só esperamos que a oposição também possa ser ouvida, porque temos muito a acrescentar. Pode acreditar, Senadora.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Demóstenes. Com certeza, vamos ter muitas interlocuções. E tenho muito respeito também por V. Exª.

            Senador Blairo Maggi.

            O Sr. Blairo Maggi (Bloco/PR - MT) - Cara Senadora Gleisi, só para cumprimentá-la e desejar que tenha muito sucesso, a exemplo do que teve aqui neste plenário, e que V. Exª possa, de fato, contribuir com a Presidente Dilma. Tenho certeza de que o Senado Federal ganha muito com isso, também, porque temos uma relação direta aqui. Nós só vamos sentir sua falta nas nossas Comissões, às 8 horas, às 8h30min. Se V. Exª continuar assim, vai ter grande sucesso na Casa Civil também. Parabéns, sucesso e felicidades.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada. Eu também vou sentir muita falta, Senador.

            Senador Cristovam Buarque.

            O Sr. Cristovam Buarque (Bloco/PDT - DF) - Ministra Gleisi, quero lhe dizer que, em política, a surpresa é uma das grandes armas, e a Ministra Dilma fez uma surpresa que vai trazer grandes vantagens, sem dúvida alguma, a favor dela e do seu Governo. Quero dizer que quando soube, quando tomei essa surpresa, pensei em ligar para ela e reclamar porque estava tirando a senhora do convívio da gente; e dizer até que podia ser um erro pela importância que a senhora vinha tendo aqui ao longo desses meses. Mas, hoje, estou absolutamente convencido, poucas horas depois, de que foi uma grande escolha e que V. Exª pode fazer um grande trabalho. Quero deixar aqui duas coisas: um desafio e um convite. O convite é para que venha aqui, de vez em quando, tomar um cafezinho com a gente...

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Claro.

            O Sr. Cristovam Buarque (Bloco/PDT - DF) - Especialmente com a Oposição. Eu cedo até o meu lugar de base de apoio para que tome com o Aécio Neves, por exemplo, porque daí podem surgir coisas mais interessantes para o País. E o segundo é um desafio: que comece a trabalhar, e conversando conosco, conversando com a oposição. Então, vamos trabalhar cinco pontos que nos unam, cinco pontos que estejam acima dos partidos. A última vez que isso aconteceu creio que foi no Governo do Presidente Sarney, quando tínhamos pontos suprapartidários neste País; nunca mais tivemos. Talvez a senhora possa ajudar a Presidenta Dilma, junto conosco, a construir alguns pontos de unidade suprapartidários pelo Brasil.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Cristovam, o senhor é uma grande referência.

            Senador Eduardo Braga.

            O Sr. Eduardo Braga (Bloco/PMDB - AM) - Senadora Gleisi, eu gostaria, em primeiro lugar, de cumprimentá-la pela nomeação como Ministra Chefa da Casa Civil. Em segundo lugar, quero dizer da nossa alegria e do nosso reconhecimento à escolha da Presidente Dilma em torno da dedicação, da disciplina, da forma competente com que a senhora, ao longo desses meses, se dedicou ao trabalho no Senado e, ao longo de sua carreira, se dedicou a um trabalho reconhecido por todos não só nesta Casa, mas principalmente por aqueles que compartilharam com a senhora esse trabalho, seja no Mato Grosso do Sul, seja no Paraná. Eu diria à senhora que o aconselhamento do nosso querido colega Senador Cristovam é muito sábio, de que a senhora não perca esse contato com os seus colegas e de vez em quando venha a esta Casa para conversar, para ouvir este Senado, que representa a Federação brasileira, porque está aqui representado todo o Brasil, os seus Estados, de uma forma igual. No mais, é pedir a Deus que lhe abençoe e que dê à senhora sabedoria, humildade e cada vez mais sucesso, porque competência a senhora a tem. Muito obrigado. Parabéns e sucesso, mais uma vez.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador. Pode ter certeza de que vamos conversar, sim, muito.

            Senador Wellington Dias.

            O Sr. Wellington Dias (Bloco/PT - PI) - Serei breve, Senadora Gleisi. Quero, como todos os presentes aqui, dizer que sabemos do peso, da responsabilidade dessa missão. É por isso que, se eu pudesse resumir em pouquíssimas palavras, apenas como cristão, eu pediria a Deus que possa lhe abençoar. Acho que Deus tem os seus propósitos em tudo o que acontece e, certamente, se há esse propósito de V. Exª assumir essa missão, por tudo que já fez pelo Paraná, pelo Brasil, tenho certeza de que fará um bom trabalho pelo Brasil. Saiba que vai contar sempre conosco nesta Casa, com certeza buscando contribuir com essa missão. Muito obrigado.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Wellington.

            Senador Vital.

            O Sr. Vital do Rêgo (Bloco/PMDB - PB) - Senadora Gleisi, associo-me às manifestações do País, de ontem para hoje, elogiando a Presidenta Dilma pela indicação de V. Exª para estar à frente da Casa Civil. Juntam-se à manifestação de seus colegas suprapartidariamente aqui neste Senado, que foi palco da sua presença preparada, inteligente, competente, aplicada, ao longo desses últimos cinco meses. De minha parte, sucesso, muita paz, bênçãos de Deus na sua caminhada. Os seus colegas da Comissão Mista de Orçamento, que aprenderam tanto com a senhora ao longo desses cinco meses, vão perder a relatora do PPA. Mas, certamente, na condição de gestora, com a experiência à frente da Casa Civil, a senhora vai nos ajudar, com o próximo relator ou relatora que vier, a concluir os nossos trabalhos. Que Deus continue abençoando-a sempre.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém. Obrigada, Senador Vital, um grande Presidente da Comissão Mista, com quem aprendi muito.

            Senador Randolfe.

            O Sr. Randolfe Rodrigues (PSOL - AP) - Querida Gleisi, deixe eu lhe dizer que nessa nossa convivência comum aqui - iniciamos ao mesmo tempo os nossos mandatos - eu aprendi demais com você. E aqui nós estivemos, em algumas lides, do mesmo lado do front, como na batalha sobre as notas reversais de Itaipu. Em alguns momentos tivemos nossas diferenças pautadas aqui. Mas V. Exª se pautou aqui - e eu falei isso ainda agora de manhã - como uma ótima expressão da síntese guevarista. V. Exª consegue passar ternura e ao mesmo tempo ser dura na defesa de suas posições. Por isso, não tenho dúvida de que não poderia ter havido melhor escolha por parte da Presidente Dilma. Que Deus a abençoe.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém.

            O Sr. Randolfe Rodrigues (PSOL - AP) - Conte conosco para colaborarmos. Tenho certeza de que V. Exª tem condições técnicas. E digo mais: que a Presidente Dilma não lhe limite as condições técnicas. V. Exª tem condições políticas de dialogar com a base do Governo e com a oposição, fazendo com que este País avance e dê certo.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Randolfe. V. Exª também é uma grande revelação aqui nesta Casa.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Meus ilustres colegas, se não formos breves, vamos impedir a posse da Ministra.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Senador Cyro Miranda.

            O Sr. Cyro Miranda (Bloco/PSDB - GO) - Senadora Ministra Gleisi, quero dizer que foi muito prazeroso convivermos nesses quatro meses e alguns dias, também início da minha legislatura. Nós fomos companheiros em várias Comissões e, dentro das nossas divergências, aprendi com V. Exª a determinação, a elegância e sempre a ternura nos debates. Quero desejar-lhe todo sucesso. Tenho certeza de que esta Casa terá uma voz dentro da Casa Civil. Muito obrigado. Sucesso!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Cyro, muito obrigada.

            Senador Pimentel.

            O Sr. José Pimentel (Bloco/PT - CE) - Senadora Gleisi, quero começar registrando que quem ganha com a sua nomeação para a Casa Civil é o Brasil. Conheço a senhora há bastante tempo, a sua dedicação nas lutas sociais, na construção do nosso Partido, o Partido dos Trabalhadores, como gestora. Por isso, quero começar registrando que o Brasil ganha muito com a ida de V. Exª para a Casa Civil; ganha nosso Governo, um governo que está indo para o nono ano. Iniciamos com o melhor e o maior Presidente da nossa história, que é Luiz Inácio Lula da Silva, esse projeto, que já incluiu mais de 35 milhões de pessoas na ascensão social, que chega com o Simples Nacional a mais de cinco milhões de empresas e que já gerou mais de 15 milhões de empregos formais, com carteira assinada. Como conheço V. Exª, sei da sua dedicação, da sua capacidade de articular para viabilizar os bons projetos, as boas ideias. O Congresso Nacional e o povo brasileiro estão de parabéns. Portanto, peço a Deus que continue iluminando-a e abençoando-a nessa sua caminhada.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém.

            Muito obrigada, Senador Pimentel.

            Senadora Marta.

            A Srª Marta Suplicy (Bloco/PT - SP) - Querida Senadora Gleisi, futura Ministra, quero falar da minha alegria e do orgulho com que todos hoje estamos de tê-la como Ministra.

            (O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            A Srª. Marta Suplicy (Bloco/PT - SP) - Eu tenho certeza de que, por ser este quadro que V. Exª é, por ter acompanhado toda a sua luta, sua trajetória e por ter feito campanha no Paraná com V. Exª...

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - É verdade.

            A Srª Marta Suplicy (Bloco/PT - SP) - Eu tenho certeza de que vai ser uma grande, grande experiência para V. Exª, mas uma enorme, enorme contribuição para o nosso Brasil. E quero dar parabéns a nossa Presidenta Dilma, porque hoje ela nomeia a décima mulher no Ministério. Toda sorte, todo sucesso.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senadora Marta, que é sempre uma referência para mim na luta das mulheres.

            Senador Humberto Costa.

            O Sr. Humberto Costa (Bloco/PT - PE) - Senadora Gleisi Hoffmann, eu serei muito breve. Primeiro, é desnecessário, sabe V. Exª, eu aqui elogiá-la, reconhecer a sua capacidade e a sua competência, porque já tive oportunidade de fazê-lo em várias situações. Ainda na última quinta-feira, em um torpedo que trocávamos por telefone, eu lhe disse, com toda sinceridade, que V. Exª orgulhava a nossa bancada.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada.

            O Sr. Humberto Costa (Bloco/PT - PE) - Eu quero reafirmar essa minha colocação. Segundo, quando V. Exª foi eleita e na primeira vez que vim ao Senado, também depois de eleito, ainda naquele período da transição, encontrei vários companheiros, companheiras, Senadores, Deputados, assessores; e muitos me perguntaram sobre V. Exª. Havia uma incógnita: quem é? Como vai ser? E eu disse “garanto que vai ser uma das melhores Senadoras aqui do nosso Partido e do Senado como um todo”. Eu não errei! Hoje, participei de um debate na televisão com o Presidente do PSDB, Sérgio Guerra, e ele, procurando, naturalmente, na sua condição de oposição, fazer o enfrentamento ao Governo,

...questionava a indicação de V. Exª. Eu tive a oportunidade de dizer que, da mesma forma que eu tinha certeza de que V. Exª seria uma excelente Senadora, tenho certeza absoluta de que, lá na Casa Civil - e me perdoe o dito popular -, V. Exª vai dar um show de bola. Parabéns e boa sorte. 

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Humberto. Quero dizer que tenho muito orgulho de ser liderada por V. Exª nesta Casa.

            Senadora Angela Portela.

            A Srª Angela Portela (Bloco/PT - RR) - Senadora Gleisi, quero parabenizá-la pela indicação e quero parabenizar também a Presidenta Dilma por ter feito essa excelente escolha. V. Exª, aqui no Senado Federal, tem realizado, ao longo desses cinco meses, um trabalho muito bonito, um trabalho sério, dedicado, tem se mostrado uma mulher séria, trabalhadora, uma mãe de família que honra a família brasileira. Tenho absoluta certeza, a partir do trabalho que foi realizado nesses cinco meses aqui no Senado Federal, de que lá na Casa Civil, certamente, V. Exª vai contribuir imensamente com o Governo da Presidenta Dilma. Parabéns, Senadora Gleisi. Saiba que V. Exª honra as mulheres brasileiras, honra a família brasileira e o povo brasileiro. Parabéns. Boa sorte.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senadora. E obrigada pelo companheirismo nessa trajetória.

            Senador Mozarildo.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senadora Gleisi, vou ser muito breve. Todo mundo já disse aqui: o Brasil ganha muito com a indicação de V. Exª. O Senado perde com a sua ausência no plenário, e nós perdemos muito na Comissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, onde V. Exª começava um trabalho brilhante. Acho, porém, que sua ida para lá vai também ajudar para que, juntos, Parlamento e Executivo, possamos realmente cuidar melhor da nossa faixa de fronteira. Aliás, hoje, a Presidente Dilma está lançando um programa sobre esse tema. Portanto, espero que só isso já possa resolver grande parte da questão do Brasil. Tenho certeza de que V. Exª vai fazer muito mais pelo País.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Mozarildo. Pode ter certeza de que vamos dar uma atenção especial para essa questão.

            Senador Romero Jucá.

            O Sr. Romero Jucá (Bloco/PMDB - RR) - Senadora Gleisi, Ministra, quero parabenizá-la com muito carinho, com muito respeito, e dizer da nossa satisfação de vê-la ocupar esse cargo, dizer da nossa certeza e da nossa confiança de que V. Exª vai fazer um grande trabalho, como fez aqui no Senado e em todos os locais por que passou. V. Exª tem na sua história uma marca de competência técnica, de seriedade, de compromisso com o Brasil, e a Presidenta Dilma acertou ao colocar V. Exª num cargo tão importante e que necessita de alguém com tanta competência para ocupá-lo. Quero parabenizá-la, quero me colocar à disposição, dizer que, juntos, vamos somar.

            Eu represento a Amazônia. Peço a V. Exª um olhar especial para a Amazônia, para os Estados mais pobres, para o desenvolvimento regional, enfim, para todos os desafios que o Brasil tem e que passam pela Casa Civil. Meus parabéns! Receba com muita homenagem do povo de Roraima e do povo do Brasil esta nomeação que orgulha a todos nós. Parabéns!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Romero Jucá. V. Exª é um grande líder. Já manifestei aqui meu respeito, e minha consideração por V. Exª. Obrigada pela convivência durante este período aqui, na Casa.

            Concedo um aparte ao Senador Lindbergh.

            O Sr. Lindbergh Farias (Bloco/PT - RJ) - Senadora Gleisi, quero falar também, como o Humberto, do orgulho de ter convivido com V. Exª na bancada do PT. V. Exª não tem nem cinco meses de mandato. Passou por este Senado Federal como um furacão ou como uma estrela. Isso é reconhecido por todos. Eu acho que V. Exª tem um grande papel agora pela frente. Às vezes, na política nacional, dá-se mais destaque às crises, às intrigas políticas. Eu acho que o desafio de V. Exª, além da gestão, é ajudar o Governo da Presidenta Dilma a dar visibilidade às políticas públicas, aos seus projetos, como o Programa de Erradicação da Miséria e o Pronatec. Conversei hoje com muitos Senadores da situação e da oposição. Em todos, eu sinto que houve um acerto da nossa Presidenta Dilma, pelo seu perfil. É hora de dialogar com o povo, com a sociedade. Eu acabo por dizer que não quero me alongar, que a função de V. Exª é a gestão, não é a articulação política, mas a decisão da Presidenta Dilma de escolher uma Senadora como a senhora homenageia esta Casa, homenageia este Senado Federal. Eu quero parabenizar o clima de maturidade de todos os Senadores, da oposição e da situação, neste momento. Este é um segundo momento depois de quando esta Casa prestou uma homenagem ao Senador Aécio Neves. Este é um segundo momento, nesta legislatura, em que a Casa toda, em que Senadores da situação e da oposição param para homenagear V. Exª, porque a Presidenta Dilma lhe deu a função da gestão, mas, neste gesto, ela começa a acertar também na articulação política. Parabéns, Senadora Gleisi! Estamos na torcida e vamos ser seus aliados aqui de toda hora. Muito obrigado.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Lindbergh. Muito obrigada pelo carinho.

            Senador Benedito de Lira.

            O Sr. Benedito de Lira (Bloco/PP - AL) - Prezada companheira Gleisi, em primeiro lugar, quero cumprimentar V. Exª pela missão da qual passará a se desincumbir a partir do dia de hoje.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada.

            O Sr. Benedito de Lira (Bloco/PP - AL) - Sou muito feliz, Gleisi, porque, nos primeiros dias da nossa convivência nesta Casa, tive o privilégio de dividir com V. Exª o meu gabinete de trabalho enquanto o seu ficava pronto para lhe ser entregue. E eu sabia, naquela oportunidade, pela minha experiência de vida, que V. Exª seria uma grande Senadora nesta Casa. E V. Exª demonstrou isso nesses quatro meses que temos de mandato. Tenho certeza absoluta de que a senhora fará um belo trabalho à frente do Gabinete Civil da Presidência da República. Esta Casa se sente feliz e homenageada com sua presença no Poder Executivo. Queira receber de todos nós o nosso carinho. Desejo que Deus a proteja e que, com sua sabedoria e competência, ajude-a a construir a grandeza deste País. Um grande abraço e que Deus a leve. Aqui estaremos, todos os dias, revendo-a, andando nos corredores desta Casa e nas Comissões. Um grande abraço.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Benedito de Lira.

            Quero dizer que fui muito bem tratada lá no seu gabinete. Muito obrigada.

             Senador Anibal.

            O Sr. Anibal Diniz (Bloco/PT - AC) - Senadora Gleisi, o Senado Federal perde em qualidade, pois perde uma das expoentes de maior grandeza da política brasileira, que veio do Paraná e que dignifica muito a política do Brasil. Tenho certeza de que as mulheres do Brasil inteiro estão comemorando essa indicação da Presidenta Dilma. Então, se perdemos um voto aqui, na nossa defesa da tese da lista com alternância de gênero, para permitir maior equilíbrio e maior participação da mulher na política e no Parlamento, tenho certeza de que as políticas sociais em apoio às mulheres e a todas as pessoas que precisam do Governo da Presidenta Dilma para ascenderem socialmente vão ter um grande ganho com sua indicação. Parabéns! Que Deus abençoe muito essa sua nova missão.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém. Muito obrigada, Senador.

            Senador Paulo Paim.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senadora Gleisi, vou usar menos que dois minutos. Só quero dizer a V. Exª que, nesses cinco meses de convívio com V. Exª, percebi - isto para mim é gratificante - que V. Exª é daquelas pessoas que defendem causas e não coisas. Como é bom ver V. Exª falando das crianças, das mulheres, dos desempregados, das donas de casa! Como é bom eu poder dizer, como Presidente da Comissão de Direitos Humanos, que os direitos humanos serão contemplados no principal Ministério da República, que será liderado por V. Exª.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Paim. Pode ter certeza: teremos sempre esse compromisso. Muito obrigada.

            Senador Renan Calheiros.

            O Sr. Renan Calheiros (Bloco/PMDB - AL) - Senadora, eu queria que V. Exª soubesse que a expectativa de todos nós do PMDB com relação ao seu trabalho na Casa Civil é a melhor possível. Sua atuação nesta Casa, sua capacidade de trabalho e seu espírito público demonstram sobejamente o que nós estamos dizendo. Conte com o apoio incondicional do PMDB, nós estaremos aqui para ajudá-la de todas as formas. Com a sua nomeação, ganhou o Governo, ganhou a Presidente Dilma e ganhou o Senado da República também. Parabéns.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador. Quero dizer também que o PMDB, partido pelo qual tenho grande carinho, pode contar comigo, com a interlocução. E meu suplente, Sérgio Souza, que vai assumir aqui, é um companheiro do PMDB.

            Muito obrigada.

            Senador Jorge Viana.

            O Sr. Jorge Viana (Bloco/PT - AC) - Cara colega Gleisi Hoffmann, eu queria dizer que a escolha de V. Exª para dirigir a Casa Civil, feita pela Presidente Dilma, faz com que, de certa forma, a gente chegue à constatação de que a bancada do PT nesta Casa perde, o Senado perde. Mas, de certa forma, a outra constatação é de que o Brasil ganha com a escolha de V. Exª. E nós todos, oposição e situação, estamos aqui para fazer sempre com que o Brasil saia ganhando. Daí essa confluência de opiniões, de esperança, de confiança no trabalho que V. Exª vai desempenhar a partir de amanhã lá na Presidência da República. Os percalços da política vitimaram esta semana um companheiro nosso, um grande brasileiro, o ex-Ministro Palocci. Daí decorreu a sua escolha, mas isso não tira o brilho e muito menos danifica essa maneira acertada de a Presidente Dilma ver na senhora uma grande brasileira, com competência, com devoção ao trabalho, para fazer a condução da coordenação do Governo a partir de amanhã. Penso que também esse gesto da Presidente Dilma reforça e dá mais sentido ainda à opção dos brasileiros e brasileiras que, no ano passado, escolheram uma mulher para dirigir o Brasil. E eu tenho uma clareza muito grande comigo, com todo respeito aos meus colegas homens, meus companheiros. A mulher normalmente não gerencia, nem administra. Ela cuida. E estou certo de que a senhora, uma querida amiga e companheira, vai ajudar a Presidente Dilma a seguir cuidando do Brasil Que Deus abençoe...

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém.

            O Sr. Jorge Viana (Bloco/PT - AC) -... essa nova missão que você está recebendo, e fique certa de que vai ter a nossa solidariedade, o apoio, disposição de estar sempre do lado e mais a confiança nossa de que o Brasil está em boas mãos, com Dilma e com Gleisi Hoffmann. Sorte e sucesso nessa missão.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Jorge Viana, muito obrigada. V. Exª também tem um grande desafio aqui, que é a relatoria do Código Florestal.

            Senador Wilson Santiago.

            O Sr. Wilson Santiago (Bloco/PMDB - PB) - Senadora Gleisi, o exemplo dado por V. Exª nesta Casa tenho certeza de que não só tem honrado o povo do Paraná, como também servirá de base e até de exemplo para, na Casa Civil, estender-se a toda a população brasileira. Por isso é que há, por parte desta Casa e de todos os seus companheiros, um verdadeiro voto de confiança, além daquele já dado pela própria Presidenta Dilma. Portanto, V. Exª, com certeza, irá não só retribuir a todos com ações, como também dignificar ainda mais os votos dos brasileiros, a exemplo do Paraná, possibilitando que todos tenhamos condições de fazer com que, cada vez mais, esta Casa, o Congresso Nacional e o próprio Governo sejam reconhecidos como estando sempre no caminho certo, retribuindo aquilo que os brasileiros esperam de todos nós. Parabéns a V. Exª, e tenho certeza de que será um dos exemplos à frente da Casa Civil, fazendo aquilo que todos nós e o povo, especificamente, desejamos de cada um que por lá passar. Parabéns, e que Deus a ilumine.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém! Muito obrigada, Senador Wilson Santiago.

            Senadora Lídice da Mata.

            A Srª Lídice da Mata (Bloco/PSB - BA) - Senadora Gleisi, quero parabenizá-la e parabenizar a Presidente Dilma por sua escolha. Vejo nisto pelo menos três grandes razões: primeiro, o fato, que todos já ressaltaram, da competência profissional e política de V. Exª, já que, com sua serenidade e paixão pela política e a defesa do Governo, vai saber, da mesma forma metódica como aqui se posiciona, colocar em mente as metas de crescimento do nosso País. A segunda razão, Senadora, é o fato de a Presidente Dilma ter escolhido uma representante do Parlamento brasileiro.

            Acho que isso sinaliza para o Brasil o respeito que a nossa Presidente tem para com o Parlamento, e a experiência que V. Exª vai levar deste Parlamento para o Governo. A terceira é justamente ser V. Exª a décima mulher deste Governo, numa posição-chave para expectativa, organização e administração da Nação, que certamente vai levar a sensibilidade que todas nós, mulheres, queremos ver expressa e fortalecida no Governo da Presidente Dilma, estando V. Exª a seu lado. Conte com a bancada feminina neste Parlamento, porque sabemos que contamos com V. Exª para garantir o sucesso do Plano Nacional da Política de Mulheres, sem nenhum corte ou contingenciamento na Secretaria Nacional das Mulheres. A Bahia está presente. Queremos ser lembradas por V. Exª também. Muito obrigada.

            A SR.ª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senadora Lídice da Mata, muito obrigada.

            Concedo um aparte ao Senador Eduardo Suplicy.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Querida Senadora Gleisi Hoffmann, mesmo diante de uma dificuldade tão grande quanto à saída do Ministro Antonio Palocci, feliz foi a Presidenta Dilma Rousseff ao escolher aquela que aqui tanto tem-se distinguido entre nós, recebendo a nossa admiração. Quero transmitir a V. Exª a minha disposição e vontade de aprofundar o diálogo que iniciamos, inclusive quando V. Exª aqui apresentou as razões de seu projeto sobre a aposentadoria e o direito da mulher dona de casa, e interagimos a respeito do que poderá contribuir efetivamente para garantir o direito, a dignidade e a cidadania a toda e qualquer pessoa. Possa Deus estar acompanhando e abençoando V. Exª, inclusive também ao Ministro Paulo Bernardo, uma vez que os dois compõem, hoje, o primeiro casal na história a colaborar com um Ministério, e tenha toda a força. Certamente, o povo do Paraná e do Brasil estará apoiando-a neste momento. V. Exª honra o Senado Federal e a mulher brasileira. Muito obrigado.

            A SR.ª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Suplicy, muito obrigada.

            Concedo a palavra à Senadora Ana Rita.

            A Srª Ana Rita (Bloco/PT - ES) - Senadora Gleisi Hoffmann, nossa querida Ministra, quero também aqui parabenizar V. Exª e dizer que nós, mulheres brasileiras, estamos felizes com a sua indicação para ser a nova Ministra. Quero dizer também que a Presidenta Dilma, com certeza, ao fazer a sua escolha, está atendendo também um desejo das mulheres, que é o de ampliar o número de mulheres nos Ministérios. Senadora, quero aqui dizer que eu tive a grata satisfação de poder trabalhar com a senhora durante este período e poder conhecê-la. Muito a admiro. Com certeza, a senhora tem toda a admiração desta Casa pela sua lealdade, pela sua competência e pelo seu compromisso com o povo brasileiro. Parabéns para a senhora. Que Deus a ilumine, que ilumine todos os seus caminhos! Pode contar conosco naquilo que for necessário e estiver ao nosso alcance. Pode contar conosco aqui no Senado. Um grande abraço. Boa sorte e uma boa caminhada!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senadora Ana Rita, muito obrigada.

            Senador José Agripino.

            O Sr. José Agripino (Bloco/DEM - RN) - Senadora Gleisi Hoffmann, V. Exª está vivendo uma tarde de homenagens, merecidas homenagens, mas, competente que é, sabe que a espera uma tarefa complicada, até porque vai assumir o honroso cargo de Chefe da Casa Civil num momento que eu não diria de crise, mas de turbulência. Eu tenho certeza de que os méritos, a competência e a pertinácia são do conhecimento da Presidente Dilma que, por essas razões, deve tê-la escolhido. Quero lembrar uma coisa só e serei muito rápido: fui Governador, fui Prefeito e Senador por quatro mandatos. A mais bonita experiência que se pode viver como político é a experiência do Legislativo. É onde se trava o debate entre contrários, é onde se produzem as soluções pela via do entendimento, é onde as tensões são resolvidas pelo argumento. E V. Exª, que viveu quatro ou cinco meses de uma bela experiência no Congresso, vai levar, com certeza, essa experiência para a sua prática na chefia da Casa Civil, onde é muito importante, no regime democrático, o respeito entre Governo e oposição, a compreensão entre os objetivos de ambos, porque, em última análise, ambos queremos o melhor para o Brasil. Dito isso, quero dizer a V. Exª que o abraço que não vou poder lhe dar no Palácio do Planalto antecipo daqui do plenário do Senado, desejando a melhor boa sorte.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Agripino, muito obrigada.

            Senador Rodrigo Rollemberg.

            O Sr. Rodrigo Rollemberg (Bloco/PSB - DF) - Senadora Gleisi, eu quero felicitar V. Exª e cumprimentar a Presidenta Dilma pela feliz escolha. V. Exª é a grande revelação desta Legislatura e nos conquistou, a todos, com a sua simpatia, com seu profundo conhecimento dos programas do Governo Federal e com a sua capacidade de diálogo. V. Exª representa a renovação da política brasileira. Saiba que a população brasileira deposita grandes expectativas no seu trabalho. Eu tenho convicção absoluta de que V. Exª estará à altura dessas expectativas. Que Deus a ilumine nessa jornada e conte conosco.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém.

            Muito obrigada, Senador Rollemberg.

            Senador Mário Couto.

            O Sr. Mário Couto (Bloco/PSDB - PA) - Senadora Gleisi, eu quero falar usando a razão. A razão me diz, pelo pouco conhecimento que tenho de V. Exª, que V. Exª é uma mulher corajosa e competente. Surge em mim, falando com a razão, uma esperança, uma esperança na sua capacidade de poder fazer com que a oposição possa se relacionar melhor com o Governo. Termino a minha fala fazendo um apelo a V. Exª, por tudo que viu e conviveu nos últimos dias aqui no Senado: o grande nó, Excelência, está nas medidas provisórias. Traga para si as sugestões do eminente Senador Aécio Neves, traga para si uma conversa com a oposição em relação às medidas provisórias. Tenho certeza de que se V. Exª o fizer, teremos melhores dias de relacionamento e o povo brasileiro vai olhar melhor para o nosso Senado Federal. Essa esperança nasce hoje em mim em função da sua posse. Meus parabéns.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Mário Couto.

            Senador Clésio Andrade.

            O Sr. Clésio Andrade (Bloco/PR - MG) - Senadora Gleisi Hoffmann, acredito que a Presidente Dilma acertou muito com a escolha de V. Exª.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada.

            O Sr. Clésio Andrade (Bloco/PR - MG) - Acredito que a Presidente Dilma acertou muito com a escolha de V. Exª. A verdade é que mesmo nós, da base do Governo, temos que reconhecer que o Governo passa por dificuldades na relação com o Congresso, mas passa também por dificuldades no funcionamento da sua máquina. Não por culpa do Governo, nem de nós, nem da Presidente Dilma. É pelas amarras, sobre as quais inclusive nós tivemos oportunidade de falar. E a entrada de V. Exª vai ajudar muito nessa questão, principalmente nas soluções dos grandes problemas que o Pais tem na área de infraestrutura de transportes. Eu acredito que, se nós lembrarmos JK, ele investiu em energia e transportes, porque entendia que esses dois binômios antecediam crescimento econômico e desenvolvimento econômico. E o nosso País está sofrendo com isso. De forma que, ao parabenizar V. Exª, quero dizer que ninguém melhor do que V. Exª, sua capacidade de trabalho, sua inteligência, sua perspicácia para ajudar a Presidente Dilma neste momento. E conte conosco, conte comigo, com os transportadores brasileiros. Tenho certeza de que o Governo ganha muito, o Brasil ganha muito. Acho que o Brasil vai mais à frente com a sua presença, com a presença de V. Exª no Governo.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada.

            Senador Antonio Carlos Valadares.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Senadora Gleisi, posso resumir a minha participação numa frase memorável proferida por um dos maiores filósofos da humanidade, Sócrates: “Sem desafios a vida não merece ser vivida”. V. Exª vai viver esse grande desafio, e o desejo, o sentimento da Casa é que V. Exª tenha o maior sucesso e não lhe faltam competência, brilho, humildade e inteligência e compromisso com o Brasil.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - O Senado merecia esse prestígio da Presidente Dilma, e V. Exª representa nesta hora não apenas o povo do seu Estado, mas também todos nós, que torcemos pela sua felicidade e o seu sucesso ao lado de Dilma.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador, muito obrigada.

            Senador Casildo Maldaner.

            O Sr. Casildo Maldaner (Bloco/PMDB - SC) - Eu diria que o sucesso de V. Exª vai ser o sucesso do Governo. Quer queira, quer não, o Chefe da Casa civil é a alma do governo, gira em torno disso. Vai ter que ser, muitas vezes, quem sabe, uma dama de ferro. Tem que ser. É a gestão pública, é a eficiência na gestão. E pelo tempo que conheço V. Exª nesta Casa demonstrou dinamicidade, eficiência, vontade de lutar. E eu acho que vai reunir tudo isso. Então, quero me associar a essa grande luta. E o sucesso de V. Exª é o sucesso do Governo. Parabéns, Senadora Gleisi.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Casildo, muito obrigada.

            Senador Inácio Arruda.

            O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - Senadora Gleisi, estamos aqui com a nossa colega Jô Moraes, em nome das nossas mulheres da Bancada Federal do PCdoB; aqui também está o nosso Presidente Renato Rabelo. Para nós uma felicidade que, diante de uma crise, a gente saia no salto. Acho que é isso que nós estamos conseguindo neste momento. Quer dizer, a Presidenta Dilma ter escolhido V. Exª, que mostrou não só no Executivo, numa empresa que é uma das mais importantes geradoras de energia do mundo, mas aqui no Senado da República, num curto espaço de tempo, um destaque especialíssimo, não só em defender um Governo democrático, popular, progressista e do campo da esquerda, mas em questões, como levantou há pouco o Senador Suplicy, da mulher, de bom trato, de bom cuidado com as mulheres brasileiras. Então, nós estamos felizes pela escolha da nossa Presidenta de escolher V. Exª. E que V. Exª conte com o nosso apoio, o apoio do PCdoB, para que o Governo tenha sucesso. O seu êxito é, de fato, como disse o Senador Valadares, o sucesso do Governo. E, ao mesmo tempo, nós temos a confiança de que a sua presença ali no núcleo do Governo ajuda a reforçar esta necessidade de coesão, de uma coligação tão importante para o sucesso do nosso País. Então, parabéns a V. Exª. É o nosso desejo, o desejo do PCdoB, da nossa bancada aqui no Senado e na Câmara dos Deputados. Obrigado.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Inácio Arruda. E meus cumprimentos ao Presidente Renato Rabelo.

            Obrigada.

            Senador Armando Monteiro. (Pausa.)

            Acho que o Senador Armando saiu.

            Senadora Kátia Abreu.

            A Srª Kátia Abreu (Bloco/DEM - TO) - Eu gostaria, Senadora, e agora Ministra, de parabenizá-la pelo novo cargo que vai ocupar, a partir de hoje, como Ministra da Casa Civil. Desejo sucesso em mais esse posto da sua carreira. E que Deus possa iluminá-la, o Espírito Santo, com muita sabedoria e senso de justiça.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém.

            A Srª Kátia Abreu (Bloco/DEM - TO) - Quando você chegou aqui no Senado, as pessoas, curiosas, me perguntavam, às vezes, a seu respeito. E nesse pouco período aqui, eu respondia: ela tem profundidade, ela estuda as matérias que defende. Eu acho que isso é essencial. Faz a diferença nas mulheres que ocupam cargos. Portanto, V. Exª já tem essa referência aqui e sua referência de gestora no passado. Na Casa Civil, é disso que precisamos. Acho que o Brasil, o Governo, a Presidente da República precisa de uma gestora do seu lado na Casa Civil. Desejo-lhe muito boa sorte e, no que puder contar comigo, estarei à sua disposição.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senadora Kátia, muito obrigada.

            Senador Gim Argello.

            O Sr. Gim Argello (PTB - DF) - Senadora Gleisi, da mesma forma como os demais Senadores, gostaria de lhe desejar muita boa sorte. Deus a ajude nessa nova missão. Quero dizer que, na sua passagem no Senado, todos nós aprendemos a admirá-la muito pelo seu conhecimento, firmeza, beleza interior e exterior, por gostar das crianças, gostar de todas as causas e, mais do que isso, pela sua competência. A senhora reúne várias qualidades na sua pessoa. Sou orgulhoso por ter convivido com a senhora aqui e saber que, a partir de agora, será a Ministra-Chefe da Casa Civil. Conte comigo, conte com a bancada do PTB, que iremos estar sempre junto quando V. Exª precisar. Parabéns de verdade!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Gim Argello, muito obrigada.

            Senador Waldemir Moka.

            O Sr. Waldemir Moka (Bloco/PMDB - MS) - Senadora Gleisi, nós do Mato Grosso do Sul já conhecemos a competência e a determinação de V. Exª. Fico duplamente feliz, porque tenho certeza de que Mato Grosso do Sul terá uma grande aliada lá com a sua presença. Fico particularmente feliz, porque, no pouco convívio que tive com V. Exª, pude perceber que V. Exª tem uma característica que me impressiona muito: quando discute uma matéria, o faz com profundidade, com conhecimento de causa. V. Exª não dá palpite; V. Exª realmente discute as questões. E discute-as com firmeza e com convicção. V. Exª até para divergir o faz com lealdade. Aprecio as pessoas que divergem de frente, com lealdade. Tenho certeza de que a escolha da Presidenta Dilma não poderia ter sido mais feliz. Torço por V. Exª e a impressão que tenho é a de que, no Senado, V. Exª tem 81 Senadores que torcem pelo seu sucesso, pelo sucesso do Brasil. Aliás, acho que o Brasil estará muito bem conduzido na Casa Civil nas mãos competentes de V. Exª. Sucesso.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Moka, com quem já tive prazer de conviver no Mato Grosso do Sul, muito obrigada.

            Senadora Lúcia Vânia.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Faço um apelo aos Colegas no sentido de que sejam brevíssimos, uma vez que pode parecer que o Senado está obstruindo a posse da Ministra.

            A Srª Lúcia Vânia (Bloco/PSDB - GO) - Senadora Gleisi, receba o meu abraço e o desejo de muito sucesso nesse novo desafio que V. Exª assume a partir de hoje. Quero dizer que V. Exª tem o nosso respeito e que se mostrou aqui, nesta Casa, sempre persistente, determinada e, acima de tudo, leal aos seus princípios e ao seu Partido. Quero testemunhar que, durante os embates que tivemos aqui, os mais acalorados, V. Exª sempre manteve a serenidade, porém com muita firmeza. Portanto, merece o nosso respeito e a nossa admiração. Um abraço e muito sucesso.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senadora Lúcia Vânia, muito obrigada.

            Senador Marcelo Crivella.

            O Sr. Marcelo Crivella (Bloco/PRB - RJ) - Senadora Gleisi, V. Ex,ª no pouco tempo em que esteve conosco nesta Casa, mostrou-nos não só a beleza, a ternura, a bondade da alma feminina, mas também as resistências morais e de caráter da mulher brasileira. V. Exª vai agora assumir um dos postos mais importantes desta República e vai representar milhões de mulheres. Que a sua competência possa ajudar a construir, juntos, este Brasil dos nossos sonhos. Que Deus a abençoe.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém. Muito obrigada, Senador.

            Senador Epitácio Cafeteira.

            O Sr. Epitácio Cafeteira (PTB - MA) - Senadora, hoje vejo o acerto do povo do Paraná, quando escolheu V. Exª para um cargo no Senado. E a Presidente Dilma acertou, mas deixou o Senado de luto com a ida de V. Exª. Era o que tinha a dizer.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, pelo carinho, Senador Epitácio, muito obrigada.

            Senador Jayme Campos.

            O Sr. Jayme Campos (Bloco/DEM - MT) - Senadora Gleisi, a minha intervenção será rápida, respeitando a orientação do nosso Presidente. Quero cumprimentar V. Exª pelo novo cargo que vai exercer. V. Exª, eu já disse e reitero todos os dias no meu Estado do Mato Grosso, é uma das mais brilhantes Senadoras que temos nesta Casa, não menosprezando as demais, muito pelo contrário. Mas passei a admirá-la não só pela sua competência, mas, acima de tudo, pela sua coerência aqui, defendendo as suas idéias, teses, acima de tudo, coerente com o seu partido. De maneira que quero cumprimentá-la, com a certeza de que V. Exª vai fazer um belo trabalho na Casa Civil, sobretudo criando uma interação também com as minorias aqui, o que é fundamental, tendo em vista que o exercício da democracia se faz através do diálogo e do entendimento. De maneira que torço, peço a Deus que lhe dê realmente boas orientações, no sentido de construirmos um Brasil mais justo e, acima de tudo, um país onde todos nós possamos exercitar a verdadeira democracia que sonhamos e esperamos. Parabéns e sucesso a V. Exª!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Jayme. Muito obrigada.

            Senador Eunício.

            O Sr. Eunício Oliveira (Bloco/PMDB - CE) - Senadora Gleisi, para parabenizá-la pela escolha feita pela Presidente Dilma e desejar-lhe muito sucesso: que a senhora faça, na Casa Civil - e todos nós temos certeza disso - o que fez aqui, durante esse período em que ficou no Senado da República. Dedicação, obstinação, desejo de um Brasil mais justo foi o que a senhora demonstrou aqui pelo seu trabalho. Perde esta Casa uma Senadora dedicada, obstinada e muito trabalhadora, mas ganha a Presidente Dilma uma grande auxiliar e, com certeza, ganha o Brasil uma grande Ministra. Parabéns e que Deus a ilumine!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém. Muito obrigada, Senador Eunício, inclusive pelo carinho com que tratou meus projetos na Comissão de Constituição e Justiça.

            Senador Flexa Ribeiro.

            O Sr. Flexa Ribeiro (Bloco/PSDB - PA) - Senadora Gleisi Hoffmann, já posso tratá-la de Ministra. Quero parabeniza V. Exª, que, nesse curto convívio que tivemos aqui, no início desta legislatura, demonstrou competência, determinação e um diálogo com a oposição que nos permitiu aprofundar o debate, não só no plenário, mas muito mais nas Comissões, pelo trabalho que V. Exª desenvolveu. Como disse o Senador Eunício, o Governo perde uma Senadora corajosa e valorosa. A oposição vai ficar numa situação mais tranquila porque V. Exª não vai estar vigiando-nos, em especial a mim, já que sentamos próximos e V. Exª fica fazendo marcação corpo a corpo, quer dizer, fica difícil a gente tentar uma brecha! Mas o Brasil ganha uma Ministra que, como V. Exª já declarou, vai tratar da gestão em âmbito de Governo, dos grandes projetos. Tenho certeza absoluta de que as portas da Casa Civil estarão abertas para que possamos, em audiência com a Ministra, dialogar com relação aos projetos que interessam ao Brasil, à Amazônia e, em especial, ao meu Estado, o Pará. Que Deus a abençoe, ilumine e proteja na nova missão que lhe foi confiada pela Presidenta Dilma!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Flexa Ribeiro. Agradeço.

            Senador Ataídes.

            O Sr. Ataídes Oliveira (Bloco/PSDB - TO) - Minha Senadora, hoje a nossa honrosa Ministra, estou há poucos dias nesta Casa, trinta dias aproximadamente. Mas esses trinta dias foram suficientes para perceber, Excelência, a sua atuação serena, dinâmica, corajosa, principalmente naqueles debates mais quentes que tivemos nesta Casa nesses últimos dias. O povo brasileiro deve estar muito contente com a sua chegada ao Governo Federal, não tenho dúvidas. Peço a Deus que continue iluminando-a e dando-lhe muita sabedoria, porque o povo brasileiro está muito carente. Parabéns, Ministra!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senador Ataídes.

            Senador Pedro Simon.

            O Sr. Pedro Simon (Bloco/PMDB - RS) - Meus cumprimentos a V. Exª e meus cumprimentos à Presidenta. Acho que a escolha não poderia ter sido mais feliz. V. Exª, nesses cinco meses em que esteve nesta Casa, realmente se impôs à admiração e ao respeito a todos nós. V. Exª foi a grande Senadora que se identificou na defesa do Governo da Presidente Dilma. Em qualquer assunto, em qualquer momento, em qualquer hora, em qualquer apontamento feito ao Governo, lá estava V. Exª apresentando argumentação, explicando. A Presidente Dilma, diz a imprensa, escolheu para Chefe da Casa Civil a “Dilma da Dilma”. Parece que a expressão é correta. Por toda análise que se faz de V. Exª, do seu passado, da sua história, V. Exª é uma tocadora até, uma lutadora, uma coordenadora, uma técnica. E tenho certeza de que a Chefe da Casa Civil, com V. Exª, estará realmente à altura daquilo que deve ser. Na minha opinião, a Ministra Dilma marcou o Governo Lula. Eu sempre digo que o governo do Lula foi um antes da Dilma e outro depois da Dilma na Chefia da Casa Civil. Acho que V. Exª tem todas as condições para ser isto, pela sua competência, pela sua capacidade, cá entre nós pela sua simpatia, pela maneira efusiva com que V. Exª recebe, pelo diálogo que V. Exª tem com todos, independentemente de partido. Eu vou ser-lhe sincero: eu senti, desde ontem, em toda a imprensa, em todos os jornalistas, em todos os cidadãos uma torcida imensa para que a senhora dê certo.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada.

            O Sr. Pedro Simon (Bloco/PMDB - RS) - E tenho certeza de que dará.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Amém.

            O Sr. Pedro Simon (Bloco/PMDB - RS) - Estarei rezando e, com muito carinho, com muito respeito, tenho a convicção de que V. Exª marcará a história na Casa Civil do Governo Dilma. Muito obrigado a V. Exª por nos honrar aqui!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador Pedro Simon. V. Exª é uma referência para mim na política.

            Muito obrigada.

            Senador Garibaldi Alves.

            O Sr. Garibaldi Alves (Bloco/PMDB - RN) - Senadora, não felicito V. Exª; as minhas felicitações são para a Presidente Dilma e para mim, no acerto que fiz em votar nela para a Presidência da República. Tenho certeza de que V. Exª, pelas informações que colhi, vai prestar relevantes serviços, cada vez mais, ao Brasil.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada, Senador. Muito obrigada.

            Eu queria agradecer, Sr. Presidente: muito obrigada por esta oportunidade. Sei que aqui retirei o horário de vários Senadores. Agradeço o carinho e a deferência. Senti-me muito honrada pela presença dos Senadores nesta Casa hoje.

            V. Exªs podem ter certeza: eu levo o Senado comigo e vou ser sempre lá um ouvido atento à voz desta Casa, porque tenho a responsabilidade da gestão, mas sei que a avaliação política é fundamental para que os projetos, os programas do nosso Governo deem certo.

            Tenham aqui todos a minha maior e mais profunda gratidão, especialmente a V. Exª, Presidente Sarney, pelo recebimento que me fez aqui. E quero mandar um cumprimento muito especial ao Senador Itamar Franco, que está no hospital e me telefonou. Eu quero que ele melhore muito, eu já tinha ligado também. Agradeço muito o carinho que ele teve nessa hora.

            Muito obrigada, Senadores. Convido todos para a posse.

            Senador Aloysio, vou perder minha posse!

            O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco/PSDB - SP) - Não perca, não! Se a senhora perder a posse, quem perde é o Governo. Quero apenas lhe dar um grande abraço e desejar boa sorte à senhora.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT -PR) - Obrigada.

            O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco/PSDB - SP) - Foi um privilégio ter convivido com a senhora durante esses meses aqui, no Senado. Felicidades à senhora!

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR) - Muito obrigada.

            Senador Aloysio, eu queria dizer também da satisfação de ter convivido esses meses com V. Exª, uma pessoa que admiro muito, muito mesmo!

            Muito obrigada, Sr. Presidente.

            Muito obrigada ao Senado da República.


Modelo1 4/19/247:08



Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2011 - Página 22587