Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos à cidade de Cocal dos Alves, no Piauí, referência em educação no País, e aos estudantes da cidade que conquistaram prêmios nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática; e outros assuntos.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. POLITICA EXTERNA.:
  • Cumprimentos à cidade de Cocal dos Alves, no Piauí, referência em educação no País, e aos estudantes da cidade que conquistaram prêmios nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2011 - Página 24011
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, MUNICIPIO, ESTADO DO PIAUI (PI), MOTIVO, VITORIA, ALUNO, PREMIO, OLIMPIADAS, BRASIL, MATEMATICA, AMBITO, ESCOLA PUBLICA, RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, PROFESSOR.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, FEIRA AGROPECUARIA, MUNICIPIO, BOM JESUS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).
  • COMENTARIO, DECISÃO, MINISTRO, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, OPOSIÇÃO, ASSINATURA, ACORDO, TRAFEGO AEREO, BRASIL, MOTIVO, REPRESALIA, POSIÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, CONCESSÃO, ASILO POLITICO, ESTRANGEIRO, CRITICA, ORADOR, ERRO, DIPLOMACIA, JUDICIARIO, PAIS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Jornal Nacional da última segunda-feira, dia 13 de junho, veiculou uma matéria que enche a todos nós do nosso querido Piauí de orgulho, em especial os habitantes da nossa querida cidade de Cocal dos Alves, localizada no norte do Estado do Piauí.

            A matéria mostra como Cocal dos Alves - que tem uma população de pouco mais de cinco mil habitantes e vive basicamente de agricultura - transformou-se num fenômeno educacional, com os alunos de suas escolas conquistando dezenas de prêmios em competições de conhecimento com milhões de concorrentes de todo o resto do País, Srª Presidente.

            A reportagem menciona, inicialmente, o caso do estudante Izael Francisco de Araújo, que venceu, recentemente, o quadro Soletrando, do programa Caldeirão do Huck, da nossa Rede Globo.

            Izael, aluno do 9º ano da Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, levou para Cocal dos Alves o troféu Maria Clara Machado e uma poupança de R$100 mil.

            A história de Izael é, de fato, digna de nota e dos nossos elogios, mas a matéria do Jornal Nacional concentrou-se mesmo nos alunos de Matemática do Município. Na sexta e mais recente edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada no ano passado e da qual participaram cerca de 20 milhões de alunos de praticamente todos os Municípios brasileiros, o Estado do Piauí conquistou nada menos que cinco medalhas de ouro. Um dos premiados, o aluno Luis Mayke Lima da Silva, vive e estuda em Teresina. Os outros quatro medalhistas de ouro, Srª Presidente, vivem todos na cidade de Cocal dos Alves. São eles: Clara Mariane Silva Oliveira, José Marcio Machado de Brito, Antonio Wesley de Brito Vieira e Sandoel de Brito Vieira.

            Levando em conta que cerca de 500 medalhas de ouro foram oferecidas no total, é no mínimo curioso que uma cidade singela como Cocal dos Alves, que conta com apenas 20 escolas públicas, a maioria de ensino fundamental, tenha conquistado perto de 1% dos prêmios máximos da Olimpíada.

            O sucesso dos alunos de Cocal dos Alves, Srª. Presidente, não é de agora. A cidade já acumula 120 medalhas conquistadas nas seis Olimpíadas de Matemática realizadas até o momento. E esse sucesso está rendendo frutos para os vencedores. Sandoel, um dos medalhistas de ouro em 2010, foi aprovado em primeiro lugar no último vestibular de Matemática da Universidade Federal do Piauí.

            O impressionante desempenho dos alunos de Matemática de Cocal dos Alves, para nossa tristeza, não tem causas estruturais, Srª Presidente. O sucesso desses estudantes não se deve, infelizmente, à qualidade geral do ensino naquele Município, nem a uma política sistemática de valorização do magistério na cidade.

            Na verdade, a origem do sucesso dos alunos de Matemática de Cocal dos Alves tem nome e CPF. Todos os medalhistas foram alunos dos professores Antônio Cardoso do Amaral e Raimundo Alves. Eles são professores tanto na Escola Augustinho Brandão quanto na Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, das quais são oriundos os quatro medalhistas de ouro da cidade.

            Os professores Antônio e Raimundo são daqueles heróis brasileiros aos quais não costumamos dar o devido valor. Esse é um erro brutal de nossa parte, pois são profissionais como os professores Antônio e Raimundo que realmente fazem a diferença em um país com as desigualdades sociais do Brasil. São pessoas como essas, como os professores Antônio e Raimundo, que tornam possível um milagre como o de Cocal dos Alves, uma cidade que, a despeito de todas as carências e dificuldades, consegue formar alunos como Izael, Clara, Antônio, Wesley, Sandoel, José Marcio e tantos outros.

            Portanto, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, já que é passada a hora de aprendermos definitivamente lições como essa que Cocal dos Alves tem a nos ensinar, a moral dessa história é muito clara: pequenos atos fazem uma grande diferença. Os esforços praticamente isolados dos professores Antônio e Raimundo estão transformando a vida desta cidade de Cocal. Imaginem o que conquistaríamos caso reproduzíssemos esses esforços em todas as comunidades do Piauí.

            Srª Presidente, quero estender esta homenagem a todos do magistério que lutam bravamente apesar das condições muito precárias que registramos. Já entrei em contato com o nosso Presidente Roberto Requião, da Comissão de Educação desta Casa, e, na próxima semana, vamos trazer esses professores aqui, alguns alunos representando, para fazermos uma homenagem. É uma homenagem mais do que necessária, para que o que acontece nesta cidade seja uma esperança para milhares de alunos que lutam com muitas dificuldades para ter uma melhor qualidade de ensino, principalmente nas escolas públicas municipais do Piauí e do Brasil.

            Além dos parabéns que estamos dando a todas essas pessoas envolvidas com o ensino dessas crianças, gostaria de fazer dois registros.

            O primeiro registro é que está em andamento a nossa Agroshow, no Município de Bom Jesus do Estado do Piauí, a nossa região que é polo de desenvolvimento do nosso Estado; é o centro do nosso querido cerrado piauiense. Gostaria de parabenizar - e as notícias que tenho são de que estão superando todas as expectativas de negócios e de comparecimento - a organização do evento, o nosso Prefeito Alcino Paulino e o Vice-Prefeito, Dr. Vicente. Amanhã estarei em companhia do Senador João Vicente Claudino fazendo uma visita a este Município.

            O outro registro é que acabei de ler que um Vice-Ministro da Itália acaba de anunciar que não vai assinar mais acordos aéreos com o nosso País. Mostramos, inclusive para o Ministro de Relações Exteriores que disse que as relações do nosso País com a Itália não seriam afetadas, com atitudes como esta, que eles não estão falando a verdade. Então, estamos aqui, mais uma vez, registrando esse erro grave da diplomacia brasileira e do Judiciário também, que manteve um bandido como esse Cesare Battisti em nosso País.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Modelo1 4/24/243:32



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2011 - Página 24011