Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração aos 16 anos da Rede Vida de Televisão.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração aos 16 anos da Rede Vida de Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2011 - Página 24847
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente; Srªs e Srs. Senadores; Exmº Sr. Senador Randolfe Rodrigues, autor do requerimento para a realização desta homenagem; Sr. João Monteiro de Barros Filho, fundador e Presidente da Rede Vida de Televisão; Revmº Sr. Dom Osvino José Both, representando o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e Arcebispo Militar do Brasil; Sr. Marcelo Aparecido Coutinho da Silva, Presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã; Revmº Sr. Dom Paulo Mendes Peixoto; Reverenda Irmã Maria Celeste Ghislandi; Srª Antônia Acarino Mucciolo; Sr. João Monteiro de Barros Neto, Diretor Geral da Rede de Televisão; senhoras e senhores funcionários da Rede Vida de Televisão; senhoras e senhores, o Partido Socialista Brasileiro junta-se, neste momento, às justas homenagens que o Senado Federal, por iniciativa do Senador Randolfe Rodrigues, presta à Rede Vida de Televisão, que, ontem, completou dezesseis anos de atividades.

            Controlada pela Organização Monteiro de Barros, a Rede Vida tem uma variada programação de qualidade, dedicada ao público católico, levando, acima de tudo, uma mensagem de fé, de otimismo e de solidariedade cristãs.

            Fundada no dia 1º de maio de 1995, a Rede Vida transmite em sua programação missas, novenas e celebrações católicas do País. Veicula ainda entrevistas, programas jornalísticos nas áreas de cultura, informação e esporte, programas de entretenimento e infantis.

            Seu sinal é captado por todo o Brasil, via satélite, além de ser transmitido por meio de suas afiliadas e das 445 retransmissoras localizadas nos Estados. Com sede em São José do Rio Preto (SP), a emissora teve as primeiras transmissões em março de 1995. Mais tarde, passou a operar em parceria com a TV Aparecida, retransmitindo alguns de seus programas, como a Missa de Aparecida, exibida diariamente. Também tem parceria com o Centro Televisivo Vaticano, transmitido a cerimônia do Angelus de domingo, realizada na Praça de São Pedro pelo Papa Bento XVI.

            A história da Rede Vida é uma história de pioneirismo e dedicação.

            É, sem dúvida, absolutamente meritório o desejo do Senador Randolfe Rodrigues de fazer, no dia de hoje, uma homenagem a essa televisão, que, por seus dezesseis anos de determinação, se fez reconhecida no Brasil inteiro e respeitada por aqueles que a assistem, seus telespectadores, e por todo o mundo cristão, que reverencia, acima de tudo, sua posição, como já bem disse o Senador Pedro Simon, em defesa de fundamentos e princípios da fé cristã, acima de tudo, princípios humanitários, de que, neste momento, a sociedade brasileira e mundial tanto necessitam: os princípios voltados para a valorização do ser humano, a valorização do ser antes do ter, e para a ideia de que é preciso construir uma sociedade de valores cristãos, marcados pela solidariedade humana e pela capacidade de construir o bem comum, o bem coletivo.

            Por essas razões, o PSB, o Partido Socialista Brasileiro, se sente na obrigação de homenagear essa instituição e seu fundador, que, com tenacidade, com capacidade de acreditar nas conquistas, no futuro, e de muita fé, conseguiu realizar essa extraordinária obra televisiva de comunicação para o Brasil e não apenas para os cristãos brasileiros.

            Hoje, a comunicação em nosso país, assim como a Rede Senado, tenta traduzir para o Brasil uma possibilidade de novas referências que não sejam apenas as das TVs privadas com sua programação, muitas vezes, fincadas em programas feitos fora do nosso País, empregando mão de obra de outros países e servindo para ocupar quase 80% dos canais de TV fechada no Brasil, marcados por programas em que a violência é a tônica.

            Portanto, a construção de um mundo baseado nos parâmetros e nos valores da paz e da solidariedade precisa de uma comunicação que também seja capaz de revelar esses valores para a sociedade, especialmente para a sua juventude.

            Portanto, quero deixar, em nome do PSB, meus parabéns à Rede Vida, aos seus organizadores, ao seu corpo técnico e à equipe que realiza sua programação.

            Vejo aqui algumas senhoras, algumas mulheres integrantes dessa equipe. Quero ressaltar a importância da inclusão da mulher nessa organização, para que possamos vencer também na comunicação que prega a paz e a igualdade as discriminações existentes em nossa sociedade relacionadas com a garantia dos direitos humanos, portanto, relacionadas com a garantia dos direitos das mulheres, das crianças, dos adolescentes, dos jovens, dos negros, dos indígenas, dos idosos, de todas aquelas populações consideradas vulneráveis do ponto de vista social e que merecem a atenção de toda a rede de televisão, principalmente dos cristãos em nosso País.

            Quero, finalmente, dizer que espero que a Rede Vida se incorpore a esta campanha da Bahia, dos baianos, agora, com o reconhecimento da beatificação de Irmã Dulce, que a Rede Vida possa se incorporar, Presidente Sarney, a esta campanha, que é dos brasileiros, de termos a primeira santa brasileira reconhecida pelo Papa, pela Igreja Católica, que é a Irmã Dulce, a nossa querida irmã dos pobres e necessitados da Bahia e do Brasil.

            Muito obrigada. (Palmas.)


Modelo1 4/18/244:05



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2011 - Página 24847