Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização, hoje, no auditório Petrônio Portella, no Senado Federal, de homenagem ao ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro da realização, hoje, no auditório Petrônio Portella, no Senado Federal, de homenagem ao ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Publicação
Publicação no DSF de 01/07/2011 - Página 26544
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, LEITURA, CARTA, AUTORIA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, DEMOCRACIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Senadora Marta Suplicy, Srªs e Srs. Senadores, quero, inicialmente, agradecer ao Senador Geovani Borges e a Senadora Vanessa Grazziotin que me possibilitaram fazer este registro.

            Gostaria de transmitir a todos a tão bela e merecida homenagem feita ao ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, hoje, no auditório Petrônio Portella, com a presença da extraordinária atriz Fernanda Montenegro e de mais de mil pessoas, que ali lotaram o auditório. Tantos amigos, de uma maneira suprapartidária, homenagearam merecidamente Fernando Henrique Cardoso.

            Gostaria de lembrar que, embora ele no PSDB e eu no Partido dos Trabalhadores, eu, desde jovem, como estudante, passei a observar os seus passos e a convidá-lo para fazer conferências na Fundação Getúlio Vargas.

            Interagi com ele quando, no Cebrap, formou um grupo de cientistas sociais que ali passaram a colaborar tanto para o processo de democratização do Brasil. Em 1976, 1977 e 1978, interagi tanto que participei de sua campanha para o Senado pelo MDB.

            Quando aqui cheguei, em 1990, passei a interagir com ele. Em 1991, na noite memorável de 16 de dezembro de 1991, foi ele o líder do PSDB que disse que, mais do que uma utopia realista, uma utopia com os pés no chão, ele queria que o PSDB aprovasse o primeiro projeto de garantia de renda mínima, e fez um pronunciamento notável. Logo em seguida, houve outro pronunciamento histórico, o do Senador José Paulo Bisol, então líder do PSB.

            Tantas vezes interagi com o Presidente Fernando Henrique Cardoso, inclusive em 1996, quando levei ao seu gabinete a maior autoridade, o professor Philippe Van Parijs, para defender a proposta de uma renda básica incondicional, como um direito à cidadania para todos. Philippe Van Parijs transmitiu ao Presidente, junto ao então Ministro da Educação Paulo Renato de Souza, que era importante um dia chegarmos à renda básica incondicional, mas que seria muito positivo iniciar relacionando-a às oportunidades de educação. Assim, deu o sinal verde para se iniciar o primeiro projeto de lei de seis parlamentares, aqui no Congresso Nacional, que instituiria o programa Bolsa Escola ou Renda Mínima associada à educação.

            Eu continuei sempre a dialogar com respeito, amizade junto ao Presidente Fernando Henrique Cardoso, inclusive em momentos, quando tivemos algumas opiniões diferentes, tais como registrou a Presidente Dilma Rousseff em sua tão bonita carta ao Presidente Fernando Henrique Cardoso, quando completou 80 anos, e com a qual gostaria de, ao registrá-la, concluir meu pronunciamento.

Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear.

O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o Presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica.

Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje.

Esse

Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato.

Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito. Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias.

Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!

            Transmitiu a Presidenta Dilma Rousseff.

            Gostaria de cumprimentá-la pela qualidade desta bonita carta ao querido Presidente Fernando Henrique Cardoso.

            Muito obrigado, Presidenta Marta Suplicy.


Modelo1 4/25/246:01



Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/07/2011 - Página 26544