Discurso durante a 133ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da participação de dez representantes do Estado do Amapá, na Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Madri-Espanha.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO AMAPA (AP), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registro da participação de dez representantes do Estado do Amapá, na Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Madri-Espanha.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2011 - Página 32781
Assunto
Outros > ESTADO DO AMAPA (AP), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, REPRESENTAÇÃO, ESTADO DO AMAPA (AP), ENCONTRO, JUVENTUDE, IGREJA CATOLICA, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA.

           O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, permitam-me aqui brevíssimo registro de louvor e carinho a uma iniciativa das mais necessárias num tempo em que se vê tanta violência, tantas máculas, tanto desatino na vida dos jovens de nosso país.

           Quero mencionar e enaltecer a participação de dez representantes do nosso Estado do Amapá, na Jornada Mundial da Juventude que neste ano acontece em Madri, na Espanha, entre os próximos dias 16 a 21.

           A Jornada é um encontro que acontece a cada três anos, reunindo jovens católicos de todo o mundo com o Papa.

           No nosso caso, a comitiva amapaense que vai a Madri, enviada pela Diocese de Macapá, será composta de nove jovens e do padre Lourenço Filho, que chefiará a viagem.

           Os jovens amapaenses pertencem aos movimentos católicos Shalom, Renovação Carismática e Pastoral da Juventude.

           Como acontece em cada um desses eventos, sua santidade o Papa elege um tema e este ano, para o encontro, o Papa Bento XVI escolheu o tema "Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé".

           Existem diversos fundamentos e propósitos nessa reunião de jovens , mas o principal objetivo é mesmo divulgar a mensagem de Deus a todos os jovens do mundo.

           E embora organizada pela Igreja Católica evangelizadora, o evento ganha na verdade dimensões ecumênicas e é maravilhoso que assim

           Pois na verdade ,qualquer que seja a igreja a que pertençam, são eles, sobretudo, cristãos. São agentes da palavra de Deus semeando pelo mundo, suas palavras e pregações de paz, fraternidade e comunhão entre os povos. E tudo isso , com o vigor , a energia e a alegria próprios da juventude.

           Eu desejo, portanto, muito sucesso nessa nova edição da jornada Mundial da Juventude no seu encontro com o chefe da Igreja Católica na Espanha.

           Valendo lembrar que o Brasil será a sede desse encontro no ano de 2013, quando o Papa Bento XVI virá ao Brasil recebendo aqui milhares de jovens católicos de todo o mundo.

           Que os nossos jovens missionários do Amapá voltem da Espanha com o coração renovado de esperanças, amor e paz, para semeá-Ias na nossa sociedade tão carente de proteção, inclusive espiritual.

           Era nosso registro.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2011 - Página 32781