Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da escolha do Rio de Janeiro como sede da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, em 2013. (como Líder)

Autor
Francisco Dornelles (PP - Progressistas/RJ)
Nome completo: Francisco Oswaldo Neves Dornelles
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
RELIGIÃO.:
  • Registro da escolha do Rio de Janeiro como sede da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, em 2013. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2011 - Página 34149
Assunto
Outros > RELIGIÃO.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ESCOLHA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), SEDE, SOLENIDADE, JUVENTUDE, ORGANIZAÇÃO, IGREJA CATOLICA.

            O SR. FRANCISCO DORNELLES (Bloco/PP - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente Ana Amélia, senhores e senhoras, o Rio de Janeiro foi oficialmente anunciado como sede da Jornada Mundial da Juventude, nesta semana, em Madrid, com a participação do Governador Sérgio Cabral; do Prefeito Eduardo Paes; do Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Arcebispo Raymundo Damasceno; do Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e do Senador Lindbergh Farias.

            A expectativa é de que, em 2013, o Movimento da Juventude Católica supere o realizado em Manila, nas Filipinas, ultrapassando 4 milhões de peregrinos, o que seria um recorde em um mega evento católico.

            Nós temos um calendário de eventos muito expressivo no Rio, nos próximos anos, mas, sem dúvida, a jornada católica, além de agregar valores que os demais eventos atraem, isto é, hotéis, restaurantes, apresenta o lado espiritual. A esperança do mundo são os jovens, e, aqui no Rio, os jovens poderão se encontrar para discutir valores importantes do planeta, da existência humana e sobre o que transcende a própria existência. Foi uma afirmação do Governador Sérgio Cabral.

            Na edição deste ano, em Madri, são esperados dois milhões de jovens. Desses, 16 mil são brasileiros, o que faz o Brasil o sexto País em número de participantes, de peregrinos. Pelo menos 7.500 jovens da Juventude Católica de Madri são do Estado do Rio, entre eles 30 jovens moradores de comunidades.

            Houve missa de encerramento, à qual assistiram 10 jovens brasileiros, que receberam a Cruz Peregrina das mãos do Papa, uma simbologia de que o Rio será a sede. A escolha foi oficialmente anunciada na coletiva da parte da tarde.

            Eu, como Senador do Rio, quero demonstrar a minha satisfação com a liderança do Governador Sérgio Cabral, com o trabalho por ele realizado e com o trabalho muito grande também do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que foi fundamental para que o Rio 2013 possa ser o grande centro de reunião dessa juventude católica.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2011 - Página 34149