Discurso durante a 147ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do sexagésimo aniversário de fundação do jornal O Dia, ocorrido em 5 de junho último.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do sexagésimo aniversário de fundação do jornal O Dia, ocorrido em 5 de junho último.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/2011 - Página 35396
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O DIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DIVERSIDADE, ARTIGO DE IMPRENSA, RELAÇÃO, OLIMPIADAS.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente da Mesa do Senado Federal, Exmº Sr. Senador José Sarney; primeiro signatário da presente sessão, Exmº Sr. Senador Marcelo Crivella e outros; Embaixadora da Filipina, Exmª Srª Eva Betita; Presidente do Conselho de Administração da Empresa Jornalística Econômico S. A- Ejesa e Editora do Jornal O Dia, Srª Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos; Diretor-Executivo da Empresa Jornalística Econômico S.A-Ejesa e Chefe de Redação do Jornal O Dia, Sr. Alexandre Freeland; Diretora de Relações Institucionais da Empresa Jornalística Econômico S.A-Ejesa, Srª Evanise Santos; Sr. Nuno Vasconcellos, marido da Srª Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos; demais autoridades; Exmº Sr. Embaixador de Cuba, Carlos Zamora; Exmªs Srªs e Srs. Membros do Corpo Diplomático; senhoras e senhores profissionais de comunicação social, senhoras e senhores; Srªs Senadoras e Srs. Senadores; nossa querida Senadora Ana Amélia que me antecedeu na tribuna, como sempre, com o brilho especial, porque jorra na sua veia aquele sangue jornalístico que mexe conosco, toda vez que sobe a esta tribuna, principalmente numa sessão especial como esta; eu não poderia deixar de me unir às Senadoras e aos Senadores que prestam, hoje, esta bela homenagem ao jornal O Dia, que completou, no último 5 de junho, 60 anos de existência.

            Cumprimento, inicialmente, o nobre Senador Marcelo Crivella, primeiro signatário do requerimento que propôs a realização desta comemoração. V.Exª, Senador Crivella, como sempre, representa com brilho o Rio de Janeiro nesta Casa e nos chama sempre a atenção, uma vez mais, para um aspecto da cultura do seu Estado, que enche de orgulho os fluminenses e também a nós, brasileiros de outras partes do País - estendo isso também à Senadora Ana Amélia que representou o Senador Dornelles aqui, com muita competência.

            De fato, S. Presidente, o jornal O Dia pode ser visto como uma das várias e belas manifestações culturais de que o Estado do Rio de Janeiro é tão rico.

            Fundado em 1951, quando a cidade do Rio de Janeiro ainda era a capital do País, O Dia teve um início, de certa forma, tímido, como, de resto, é o início de qualquer publicação que se aventure a competir com diários do porte de um Jornal do Brasil ou um O Globo.

            Tanto é assim que, em seus primeiros anos de existência, O Dia adotou uma postura editorial de forte apelo popular, buscando conquistar um lugar ao sol na imprensa carioca e assegurar, assim, uma base de leitores que pudesse ser posteriormente expandida.

            A estratégia funcionou, pois O Dia incorporou-se, definitivamente, ao dia a dia da cidade maravilhosa e conquistou um lugar de destaque entre os diários do Rio de Janeiro, especialmente a partir dos anos 90, ocasião em que o jornal passou por uma completa reforma editorial que o modernizou, tornou-o mais respeitado e ampliou seu público.

            Hoje, além do próprio jornal, compõem o grupo jornalístico o jornal Meia Hora, um portal de notícias on-line, uma TV e uma rádio. A eles, acrescentou-se o jornal esportivo Marca Campeão, após a compra do grupo O Dia pela Ejesa em 2010, mais uma evidência da importância e da atratividade que o jornal adquiriu nessas seis décadas de vida.

            Nossos cumprimentos, portanto, à equipe do jornal O Dia, pela continuada contribuição à imprensa carioca e brasileira, e nossos votos de ao menos mais 60 anos de sucesso e realizações.

            Aproveitando a oportunidade, com a permissão do Senador Crivella, primeiro signatário desta sessão especial, li que O Dia renasce com o Rio - e estou pedindo permissão porque sou do Amapá e estou homenageando o Rio de Janeiro, com muita admiração e com muito respeito, essa cidade maravilhosa que é uma referência do País e do mundo. Não poderia ficar lá do extremo Norte - e com muita honra pertenço à Bancada do Amapá que tem como liderança maior esse grande estadista Senador José Sarney, que também faz parte do meu querido Estado do Amapá - sem fazer uma referência à nossa Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos, a quem a nossa Senadora Ana Amélia fez uma homenagem justa, uma referência toda especial, e também aproveito a oportunidade para citar a reportagem “a cidade é olímpica” da jornalista Elaine Gaglianome - desculpem-me a pronúncia, mas tentei acertar -, outro jornalista Pedro Landim, Aline Salgado, Luciana Werner e vai por aí. Para não cometer nenhuma injustiça e não ser omisso nesta sessão especial, vou pedir a permissão da Mesa, sob o comando e a Presidência do Senador José Sarney, para colocar nos Anais desta sessão especial a edição “60 ideias que estão mudando o Rio” do jornal O Dia, como peça do meu pronunciamento na sua íntegra.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, senhoras e senhores.

            Muito obrigado. (Palmas.)

 

***************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR GEOVANI BORGES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)

*****************************************************************************************

            Matéria referida:

            - “60 ideias que estão mudando o Rio”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/2011 - Página 35396