Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato da audiência de S.Exa. com a Ministra Gleisi Hoffmann, destacando as principais propostas em defesa do Estado de Roraima ali apresentadas.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Relato da audiência de S.Exa. com a Ministra Gleisi Hoffmann, destacando as principais propostas em defesa do Estado de Roraima ali apresentadas.
Aparteantes
Geovani Borges.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2011 - Página 35577
Assunto
Outros > ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, PAUTA, PROPOSTA, AUTORIA, ORADOR, AUDIENCIA, GLEISI HOFFMANN, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL, RELAÇÃO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, RESERVA INDIGENA, APERFEIÇOAMENTO, COMERCIO, REGIÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), FRONTEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, GUIANA.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Marta Suplicy, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, eu tenho aqui, repetidas vezes, mostrado a minha preocupação com a situação do meu Estado, Estado pelo qual nós lutamos muito como Constituintes, para transformá-lo de Território em Estado, justamente na esperança de termos cidadania, de sermos cidadãos de melhor categoria.

            V. Exª, Senador Geovani Borges, que conosco lutou por essa transformação, sabe que Amapá e Roraima viviam como capitanias hereditárias: um período com indicações políticas alienígenas, fora do Estado; e, depois, por indicações, no período militar, numa divisão entre as três Forças Armadas. O certo é que, transformado em Estado, muitas coisas melhoraram, mas, no meu Estado, de 2007 para cá - portanto, estamos caminhando para quatro anos -, nós temos tido, lamentavelmente, retrocessos, marasmo.

            Todos os dias os jornais dão notícias. Hoje, por exemplo, li que os produtores pararam de fornecer. Ontem o Ministério da Agricultura proibiu a saída de produtos agrícolas do Estado. Por quê? Porque há um desgoverno, porque há um Governador que não está preocupado em administrar. Primeiro, porque não tem competência; segundo, porque está cassado e não está preocupado, portanto, com o futuro do Estado, mas com o futuro do tempo que ele passará ainda como Governador. Portanto, o Estado está como uma nau sem rumo.

            Ontem eu tive uma audiência com a Ministra Gleisi Hoffman e eu disse a ela justamente que era chegada a hora de o Governo Federal, depois de passado um período em que a agenda para Roraima foi sempre de restrições, de demarcação de terras, sejam ecológicas ou indígenas, enfim, um período em que o Governo não repassou as terras para o Estado, era chegada a hora de ter uma agenda positiva. Isto, aliás, nós pregamos na campanha: que a Presidente Dilma teria uma agenda positiva para o Estado.

            Levei para a Ministra alguns pontos que considero fundamentais. Primeiro, se o Governo Lula demarcou uma reserva indígena imensa, que é a reserva de Raposa Serra do Sol, cumpre agora fazer o depois, que é, primeiro, um programa de atendimento aos que foram excluídos da reserva - e foram quatrocentas famílias, Senador Geovani -, que não foram sequer indenizados ou reassentados. A mesma coisa aconteceu com os índios que ficaram lá, que são de várias etnias, de várias organizações: não há também um programa de desenvolvimento para eles. Por fim, nessa área de Raposa Serra do Sol, a construção de uma hidrelétrica que teria dois vieses: no caso das comunidades indígenas, primeiro, eletrificar toda a região, segundo, que parte dos lucros com geração de energia que iria abastecer o Estado reverta em benefício das comunidades indígenas; o outro ponto é uma melhor atenção, o que, aliás, vê-se que acontece com todos os Municípios da faixa da fronteira, mas, notadamente no meu Estado, há descaso com os Municípios. Então pedi um olhar especial para a Prefeitura de Boa Vista e todos os Municípios do interior.

            Terceiro item, que afeta também V. Exª, que vive lá no Estado do Amapá: a questão dos funcionários públicos civis e militares que eram do ex-território e estão numa situação injusta, porque nem têm o enquadramento equivalente ao de funcionário federal - e são funcionários federais, mas estão num quadro em extinção -, nem têm também a equiparação, por exemplo, com os servidores do Distrito Federal.

            Outro item: botar para funcionar as áreas de livre comércio que estão criadas, mas não funcionam, e a zona de processamento de exportação que também, por questão apenas de burocracia e de falta de investimento, não vai à frente, portanto, não gera empregos.

            O Sr. Geovani Borges (Bloco/PMDB - AP) - Se V. Exª puder me conceder...

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Em seguida, terei o maior prazer em ouvir V. Exª.

            Mas o último item da proposta eu levei à Ministra Gleisi, obviamente para que ela leve à Presidente Dilma. Aliás, quando tivemos uma reunião com a Bancada do PTB, falei para a Presidente Dilma que ela precisava ter uma agenda positiva para o meu Estado. E o último item foi justamente o quê? O aperfeiçoamento e o incremento dos mecanismos de comércio e relação fronteiriça com a Venezuela e com a Guiana.

            Senador Geovani, nós estamos geograficamente incrustados dentro da Venezuela e da Guiana e não temos nenhum tipo de incentivo. E, pior, até os minérios produzidos em Roraima são descaminhados. Por exemplo, temos notícias concretas de que o diamante que é produzido como da Guiana, na verdade é extraído no rio, no lado brasileiro. Então, é preciso realmente que haja essa agenda positiva e a Presidente Dilma se debruce sobre isso.

            Com aquele governador não podemos contar! É preciso que haja um plano federal, com apoio às prefeituras; com incentivo a esses órgãos que são fundamentais: instituições como área de livre comércio e área de processamento de exportação; e o incremento do comércio exterior. Sem isso, realmente o Estado não vai progredir e, pior, só vai andar para trás, com esse Governador cassado que está lá.

            Senador Geovani, com muito prazer eu ouço V. Exª.

            O Sr. Geovani Borges (Bloco/PMDB - AP) - Eu agradeço a oportunidade que V. Exª me proporciona neste momento, porque tenho acompanhado com muita atenção as posições levantadas por V. Exª no que diz respeito ao seu querido Estado de Roraima e também do Amapá, onde lutamos juntos na qualidade de ex-Deputados Constituintes, pela transformação de território para estado. Então, os problemas são semelhantes. V. Exª tem feito denúncias muito graves desta tribuna e me causa espécie que também no Amapá nós tenhamos sofrido várias incursões de processos da Polícia Federal, se não me engano, 31 operações, com mais de 300 pessoas presas. O Amapá tem sido, assim, passado a limpo. Eu não tenho nada contra, porque acho que tudo deve ser devidamente apurado e condenados os culpados. Mas até agora, no Amapá, as coisas continuam em aberto. No seu Estado, V. Exª denuncia a corrupção a olhos vistos. Eu conheço V. Exª e sei que é uma pessoa séria, correta. Eu tenho orgulho de dizer que sou seu companheiro aqui no Senado e fui seu companheiro também na Câmara dos Deputados. Sei da seriedade de V. Exª, que em momento algum, ao longo da sua trajetória - que eu conheço - política foi leviano. E me assusta que até agora nenhuma providência foi tomada. Mas V. Exª continua firme, forte; recebe ameaças, porque eu tenho conhecimento, tem sido um verdadeiro tribuno corajoso nesta Casa. Eu quero hipotecar minha solidariedade a V. Exª. Inclusive nós já apresentamos PECs e V. Exª já apresentou outras iniciativas legislativas para contornar essa situação. Somo com V. Exª na perspectiva de a nossa Presidenta Dilma se sensibilizar e fazer uma pauta positiva para essas áreas de fronteira, tanto do Amapá quanto de Roraima. Parabenizo V. Exª.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Agradeço a V. Exª e quero dizer, inclusive como Presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, que tenho feito um trabalho justamente para, de um modo global, tentar resolver essa questão. Mas especificamente no meu Estado eu entendo que é preciso, sim,...

(A Srª Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - ... que a Presidente olhe com carinho e faça essa pauta positiva. Então eu espero que nós possamos ter êxito, porque a Presidente é uma pessoa que sabe administrar, que tem compromisso com a verdade, que não compactua com a corrupção.

            Portanto, eu espero só que, dentro de pouco tempo, o Tribunal Superior Eleitoral casse esse governador e nós possamos passar a viver um novo momento.

            Srª Presidente, eu quero apenas, para deixar registrado nos Anais, pedir a transcrição do paper que eu deixei com a Ministra Gleisi sobre a audiência que eu tive ontem.

            Muito obrigado.

 

*******************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

- Audiência Ministra Gleisi Hoffmann


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2011 - Página 35577