Discurso durante a 166ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos 86 anos de fundação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem aos 86 anos de fundação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 23/09/2011 - Página 38678
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO ARTISTICA, ENSINO SUPERIOR, MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Primeira Vice-Presidente do Senado Federal e signatária da presente homenagem, Exmª Srª Marta Suplicy; Magnífico Reitor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Exmº Sr. Professor Paulo Gomes Cardim; Diretora Financeira do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Srª Maria Lúcia Gomes Cardim; Diretora Administrativa do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Srª Priscila Gomes Cardim Avena; Diretora de Planejamento do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Srª Patrícia Gomes Cardim Anastasi; demais convidados; Chanceler da Universidade de Franca (Unifran), Exmº Sr. Professor Clóvis Eduardo Pinto Ludovice; Presidente da Confederação Nacional de Estabelecimentos de Ensino, Sr. Roberto Dornas; Presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Maranhão, Sr. Raimundo Soares Figueiredo; senhoras e senhores membros dos corpos docente e discente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Srª Presidente Marta Suplicy, o Amapá vem fazer uma homenagem a São Paulo por meio de sua pessoa, como primeira signatária desse requerimento. V. Exª sabe da grande admiração que tenho por sua atuação, por sua trajetória política, particularmente no que diz respeito a esta Casa, onde V. Exª é uma referência para todos nós. Senadora Marta Suplicy, participo dessa homenagem ao Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, uma iniciativa de V. Exª.

            Srª Presidente, Senador Cristovam Buarque, que é um ex-Ministro da Educação, um homem ligado à educação, ex-governador do Distrito Federal, também uma das grandes referências desta Casa para nós. Em todas as solenidades dessa natureza, venho acompanhando a sua participação, dando grande contribuição para o País.

            Srªs Senadoras e Srs. Senadores, é com indiscutível prazer que me associo à homenagem que esta Casa presta ao Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo pelo 86º aniversário de sua fundação.

            Ao congratular-me com essa prestigiada instituição, nascida com o nome de Academia de Belas Artes - isso me chamou atenção - em 23 de setembro de 1925, faço-o também com a ilustre Senadora Marta Suplicy, o Senador Cristovam e demais signatários do Requerimento n° 1.012/2011, o qual proporcionou essa feliz iniciativa.

            A dedicação às artes e à cultura, em nosso País, equivale quase sempre a um mecenato. Felizmente, Srª Presidenta, o Brasil tem pessoas assim, visionárias e abnegadas, como o fundador do Centro Universitário de Belas Artes, Pedro Augusto Gomes Cardim - está marcada agora, na minha memória, a família Cardim, devido o discurso - e os atuais dirigentes da instituição, que tem à frente o Reitor Paulo Augusto Gomes Cardim.

            Senador Cristovam, o fundador Pedro Augusto, filho do artista português João Pedro Gomes Cardim - já se percebe que a vocação para as artes é hereditária - participou intensamente da vida cultural de São Paulo antes de fundar a academia. Entre outras atividades, envolveu-se com músicos, atores e escritores até criar a então Academia de Belas Artes, num contexto de renovação e efervescência cultural, ainda sob o impacto do Movimento Modernista e da Semana de Arte Moderna. Entre outros artistas e intelectuais, amigos de Pedro Cardim, a solenidade de fundação contou com a presença de Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Na pronúncia vocês me dão um desconto.

            A história da instituição registra muitos fatos importantes, como o seu vínculo com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, por cujo acervo foi responsável durante sete anos; ou a realização de eventos como o Salão Paulista, que teve a participação de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi; ou, ainda, o pioneirismo na oferta do curso de Arquitetura, onde se formaram artistas do calibre de um Benedito Calixto.

            Com o passar do tempo, a Academia se tornou a Faculdade de Belas Artes, quando inaugurou nova sede, na Vila Mariana, onde ainda se encontra, agora com a denominação Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo (Unicentro).

            Hoje, Srª Presidente, Senadora Marta Suplicy, essa instituição mantém 11 cursos de graduação superior e cursos de pós-graduação numa sede com mais de 50 mil metros quadrados, onde os alunos têm à sua disposição os mais modernos laboratórios, oficinas, estúdios e salas especiais. Ali são ministrados cursos de Artes Visuais, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Cinema, Vídeo e TV, Cenografia e Figurinos, Comunicação e Cultura de Moda, Design Gráfico, de Interiores, Moda e Produto, Relações Internacionais e muitos outros. Aqui fica uma referência para o Brasil. Acredito muito na visão da família Cardim.

            Dando suporte aos estudantes, a entidade mantém uma biblioteca, aberta à comunidade, com acervo de mais de 100 mil exemplares, e o Museu de Belas Artes de São Paulo, com obras de grande importância, muitas delas testemunhando a história da instituição. Além disso, mantém uma galeria de artes visuais, a Galeria 13, também aberta ao público, exclusiva para acolher a produção dos seus estudantes.

            Numa demonstração de responsabilidade social, a extensão universitária mantém projetos para jovens deficientes, a partir dos 14 anos, e promove atividades como ações de saúde, Biblioteca Cidadã e o Trote Solidário, que visa desestimular as práticas de trote violento, substituídas por ações de conscientização.

            Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, num País que luta com grandes dificuldades para manter suas instituições de ensino, é um raro prazer homenagear uma entidade como o Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, que completa amanhã, 23, nada menos que 86 anos de fundação.

            Parabenizando seus dirigentes, professores, funcionários e alunos, quero reiterar meus votos de muitas e novas realizações a essa instituição que tanto orgulha os paulistanos, os brasileiros e os meus queridos amapaenses lá no Estado do Amapá.

            Concluo, parabenizando a iniciativa da Senadora Marta Suplicy, do Senador Cristovam Buarque e de todos os seus signatários.

            Parabéns pelo aniversário à família Cardim e a todo o seu corpo técnico.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/09/2011 - Página 38678