Discurso durante a 169ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do artigo, de autoria do Sr. Maurício Garcia, Coordenador do Comitê Técnico do Fórum Nacional das Entidades Representativas do Ensino Superior Privado, intitulado "Avaliação do ensino superior, triste realidade", publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo de 21 do corrente.

Autor
Cyro Miranda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Cyro Miranda Gifford Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Registro do artigo, de autoria do Sr. Maurício Garcia, Coordenador do Comitê Técnico do Fórum Nacional das Entidades Representativas do Ensino Superior Privado, intitulado "Avaliação do ensino superior, triste realidade", publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo de 21 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2011 - Página 39069
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, AVALIAÇÃO, ENSINO SUPERIOR.

            O SR. CYRO MIRANDA (Bloco/PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, neste momento, para fazer o registro do artigo de autoria do Coordenador do Comitê Técnico do Fórum Nacional das Entidades Representativas do Ensino Superior Privado Maurício Garcia, intitulado “Avaliação do ensino superior, triste realidade”, publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo de 21 de setembro de 2011.

            Segundo o autor, o que ocorre no Brasil é um paradoxo educacional, em que os alunos das famílias mais ricas, que estudaram em escolas particulares, entram nas instituições públicas, enquanto os oriundos das camadas mais pobres, que estudam em escolas públicas, vão para as instituições particulares, já que não conseguem vencer a disputa do vestibular. Os primeiros estudam de graça, enquanto os segundos têm de pagar a sua mensalidade. 

            Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR CYRO MIRANDA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

     Matéria referida:

     - Avaliação do ensino superior, triste realidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2011 - Página 39069