Discurso durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro sobre os compromissos assumidos pela Presidente Dilma Rousseff, destinados a melhorar o transporte público.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registro sobre os compromissos assumidos pela Presidente Dilma Rousseff, destinados a melhorar o transporte público.
Publicação
Publicação no DSF de 20/10/2011 - Página 43124
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, COMPROMETIMENTO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RELAÇÃO, MELHORIA, TRANSPORTE COLETIVO URBANO, CONSTRUÇÃO, METRO.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, meus caros Senadoras e Senadores, permitam-me fazer breve registro sobre os compromissos assumidos pela Presidenta Dilma Rouseef, destinados a melhorar o transporte público indiscutivelmente um desafio para as grandes cidades brasileiras.

            De forma muito lúcida e assertiva, a Presidenta reconhece que responsabilidade sobre o transporte urbano seja dos municípios, mas chama para si a tarefa e põe o governo federal em linha direta com esses objetivos, ao determinar forte investimento nessa área.

            E as metas são robustas, com o propósito de investir R$ 30 bilhões em obras de mobilidade urbana para melhorar o transporte coletivo por o país.

            Isso significa ajudar para construir metrôs, corredores exclusivos de ônibus, Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), além de investimentos na integração desses vários tipos de transporte.

            Sr. Presidente, o Brasil caminha a passos céleres para o desenvolvimento pleno e é reconhecido no mundo pelo antes não imaginados. alcance de uma série de objetivos antes não imaginados.

            Os compromissos com a agenda internacional de eventos, sobretudo a área dos esportes e da arte, dão o foco dessa responsabilidade e a tornam ainda mais especial.

            As cidades brasileiras cresceram muito. E o que temos hoje é uma população que passa boa parte de seu dia se deslocando entre a casa, o trabalho, a escola e para outras atividades.

            São as exigências do mundo moderno onde tempo e as informações não andam, voam.

            No momento então que a chefe maior de nosso país deita um olhar político e de compromisso de gestão sobre essas exigências, tudo o que temos a fazer é louvar e nos colocar a serviço dessas iniciativas, inclusive cobrando para que todos os Estados sejam contemplados e inseridos nessa marcha de progresso.

            Garantir transporte público de qualidade, rápido, moderno, seguro e com preços acessíveis, significa melhorar a vida de todas as pessoas.

            Significa respeito ao cidadão que trabalha, estuda e viaja.

            É preciso também destacar que obras como essas não sairiam do papel sem uma parceria entre o governo federal, os governos os estados e as prefeituras.

            Vejo por exemplo o entusiasmo das pessoas que habitam cidades já servidas, ainda que parcialmente, pelo metrô. Elas cobram a expansão porque reconhecem nesse sistema um meio de transporte rápido, moderno, e que pode transportar muita gente com qualidade e conforto.

            Essas vantagens são reconhecidas por toda a população, de todas as classes sociais. E cobradas também.

            Na semana passada a Presidenta esteve em Curitiba e em Porto Alegre para anunciar que o governo federal vai investir R$ 1,75 bilhão em cada uma dessas cidades para a construção dos metrôs. Em Curitiba, esse valor representa quase 80% do total necessário para a construção da primeira linha do metrô.

            Já em Porto Alegre, quando o metrô estiver pronto, vai transportar aproximadamente 300 mil passageiros por dia.

            Em setembro foram anunciados R$ 1,75 bilhão para a expansão e modernização da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte, e a construção das linhas 2 e 3.

            Há recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, para a continuidade das obras do metrô de Recife e também para terminar a linha sul do metrô de Fortaleza.

            Estamos chegando, e, é preciso registrar com entusiasmo cada conquista. Os estados do Norte aguardam por serem contempladas, porque além do metrô há outros investimentos em transporte urbano que o governo federal pode apoiar.

            São terminais de integração de ônibus, implantação de veículos leves sobre trilhos, além de projetos de monotrilho, de construção de corredor de ônibus, além de trens urbanos, entre outras modalidades.

            Volta e meia, eu ouço comentários desanimadores, apontando o aumento do número de brasileiros que compram carro para não depender do transporte coletivo.

            Mas sinceramente, ao meu ver, isso não tira o brilho e a importância do investimentos no transporte público.

            Pelo contrário, até porque uma coisa não é excludente da outra. É preciso sim buscar soluções para desafogar o trânsito nas grandes cidades e essa solução passa necessariamente pelo investimento maciço em transporte coletivo.

            Mas não podemos ter a ilusão de que se uma pessoa tem a oportunidade de comprar seu próprio carro ela deve ser impedida de fazê-Io, afinal trata-se de um sonho dos mais legítimos.

            Se os brasileiros estão tendo oportunidade de comprar o seu próprio carro, é um sinal de que a renda da população está melhorando e o país continua crescendo.

            Comprar seu próprio carro significa também ter um transporte para os dias de lazer, para que o cidadão possa passear com a sua família.

            Aliás, é preciso acabar. com a idéia de transporte individual é para os ricos, e o transporte coletivo é para os pobres.

            Por isso, enquanto estivermos tendo a chance de falar desta tribuna, continuaremos torcendo pelo sucesso de cada iniciativa do governo na área de transporte, e cobrando a qualidade e eficiência nas ações, para que todas as pessoas que queiram utilizar o transporte público, independentemente de sua renda, tenham direito a um sistema eficiente, limpo, seguro.

            É assim nas grandes cidades dos países desenvolvidos. Queremos que seja assim também no Brasil - transporte público de qualidade e, ao mesmo tempo, direito de ter acesso ao seu próprio carro.

            O discurso que só condena, que só critica, que só põe em dúvida a capacidade gestora de um governo, em nada ajuda.

            Por isso preferimos fazer parte do time que cobra, mas que também aplaude, mas que também incentiva, e que reconhece o que está sendo feito.

            Daí nossa palavra hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/10/2011 - Página 43124