Discurso durante a 214ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Governo Federal para que ocorra a inclusão do estaleiro Eisa, no Estado de Alagoas, na licitação para produção de sondas da Petrobras.

Autor
Benedito de Lira (PP - Progressistas/AL)
Nome completo: Benedito de Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENCIA DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Apelo ao Governo Federal para que ocorra a inclusão do estaleiro Eisa, no Estado de Alagoas, na licitação para produção de sondas da Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2011 - Página 48701
Assunto
Outros > PRESIDENCIA DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, COMENTARIO, PEDIDO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), REFERENCIA, VIABILIDADE, INSTALAÇÃO, ESTALEIRO, REGIÃO NORDESTE, ESTADO DE ALAGOAS (AL), OBJETIVO, AUMENTO, RECEBIMENTO, INVESTIMENTO, REGIÃO.

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, estamos vivendo momentos de muita expectativa neste País, principalmente em função do que tem acontecido ultimamente, das ações que têm sido desenvolvidas pelo Governo da Presidenta Dilma no que diz respeito às ações sociais, aos projetos sociais e aos planos de Governo para atender os mais diversos segmentos da sociedade brasileira, principalmente os mais carentes. É exatamente a continuidade do governo do Presidente Lula, que se instalou neste País numa era diferente para os segmentos mais carentes da República.

            Com a estabilização da moeda, com o controle da inflação, lógico que restavam aos governantes do meu País as ações que realmente pudessem trazer melhoria de vida para os mais diversos segmentos da sociedade brasileira, que, ao longo de muitos anos, ao longo de alguns séculos, viviam à margem do processo de desenvolvimento.

            Srª Presidenta, Srs. Senadores, é preciso investir nas regiões mais pobres do País, mais especificamente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, esta um pouco melhor do que as duas outras, mas que ainda está muito aquém do ápice do desenvolvimento nacional naquilo que diz respeito às regiões Sul e Sudeste. A Região Nordeste, como todos nós temos consciência, abriga um maior contingente de pessoas carentes. Como é que podemos minimizar essas dificuldades?

            É, exatamente, fazendo com que essas regiões possam receber investimentos capazes de gerar emprego, renda e melhoria de vida para a população.

            O meu Estado, o Estado de Alagoas, ao longo de mais de dois anos, vem reivindicando, lutando, trabalhando no sentido de que se possa instalar, naquele Estado, um estaleiro, mais precisamente uma indústria que possa fazer navios, navios-sondas, sondas para exploração do petróleo após a descoberta do pré-sal, e a indústria naval passou a ter um desenvolvimento muito grande nesses últimos anos. Os investimentos têm sido maciços nesse segmento industrial brasileiro.

            Nós estamos, Presidenta, exatamente lutando para que o estaleiro Eisa, de Alagoas, possa ser instalado no meu Estado. Para os projetos feitos, já apareceu investidor, mas a burocracia tem sido de tal monta que, até agora, não tivemos ainda uma definição da instalação do estaleiro Eisa no Estado de Alagoas.

            É preciso que haja essa ação, e o Governo é exatamente o responsável para fazer com que essas regiões possam diminuir as desigualdades. A propósito disso, recentemente a Petrobras, que é a maior cliente ou a cliente número um nacional, tem desenvolvido um trabalho no sentido de incentivar, para que esses empreendimentos sejam instalados nas mais diversas regiões, como no Rio Grande do Sul, como no Rio de Janeiro e em mais alguns, como na Bahia, no Espírito Santo. E agora nós estamos lutando para que Alagoas realmente possa ser um dos Estados brasileiros a receber esse empreendimento.

            É um empreendimento que vai levar investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão; é um empreendimento que vai gerar no momento da construção cerca de 10 mil empregos diretos; é um empreendimento que vai produzir quatro a oito unidades de navios-sondas e de navios-petroleiros, variando entre 40, 60 a 400 mil toneladas, para transporte de petróleo, gás, grãos, bauxita e minério de ferro, além de plataformas petrolíferas com capacidade para 170 mil toneladas. Com isso, estará apto a atender as demandas dos mercados nacionais e internacionais, Presidenta Marta.

            Os investimentos necessários são da ordem, repito, de R$ 1,5 bilhão, para que nós possamos, sem dúvida alguma, melhorar a vida, o panorama político e econômico do Estado de Alagoas e viabilizar, sem dúvida, a melhoria de vida dos segmentos mais carentes da sociedade do meu Estado.

            No Estado de Alagoas, detentor, infelizmente, do menor IDH deste País, as dificuldades são enormes, e nós precisamos que o Governo da Presidenta Dilma intensifique uma ação mais agressiva no que diz respeito ao atendimento a essas regiões carentes do País.

            Eu aqui, aproveitando a oportunidade, faço um apelo ao Governo da Presidenta Dilma, um apelo à Petrobras, um apelo a esse segmento público, para que possamos viabilizar a instalação do estaleiro de Alagoas.

            Amanhã, dia 27, o Eisa, que é o estaleiro Mauá, do Rio de Janeiro, está entregando mais um navio à Petrobras, lançando-o ao mar, exatamente às 11h da manhã, com a presença da Senhora Presidenta da República Dilma Rousseff.

            Neste instante, cabe considerar os inúmeros apelos que tanto nós, da Bancada de Alagoas, quanto o Governador Teotonio Vilela, que não tem medido esforços no sentido de viabilizar esse empreendimento, e que, paralelos a ele, outros empreendimentos serão, sem dúvida alguma, levados a Alagoas, porque o estaleiro não é apenas aquilo que é feito dentro daquela indústria de navios. Outras indústrias periféricas serão, sim, instaladas, assim como no Estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em outros Estados da Federação. Quando chega lá a implantação de uma indústria automobilística, em volta dela serão instaladas outras indústrias periféricas, que fornecerão os equipamentos e materiais necessários para que o automóvel possa ser montado.

            É esse, nobre Presidenta Marta Suplicy, o apelo que faço, da tribuna do Senado Federal, nesta Casa que tem como fundamento principal a unidade federativa. Aqui, todos nós representamos um ente federado e deveremos nos unir para minimizar as dificuldades e as distâncias, Presidenta, que separam as regiões Norte, Nordeste e até Centro-Oeste...

(Interrupção do som.)

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL. Fora do microfone.) - ... do Sul e do Sudeste. Minimizando essa dificuldade e esse distanciamento, nós poderemos, amanhã, ter um país, com a pujança que tem o Brasil, extraordinário, rico, muito rico - graças a Deus, nós somos -, mas com uma população ainda muito pobre. A maioria da população brasileira é de pobres, e nós só podemos diminuir essa distância exatamente fazendo com que as regiões subdesenvolvidas possam receber empreendimentos dessa monta e dessa natureza.

            Por isso, apelo à Presidenta Dilma para que interceda junto à Petrobras, aos órgãos responsáveis e competentes para a instalação do estaleiro no meu Estado, meu querido Estado de Alagoas.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2011 - Página 48701