Discurso durante a 228ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização de homenagem à S.Exa. pelo Conselho Regional de Medicina de Roraima; e outro assunto.(como Líder)

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, SAUDE.:
  • Registro da realização de homenagem à S.Exa. pelo Conselho Regional de Medicina de Roraima; e outro assunto.(como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2011 - Página 53556
Assunto
Outros > HOMENAGEM, SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, AGRADECIMENTO, HOMENAGEM, REALIZAÇÃO, CONSELHO REGIONAL, SAUDE, ESTADO DE RORAIMA (RR), COMENTARIO, NECESSIDADE, AUMENTO, INVESTIMENTO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), IMPORTANCIA, MELHORIA, ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, SAUDE PUBLICA, PAIS, OBJETIVO, REDUÇÃO, DESVIO, VERBA, SETOR.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente Senadora Marta Suplicy, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, no dia 10, sábado passado, o Conselho Regional de Medicina do meu Estado, portanto, do Estado de Roraima, fez uma homenagem, durante uma solenidade que estava sendo realizada, aos quatro médicos com 40 anos ou mais de inscrição. Os quatro médicos são exatamente eu, p Dr. Hélio Macedo, o Dr. Alceste Madeira e o Dr. Augusto Botelho. Portanto, os mais velhos, com CRM menor. O meu é, coincidentemente, o menor CRM dos médicos inscritos naquele Conselho: é o CRM nº 18.

            Fiquei muito orgulhoso com a homenagem que me prestaram por ser um dos pioneiros da Medicina no meu Estado e, ainda por cima, por ter sido o primeiro filho de Roraima, o primeiro roraimense a se formar em Medicina e voltar para o Estado de Roraima.

            Tive a honra de ser o Presidente do Conselho Regional de Medicina; fui o segundo Presidente do Conselho Regional de Medicina. Nós tivemos, até aqui... Estamos no 13º Presidente, que atualmente é o Dr. Wirlande Santos da Luz, que foi, digamos assim, o mentor dessa iniciativa. Frisou ele, inclusive, naquela solenidade, que aquele era um gesto para resgatar justamente a história da Medicina no meu Estado.

            É evidente que nós quatro, que estamos vivos ainda e atuantes, não fomos os primeiros. Muitos antes de nós, alguns já se foram ou foram embora do Estado. Portanto, dos que exerceram a Medicina antes, cito, por exemplo, o pai do Dr. Augusto Botelho, Dr. Silvio Botelho, que foi um dos pioneiros; e o Dr. Francisco Elesbão. Ambos foram Deputados Federais também. O médico tem muito essa tendência de, talvez por lidar com o sofrimento, por lidar com o lado social, terminar enveredando pela política. E, dos quatro homenageados, eu e o Senador Augusto fomos Parlamentares - eu ainda estou no mandato.

            Portanto, quero registrar aqui o meu agradecimento a todo o corpo de dirigentes do Conselho Regional de Medicina pela homenagem que recebi, mas quero também fazer um registro lamentável. Com quem eu conversei, aliás na própria fala dos colegas, o que eu ouvi lá foi uma constatação, até repetitiva, da situação ruim, caótica da saúde pública.

            Isso é lamentável, principalmente em meu Estado, onde as pessoas só têm duas alternativas: ir para o serviço público - e o fazem majoritariamente - ou para a Unimed. Aí, há reclamações dos dois lados. No caso do serviço público, o pior, que é um grande e abrangente serviço, falta de tudo nos hospitais, desde o material elementar, o medicamento, até equipamentos quebrados, e os médicos se sentem inseguros para exercer a profissão e limitados para fazer mais pelas pessoas que precisam.

            Junto com a festa, que me deu muita alegria e satisfação, também tive o desprazer de ouvir sobre essa realidade, um diagnóstico triste da medicina em meu Estado, que não é diferente de todo o Brasil.

            Em meu Estado, a coisa está muito ruim, porque há escândalos comprovados de desvio de medicamentos de cerca de R$ 30 milhões, descoberto em operação recente da Polícia Federal, e hoje os jornais noticiam que dois secretários estão envolvidos. É uma tristeza que isso aconteça.

            O mesmo ocorre com a Fundação Nacional de Saúde. Dois superintendentes já foram presos pela Polícia Federal. Enquanto isso, a população pobre fica carecendo dos mínimos e elementares cuidados.

            Portanto, Senadora Marta, quero concluir registrando o meu agradecimento ao corpo de Conselheiros do Conselho Regional de Medicina, que tem a sua frente o Dr. Wirlande, e também dizer que, a par dessa honra, lamento fazer esse registro, mas ele tem de ser feito. É um registro realmente doloroso de que a saúde está mais doente do que os pacientes que precisam dela, do serviço de saúde pública no Brasil, e, pior ainda, em meu Estado.

            Encerro, pedindo a V. Exª que autorize a transcrição, como parte do meu pronunciamento, das matérias que aqui me referi.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR .MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

- CRM presta homenagem a médicos pioneiros;

- Histórico do CRM/RR


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2011 - Página 53556