Discurso durante a 27ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher, destacando projeto de iniciativa de S.Exa., que prevê atendimento prioritário e emergencial à mulher idosa nas delegacias de polícia.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. FEMINISMO.:
  • Congratulações pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher, destacando projeto de iniciativa de S.Exa., que prevê atendimento prioritário e emergencial à mulher idosa nas delegacias de polícia.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2012 - Página 6237
Assunto
Outros > HOMENAGEM. FEMINISMO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, MULHER, CONGRATULAÇÕES, PERSONAGEM ILUSTRE, RECEBIMENTO, CONCESSÃO HONORIFICA, SENADO, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, PODERES CONSTITUCIONAIS, EMPRESA PRIVADA, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO SEXUAL.
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, PRIORIDADE, EMERGENCIA, ATENDIMENTO, DELEGACIA, APLICAÇÃO, LEI FEDERAL, PROTEÇÃO, MULHER, ESPECIFICAÇÃO, IDOSO.

            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, na passagem do Dia Internacional da Mulher, vale repetir o que já disse nesta tribuna, nosso País assume lugar de destaque mundial ao ser governado por uma mulher, pela primeira vez em sua história.

            Tal condição, meus Nobres Colegas, foi alcançada após décadas e décadas de luta das mulheres brasileiras por mais espaço e representação na política nacional.

            Enfrentando resistências sexistas ainda remanescentes nos mais diversos setores de nossa sociedade, mesmo que prescritas pela modernidade, hoje já temos diversas representantes do sexo feminino exercendo, com grande competência e desenvoltura, mandatos e cargos públicos de primeiro escalão.

            Talvez a mais importante pasta ministerial, a Casa Civil é atualmente comandada por nossa Colega Gleisi Hoffmann. Com igual habilidade e reconhecimento, temos também a competente Ideli Salvatti, responsável pela articulação política na Secretaria de Relações Institucionais, e Miriam Belchior, que dirige a área orçamentária e de planejamento.

            Diversos outros importantes ministérios, como as pastas do Meio Ambiente, Cultura, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Igualdade Racial e de Gênero, são comandados por mulheres ativas e altivas, como a nossa Presidenta.

            Até mesmo a Petrobras, principal empresa brasileira, maior da América Latina e uma das maiores companhias do mundo, é hoje dirigida por uma mulher, Maria das Graças Foster. Se alguma incerteza ainda havia para aqueles que duvidavam da liderança e da capacidade feminina, nem mesmos os mais retrógrados e chauvinistas conseguem desconsiderar o irreversível processo de ascensão da mulher em nossa sociedade.

            Nas empresas privadas, profissões antes consagradas e majoritariamente destinadas aos homens também assistem a uma verdadeira ocupação feminina. Na construção civil, na engenharia, nas áreas tecnológicas e financeiras, é cada vez mais comum o ingresso de jovens talentosas e ousadas que, em um futuro cada vez mais próximo, serão maiorias nesses redutos outrora masculinos.

            É com esse espírito, meus Nobres Colegas, que saúdo a passagem de mais um Dia Internacional da Mulher apresentando Projeto de Lei, que determina que as delegacias de policia ofereçam atendimento prioritário e emergencial à mulher idosa. Nossa proposta, também elimina a dúvida quanto a aplicação da Lei Maria da Penha nos casos de violência doméstica e familiar conta a mulher idosa, confusão comum nas delegacias por conta do cumprimento do Estatuto do Idoso.

            Com a aprovação do nosso Projeto a mulher idosa terá prioridade no atendimento nas delegacias e os procedimentos policiais serão normatizados terminando definitivamente com uma aresta que ainda restava na nossa sociedade, que hoje combate veementemente sexismos anacrônicos e discriminações de gênero.

            Por fim, Sr. Presidente, não poderia deixar de parabenizar as mulheres homenageadas hoje, pelo Senado Federal, com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, especialmente nossa Presidenta da Republica.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2012 - Página 6237