Pela Liderança durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reflexão, a partir de indagação de um cidadão a S.Exa., a respeito da atuação do PT no Governo Federal. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL.:
  • Reflexão, a partir de indagação de um cidadão a S.Exa., a respeito da atuação do PT no Governo Federal. (como Líder)
Aparteantes
Eduardo Suplicy.
Publicação
Publicação no DSF de 28/03/2012 - Página 8351
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO FEDERAL.
Indexação
  • REGISTRO, CRITICA, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), GOVERNO FEDERAL, FATO, PRECARIEDADE, SERVIÇOS PUBLICOS, DESRESPEITO, APOSENTADO.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, minha querida pátria, meu querido Estado do Pará, da minha querida Virgem de Nazaré, meu Presidente, hoje, às quatro horas da manhã, cheguei ao Aeroporto Internacional Val-de-Cans, em Belém, para me deslocar até Brasília e alguém bateu no meu ombro; olhei para a pessoa e ela me indagou: “Senador Mário Couto, quero lhe fazer uma pergunta, diante de tantos escândalos noticiados neste País”. E eu lhe respondi: Fique à vontade. Ele então me fez a pergunta: “Senador, será que o povo brasileiro não está cansado do PT?” E eu vim no avião refletindo. Eu viajava, eu pensava e comecei a dar razão àquele senhor. Não precisa ir muito longe para dar razão a ele. Não precisa pegar a época de Waldomiro nem do mensalão. Basta pegar-se o Governo da Presidenta Dilma, coisas muito recentes, para ver que aquele cidadão, homem do povo, brasileiro, tem toda razão.

            Vamos pegar do Palocci para cá, Nação brasileira. Aquele Palocci, chefe da Casa Civil, homem de confiança da Presidenta Dilma, que lutou, mas lutou para não sair do seu cargo, aquele homem de confiança da Presidenta tinha praticado, na Casa Civil da Presidência da República, atos ilícitos.

            Logo depois, a Nação brasileira vê nas televisões, jornais e rádios... Aliás, por falar em televisão, rádios e jornais, quero aqui fazer uma saudação à imprensa brasileira, que muito tem colaborado, mostrando como sangra este País nesta área de corrupção.

            Falei eu aqui, Brasil, por quase três anos, mostrando a corrupção no Ministério dos Transportes. Falei eu aqui dos maiores corruptos desta Nação, mostrei o quanto o Ministério dos Transportes sangrava o dinheiro do povo brasileiro. E aí veio o escândalo e foi mostrado à Nação o quanto a Nação perdeu, o quanto o povo brasileiro perdeu, o quanto aquele Ministério sugou do povo brasileiro, deixando as estradas brasileiras esburacadas.

            Veio o turismo. Escândalo na área de turismo. Aí, o povo brasileiro pergunta: será que o povo brasileiro não está cansado do PT?

            Eu vi uma declaração do Ministro do Esporte. Eu fui à indagação dele, eu fui à arguição dele, quando ele batia no peito e dizia: “Eu sou honesto. Não tem corrupção na área do esporte.” E aí veio a saída do Ministro do Esporte por corrupção.

            Depois, o Ministro Lupi, do Trabalho, disse à Nação brasileira; “Eu não saio daqui nem à bala. Eu sou inocente. Eu não roubei. Eu sou honesto.”

            Será que a Nação brasileira não está cansada do PT?

            Ministro das Cidades. Agora, minha Presidenta, nós temos dois Ministros que estão prontos para sair: o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e comércio Exterior, Fernando Pimentel. Dois prontinhos para fazerem parte do lote daqueles corruptos que roubam o povo brasileiro.

            Será que a Pátria, esta Pátria amada chamada Brasil, de filhos tão nobres, de pessoas tão amáveis, será que esta Pátria amada não está cansada de ver tanta corrupção, não está cansada do Partido dos Trabalhadores?

            E agora, Nação brasileira, o novo escândalo, o escândalo que dá raiva, o escândalo que dói no sentimento de cada um daqueles que amam esta Nação, daqueles que vêem o dinheiro da saúde sendo roubado, daqueles que sentem como está a saúde neste País, daqueles que vivem o dia a dia, daqueles que entram na fila dos hospitais, de madrugada, para pegar uma ficha, Senadora, e vêem a ladroagem, a bandidagem, a corrupção, o roubo na área da saúde.

            Os maiores fornecedores do Governo Federal implantaram mais uma quadrilha para roubar o povo brasileiro, principalmente na área da saúde, onde se precisa mais.

            Ora, minha nobre Senadora Presidenta, como é bom ter a Bolsa Família! Como é bom receber um prêmio do Governo brasileiro! Chamam de esmola - não interessa - mas é alguma coisa a mais que ganha alguém que precisa, que é pobre. Mas, o que adianta dar R$170,00, se este País não dá saúde, que é obrigação constitucional de um governo dar saúde e educação? Se o Governo brasileiro libera a corrupção neste País?

            Eu não acredito que ninguém saiba. A cada mês, a cada semana, espoca um tumor de corrupção neste País.

            Eu não acredito, sinceramente! Eu não acredito, Presidenta! Eu não acredito que ninguém saiba! O Governo tem participação. O Governo sabe. O Governo vira as costas. O Governo finge que não vê. E tem apoio. Tem apoio do Congresso Nacional. Tem apoio dos Deputados. Tem apoio dos Senadores. E eu pergunto à Nação: Será, Nação brasileira, que o povo brasileiro não está cansado do PT? Será, Nação? Será, Pátria amada, que este povo tão sofrido não está cansado do PT?

            A inflação. A inflação, Senadores, a inflação que o País esconde, a inflação que o País mente. A senhora dona de casa que agora está assistindo a TV Senado, está assistindo esse humilde Senador falar desta tribuna, responda a si mesma, pergunte a si mesma se lá no supermercado onde a senhora faz as compras a carne não aumentou 50%. Pergunte à senhora dona de casa se o feijão não aumentou 50%. E o PT diz que não tem inflação neste País. Pergunte à senhora que paga o médico, que paga o dentista, que corta o cabelo, pergunte à senhora se isso aí não aumentou mais de 20%. E o País diz que não tem corrupção.

            O PT mente. O PT, desde a sua origem, mente. O PT não fala a verdade. O PT é um partido mentiroso. Desde os seus grandes líderes até os menores: mentem. Mentem e mentem descaradamente. Mentem com cinismo. Mentem com cinismo - repito. Porque dizer que neste País não tem inflação é uma mentira cínica, povo brasileiro.

            E a situação dos aposentados? Coitados dos aposentados brasileiros! Paim, coitados dos aposentados brasileiros!

            Será, Brasil, será Nação, que este povo tão sofrido ainda não se enjoou do PT? O Lula prometeu tanto aos aposentados...

            Lutamos aqui, Paim.

            A esperança era a de que viesse uma mulher que tivesse sensibilidade dentro do seu coração. “A Dilma vem aí. A Dilma vai resolver o problema dos aposentados brasileiros”.

            Reajuste do salário mínimo: 14%. Reajuste dos pobres aposentados: 6%.

            Como é que pode, Brasil? Como é que pode, Brasil?

            Presidenta! Presidenta!

            Olhe para mim, Presidenta!

            A Presidenta está atendendo ao telefone. Não quer olhar para mim. Mas, Presidenta, a senhora tem ouvido. Mesmo com o telefone bloqueando um ouvido, o outro deve estar ouvindo, não é, Senador?

            Eu pensei que a Dilma, com seu coração feminino, pudesse, pelo menos, aliviar a dor dos pobres aposentados brasileiros.

            Presidenta, eu falava com V. Exª.

            Presidenta! Eu falava com V. Exª.

            V. Exª, que tem a sensibilidade feminina, fale com a Dilma. Eu, talvez ela não me atenda porque sou sincero aqui nesta tribuna. Aproveite uma oportunidade de falar com a Dilma: “Dilma, olha a situação dos aposentados brasileiros! Esses homens estão morrendo.”

            Será que a Presidenta não sabe que, se dá 6% de aumento aos aposentados brasileiros, está declarando a morte dos aposentados brasileiros? Será que a Presidenta não sabe disso? Será que ela ignora isso, Suplicy? Será, Suplicy? Será que a Presidenta não sabe que o aumento do salário mínimo já é baixo e que, quando ela dá um terço para os aposentados, ela está dizendo “Morram; vocês têm que morrer”? Será que ela não sabe disso? Sabe, Suplicy. Ela sabe, Suplicy. Ela ignora; ela faz que não vê; ela faz que não sente. Mas ela sabe que os aposentados brasileiros estão morrendo à míngua, estão sendo massacrados, estão sendo pisoteados, estão sendo abandonados por esta terra chamada Brasil, por uma Presidenta que assumiu dizendo que ia fazer o bem-estar social da Pátria.

            Será que o povo brasileiro não está cansado do PT?

            Será, Pátria amada? Será que o teu povo ainda acredita no PT?

            E a violência? E a violência?

            Quer falar, Senador Suplicy?

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Prezado Senador Mário Couto, V. Exª é consciente de que quando os diversos governos resolveram recuperar o valor do salário mínimo resolveram fazê-lo não apenas de maneira a prover a cada ano o ajuste, pelo menos de acordo com a inflação e também mais um tanto para levar em conta os ganhos em produtividade, mas às vezes até em proporção maior, se fosse adotado o mesmo critério de aumento do valor do salário mínimo para todas as remunerações, então, no âmbito da Previdência haveria um estouro no orçamento. O que eu quero dizer é que, em relação ao valor da remuneração dos aposentados, em geral, desde o início do Governo do Presidente Lula, mas também durante o Governo da Presidenta Dilma Rousseff, se levado em conta o aumento no custo de vida ou na inflação, sempre o aumento da remuneração dos aposentados levou em conta esses aspectos. Agora, a outra coisa é examinar-se o valor do poder aquisitivo da remuneração dos aposentados com base no valor do salário mínimo.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Senador, Senador.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Então, são duas coisas que precisam ser diferenciadas.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Senador.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Isso precisa ser colocado num âmbito de calma e de racionalidade.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Senador Suplicy. Senador Suplicy.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - É isso que eu gostaria de ponderar a V. Exª.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Senador Suplicy, não adianta tentar...

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Eu sei perfeitamente que os aposentados, muitas vezes...

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Por favor, Senador. Meu tempo está terminando.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - ...falam: “Ah, eu ganhava tantos salários mínimos”. Só que o...

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Meu tempo está terminando, Senador. Eu já o entendi.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Está bom. Já compreendeu o que eu quis dizer.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Já, já, já o entendi.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Está bem.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - O senhor tentou, tentou explicar o inexplicável. Foi isso que eu entendi. V. Exª tentou explicar o inexplicável. V. Exª não vai explicar nunca, Senador. Jamais V. Exª vai explicar. V. Exª, outrora, quando era oposição, defendia os aposentados; hoje, V. Exª não defende mais. Hoje, V. Exª tenta explicar algo que nem V. Exª consegue entender. Nem V. Exª consegue entender, meu caro e nobre Suplicy.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Eu entendo e todos os meus pronunciamentos levaram em consideração isso, desde o tempo do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - V. Exª devia falar para os aposentados do Estado de São Paulo e dizer: “Olha, São Paulo, meus aposentados de São Paulo, eu vou a Dilma brigar por vocês”. Porque muitos deles confiaram em V. Exª. Muitos deles votaram em V. Exª. V. Exª devia, neste momento, estar do meu lado...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) -... e não estar do lado do Governo. V. Exª devia, neste momento, estar do lado daqueles que estão necessitados e morrendo de fome, Senador. Morrendo de fome, Senador!

            Não adianta V. Exª dizer que o aumento do salário mínimo é tanto e que só podem ser dados 6% de aumento.

            Ó Senador, foi a Previdência que fez a Rio-Niterói! É de lá que sacam dinheiro para construir obras grandes, Senador. E depois dizem...

            V. Exª assina a CPI da Previdência comigo? Vamos fazer nós dois uma CPI para provar à Nação brasileira quem está mentindo. Vamos fazer! Eu propus isso aqui, mas não consegui as assinaturas, porque se fala que a Previdência é deficitária. Não é deficitária!

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - O Governo deve à Previdência. O Governo engana... (Fora do microfone.)

            A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco/PCdoB - AM) - Senador, mais um minuto para que V. Exª possa concluir.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - O Governa engana o povo brasileiro.

            Será, Presidenta? Será, Presidenta? Será, Presidenta, que o povo brasileiro não cansou do PT? Será? E as estradas assassinas, Presidenta, que matam todos os dias? E a violência neste País que mata todos os dias? Presidenta, a violência mata mais do que uma guerra. A violência neste País mata mais do que uma guerra, Presidenta!

            A violência neste País, Suplicy, mata mais do que a guerra!

            Será, Presidenta? Será que o povo brasileiro ainda não cansou do PT?

            Obrigado, Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/03/2012 - Página 8351