Pela ordem durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indicação do nome do escritor brasileiro Ariano Suassuna como concorrente ao Prêmio Nobel de Literatura de 2012.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Indicação do nome do escritor brasileiro Ariano Suassuna como concorrente ao Prêmio Nobel de Literatura de 2012.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2012 - Página 8620
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, REQUERIMENTO, OBJETIVO, INSCRIÇÃO, ESCRITOR, ESTADO DA PARAIBA (PB), PREMIO LITERARIO, MUNDO, SOLICITAÇÃO, ORADOR, RELAÇÃO, COLABORAÇÃO, MEMBROS, SENADO, REFERENCIA, EFETIVAÇÃO, INDICAÇÃO.

            O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco/PSDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente Cícero Lucena, apenas para comunicar a Casa que estarei encaminhando à Mesa Diretora requerimento que propõe a inscrição do paraibano, extraordinário brasileiro, Ariano Suassuna, para Prêmio Nobel de Literatura.

            Ariano Suassuna dispensa-nos biografia burocrática como se currículo vitae fosse. É ele - para além do pecado da palavra - o nosso orgulho. Traduzindo em sua obra a antropologia do brasileiro, de forma mais especial a do sertanejo do nordeste, Ariano exibe nossos modos de ser em toda sua obra: no teatro, na literatura e nos movimentos culturais mais diversos, com destaque para o Movimento Armorial. Ariano também nos permite a catarse que é o encontro de nossa história com nossa realidade.

            A Paraíba que lhe deu luz e embalou os seus primeiros dias em Taperoá sente-se premiada, Senador Cícero Lucena, com essa circunstância de ser berço de quem nasceu para o mundo. O Prêmio Nobel viria a condecorar, pela primeira vez, um escritor brasileiro e alcançar o que modernamente temos de mais prestimoso nas letras, respeitados muitos outros escritores renomados.

            Apresentamos, portanto, o requerimento para que o Senado Federal possa, junto com o Itamaraty, instruir esse processo e apresentar junto à academia sueca a proposta para exame, que nos dá a esperança quase certa de que Ariano Suassuna será laureado como Prêmio Nobel de Literatura em 2012.

            Por fim, pedimos ao Senado que, através do nosso Presidente, intelectual, escritor e imortal José Sarney, solicite a colaboração da Academia Brasileira de Letras, não apenas na instrução do pedido, bem assim para gestões junto à academia sueca.

            Faço chegar à Mesa o requerimento, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2012 - Página 8620