Discurso durante a 197ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio ao Senador Acir Gurgacz pela conclusão do relatório de receitas. Aprovação da atualização da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012.

Autor
José Pimentel (PT - Partido dos Trabalhadores/CE)
Nome completo: José Barroso Pimentel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ORÇAMENTO.:
  • Elogio ao Senador Acir Gurgacz pela conclusão do relatório de receitas. Aprovação da atualização da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2011 - Página 44839
Assunto
Outros > ORÇAMENTO.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, SENADOR, AUTORIA, CONCLUSÃO, RELATORIO, REFERENCIA, RECEITA, ORÇAMENTO.
  • REGISTRO, ELOGIO, MEMBROS, CONGRESSO NACIONAL, APROVAÇÃO, UNANIMIDADE, ATUALIZAÇÃO, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), PLANO PLURIANUAL (PPA), IMPORTANCIA, CRESCIMENTO ECONOMICO, BRASIL.

            O SR. JOSÉ PIMENTEL (Bloco/PT - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente desta sessão, Senador Acir, quero parabenizá-lo pelo seu relatório de receitas, que permitiu ao Deputado Arlindo Chinaglia, que é o Relator do Orçamento da União para 2012, apresentar seu parecer preliminar.

            Também registro que na semana passada o Congresso Nacional aprovou a atualização da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012, que era necessário para que o processo, na Comissão Mista de Orçamento, no que diz respeito ao Orçamento de 2012 e ao Plano Plurianual, pudesse andar.

            Portanto, o Congresso Nacional votou por unanimidade essa atualização, e agora temos todas as condições regimentais e legais para que o processo do Orçamento 2012 e o PPA 2012/2015 possam andar. Até porque precisamos dessas definições para que o Brasil possa se planejar no período de 2012 a 2015, quando queremos chegar a ser a quinta potência econômica do Planeta. E esse planejamento do Estado nacional envolve os interesses dos 5.565 Municípios, dos 26 Estados e do Distrito Federal, de todos os investimentos em infraestrutura, principalmente a participação da iniciativa privada, para que essa potência possa crescer.

            Por isso, Sr. Presidente das nossas receitas e que hoje preside esta sessão, quero dizer que esse processo nasce com o relatório apresentado por V. Exª, já aprovado e que agora vamos trabalhar.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2011 - Página 44839