Discurso durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimentos aos pares pela convivência e análise do exercício da suplência do cargo de Senadora da República.

Autor
Ivonete Dantas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Ivonete Dantas Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Agradecimentos aos pares pela convivência e análise do exercício da suplência do cargo de Senadora da República.
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2012 - Página 11059
Assunto
Outros > SENADO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DISCURSO, AGRADECIMENTO, ORADOR, FATO, TEMPO, TRABALHO, SENADO, MOTIVO, DESPEDIDA, CARGO, REGISTRO, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, SENADOR, REFERENCIA, CRIAÇÃO, DISCIPLINA ESCOLAR, OBJETIVO, PREVENÇÃO, VIOLENCIA, RELAÇÃO, MULHER, CRIANÇA, IDOSO, COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, ESPORTE, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS.

            A SRª IVONETE DANTAS (Bloco/PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, este é o momento que eu não diria de despedida, mas um momento de muita gratidão. Agradecimento por ter desfrutado da convivência tão enriquecedora e estimulante dos membros da Casa Alta do Parlamento nacional.

            Apesar do pouco tempo de exercício do meu mandato, que se iniciou em 7 de dezembro de 2011, dia que ficará marcado em minha memória, foram meses muito intensos, que abriram horizontes no meu percurso político. Aprendi muito neste curto tempo de convívio com V. Exªs. Não hesitarei em reconhecer que ter sido Senadora foi a maior honraria que a vida me reservou. No Senado, a Casa da Federação, é que a voz dos Estados se faz ouvir com mais força e nitidez.

            Na condição de fiador do equilíbrio federativo, o Senado proporciona aos representantes de cada Estado a oportunidade de vocalizar a especificidade de sua origem. Aqui a diferença é uma qualidade certamente temperada pelos objetivos maiores da representação política.

            Destarte minha atuação sempre foi orientada para o povo do Rio Grande do Norte e a saga de integração do Estado na unidade nacional, quando tomei posse no Senado, assumi o compromisso de contribuir, de forma positiva, com o Governo da Presidente Dilma para que o Brasil avançasse, cada vez mais, nos mecanismos de diminuição das desigualdades regionais e sociais e na inclusão educacional.

            Considero que a Presidente Dilma está a fazer excelente administração, alcançando recordes de aprovação popular, deixando a sua marca pessoal e desfazendo a impressão que determinados setores alimentavam de se tratar de apenas simples continuidade do Governo Lula. A despeito de o País passar por mais uma crise aguda de dimensões mundiais, a Presidente Dilma manteve o ritmo do crescimento econômico a par do desenvolvimento de programas de inclusão social e de correção das disparidades de renda que caracterizam a nossa formação econômica.

            Lamentavelmente, não tive tempo suficiente para construir todos os projetos que considerava necessários para o desenvolvimento potiguar e, sobretudo, para a parcela mais desfavorecida e menos privilegiada da população.

            Ainda assim, recordaria que, ao me despedir dos trabalhos da CPMI da Violência contra a Mulher, apresentei o Projeto de Lei do Senado nº 74, de 2012, para que os currículos do ensino fundamental e médio incluíssem conteúdos, adaptados para cada faixa etária, relativos à prevenção da violência contra a mulher, a criança e o idoso, bem como mecanismos de proteção estabelecidos pela legislação para esses segmentos populacionais.

            Também assinalaria as funções que desempenhei por indicação de meu Partido, o PMDB, como membro titular da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e da Comissão dos Direitos Humanos e Legislação Participativa, participando das reuniões das comissões, das discussões e votações sobre propostas e assumindo relatorias de projetos.

            Agradeço ao meu Partido, o PMDB, agremiação política que marcou a história nacional por sua trajetória de afirmação da justiça social e de luta pela democracia. Não poderia escolher melhor o partido a que dediquei minha militância política.

            Sinto-me muito orgulhosa de ser a primeira mulher da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, a representar o povo no Senado. Desde o saudoso Monsenhor Walfredo Gurgel, a minha querida cidade de Caicó não tinha representante nesta Casa.

            Lembro, Srªs e Srs. Senadores, que as mulheres de meu Estado, sempre estiveram na vanguarda da luta pelos direitos políticos femininos em nosso País. Tivemos a primeira mulher, uma brasileira do Rio Grande do Norte, a votar na América Latina e também a primeira prefeita, de Lajes, Alzira Soriano.

            Tive o privilégio de fazer parte desse combatente grupo de Senadores e de Senadoras, que são multiplicadoras, levam suas vozes a todo o País e fazem trabalhos com muita determinação - aqui dedico esta honraria à Presidente, neste momento, Ana Amélia. Não obstante a diferença de número, as Senadoras têm-se destacado por forte protagonismo no cenário político brasileiro, confirmando a aptidão feminina para o exercício democrático do poder.

            Também homenageio Ana Rita, com quem fizemos grandes encontros da CPMI, participamos de outros momentos, por exemplo a celebração de 8 de março.

            Também faço aqui a todas as Senadoras o agradecimento desse bom convívio.

            Encerro este discurso de despedida, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, manifestando minha alegria pelo retorno a esta Casa do Senador Garibaldi Alves, a quem tive o prazer de substituir, bem como pelo pronto restabelecimento do momento pelo qual passou.

            Agradeço sobretudo aos técnicos, aos servidores desta Casa, a todos do gabinete, que foram grandes colaboradores na conquista deste período curto que passei aqui.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2012 - Página 11059