Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a notícia veiculada pela revista National Geographic, que elegeu o Estado de Roraima como destino de viagem preferido dentro do Brasil; e outro assunto.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO, POLITICA HABITACIONAL.:
  • Satisfação com a notícia veiculada pela revista National Geographic, que elegeu o Estado de Roraima como destino de viagem preferido dentro do Brasil; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2012 - Página 12336
Assunto
Outros > TURISMO, POLITICA HABITACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, CONGRATULAÇÕES, PERIODICO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ESCOLHA, ESTADO DE RORAIMA (RR), DESTINO, VIAGEM, BRASIL.
  • REGISTRO, ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, AMPLIAÇÃO, PROGRAMA DE GOVERNO, CONSTRUÇÃO, HABITAÇÃO POPULAR, COMENTARIO, INCENTIVO, CRESCIMENTO ECONOMICO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, AUTORIA, PERIODICO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ASSUNTO, ELEIÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), DESTINO, VIAGEM, BRASIL.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer dois registros que considero importantes.

            O primeiro deles diz respeito ao meu Estado de Roraima. Registro que a revista National Geographic, uma das revistas mais respeitadas de publicação no mundo, escolheu e elegeu Roraima como seu destino de viagem preferido dentro do Brasil. Para nós, um reconhecimento importante.

“Com paisagens tão diversas, o caminhante se sente recompensado a cada passo que dá [dentro do Estado]”, diz a avaliação [...] da revista. “Na paisagem se erguem montanhas achatadas encobertas por neblina, que podem ser escaladas sem necessidade de conhecimento técnico ou equipamentos. Visite [o lugar] com um grupo; viajantes solitários irão curtir mais na companhia de um guia”.

Na mesma lista, a National Geographic ainda cita a reserva ecológica Xixuaú Xiparinã, localizada entre Roraima e o Amazonas, como um dos mais interessantes passeios dentro do território brasileiro.

            Dentre as atrações elencadas também nessa lista estão: Belém do Pará, Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses, o Caminho do Ouro, Florianópolis, Rio de Janeiro.

            Portanto, foi feito um amplo estudo, uma ampla pesquisa, uma ampla avaliação, e o nosso querido Estado de Roraima, que nós amamos e defendemos aqui neste Senado, foi escolhido como o destino de viagem preferido dentro do Brasil. Isso mostra que nós precisamos incentivar o turismo no nosso País, que a região amazônica e as regiões mais distantes precisam ter sua estrutura ampliada.

            Roraima é um destino turístico importante do ponto de vista do que tem para mostrar, do que tem para oferecer. Sem dúvida alguma, é preciso investimento do Poder Público federal no sentido de nós termos a condição de receber e ampliar a demanda de turistas no nosso Estado.

            Eu faço esse registro com muita satisfação e aproveito para dizer ao Ministério do Turismo que Roraima está de braços abertos para receber os investimentos necessários no intuito de fortalecer a nossa capacidade turística, que, sem dúvida nenhuma, é reconhecida agora também pela revista National Geographic.

            O outro registro que eu gostaria de fazer diz respeito ao que já foi mencionado aqui por diversos Senadores no plenário. Eu não poderia deixar também de registrar a importância do programa lançado hoje: Minha Casa, Minha Vida para cidades de até 50 mil habitantes.

            No Estado de Roraima, isso abrange todos os Municípios do interior. Os Municípios de Roraima têm população esparsa, portanto, excluindo a capital Boa Vista, que tem mais de 300 mil habitantes, todos os demais se enquadram no programa Minha Casa, Minha Vida que foi lançado hoje.

            Nós estamos trabalhando no intuito de os Municípios receberem esses conjuntos de casas que serão construídos. Em média, serão 50 casas em cada Município - alguns receberão mais e outros menos. Os prefeitos estão apresentando os projetos, e aqui eu quero registrar a importância do trabalho da Caixa Econômica Federal de Roraima nessa ação. A Caixa Econômica tem sido parceira, tem ajudado os prefeitos no intuito de orientar a apresentação dos projetos. Nós estamos felizes e parabenizamos a Ministra Dilma, o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a Ministra Miriam Belchior, enfim, todos aqueles que atuam coordenando um programa dessa importância política, econômica e social para o nosso País.

            Ficam assim registrados os agradecimentos ao atendimento que está sendo feito ao nosso Estado de Roraima dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Os Municípios que estão apresentando os projetos terão o nosso apoio, serão atendidos, receberão casas para serem construídas ainda este ano. Portanto, cabe a nós agora registrar e comemorar esse feito.

            Era esse o registro que eu gostaria de fazer, Presidente Paulo Paim. Agradeço a V. Exª.

            Vejo que o Senador Walter Pinheiro, que vai usar da palavra, já se encontra agora no plenário.

            Portanto, peço a transcrição da matéria “National Geographic elege Roraima como seu destino preferido no Brasil”.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ

EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

- “National Geographic elege Roraima como seu destino preferido no

Brasil”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2012 - Página 12336