Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para o início, em 1º de junho próximo, da 28ª edição da Feira do Livro de Canoas, no Rio Grande do Sul.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Destaque para o início, em 1º de junho próximo, da 28ª edição da Feira do Livro de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2012 - Página 22090
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CONFERENCIA, LIVRO, MUNICIPIO, CANOAS (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), COMENTARIO, PROGRAMAÇÃO, FEIRA.
  • LEITURA, CARTA, AUTORIA, ORADOR, DESTINAÇÃO, UNIVERSIDADE ABERTA, ALUNO, IDOSO, ASSUNTO, VIDA, SENADOR, RELAÇÃO, ALCANCE, VELHICE, MOTIVO, LANÇAMENTO, LIVRO, UNIVERSIDADE, LOCAL, FEIRA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senadora Marta Suplicy, Senadora Vanessa, Senador Mozarildo, Senadora Ana Amélia, eu quero falar um pouco hoje sobre a Feira do Livro do Rio Grande do Sul, em Canoas, onde estarei. Fui convidado.

            Quero destacar que esse evento terá início no dia 1º de junho, na nossa querida Canoas, no Rio Grande do Sul. É a 28ª edição da Feira do Livro de Canoas, que é considerada pela Câmara Riograndense do Livro a segunda maior do Estado. A cada ano, a feira tem um slogan diferente. O deste ano será: “Compartilhe esse mundo”. Essa festa literária se estenderá até o próximo dia 16, na Praça da Bandeira, no calçadão e em outros espaços. Está previsto um total de 360 atividades, com 41 expositores. A feira terá atrações descentralizadas.

            No primeiro dia, das 9h às 11h, acontece o I Seminário Internacional de Contadores de Histórias. Entre as atrações culturais oferecidas no evento, haverá exibição de filmes, encontros com escritores, teatro, shows, autógrafos. Teremos uma biblioteca, que será montada no calçadão da cidade, durante 16 dias.

            A gestora da Unidade de Livro, Leitura e Literatura, Andrea Falkenberg, salienta que o espaço vai divulgar as atividades, o acervo da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva. Também as estruturas das bibliotecas comunitárias em funcionamento junto às subprefeituras e bibliopraças estarão em destaque, porque elas atendem em praças da nossa cidade.

            Ao longo desses 16 dias, esperamos o lançamento de 103 livros. A feira contará com a participação de sete escritores internacionais, 149 escritores do Rio Grande do Sul e 25 de outros Estados. Entre esses 149, eu vou estar lá. O contista, romancista e jornalista Ignácio Loyola Brandão é um dos escritores confirmados com destaque para a 28ª Feira do Livro de Canoas.

            Além dele, também estão confirmados Cláudio Tajes, Ricardo Azevedo, Daniel Munduruku, Thedy Corrêa e a canoense Luiza Geisler, entre tantos.

            O Prefeito de Canoas, o jovem amigo Jairo Jorge, tem priorizado áreas como a educação e a cultura em sua administração e esse evento tem uma simbologia muito especial não só para Canoas, mas para o Rio Grande e para o Brasil.

            O Secretário Municipal de Cultura, Flávio Adonis, pontuou que a Feira do Livro é o momento, do ponto de vista cultural, mais importante da cidade de Canoas. Diz ele: “Tem toda uma simbologia, do livro que integra a cidade, dividida pela linha do trem”. Isso é algo que tentamos mudar, para que o trem passe por baixo da cidade, não mais corte a cidade no meio. Estamos trabalhando com o Prefeito Jairo Jorge nesse sentido. “Canoas é grande e merece a feira neste formato que se consolidou no ano passado.”

            O tema literário deste ano é o escritor Simões Lopes Neto, em comemoração ao centenário da primeira publicação de seu livro muito badalado, muito lembrado, Contos Gauchescos.

            A cidade homenageada será a capital gaúcha, Porto Alegre, e o patrono da festa será o escritor Jairo Luiz de Souza, autor de obras infantis muito lembrado pela gurizada da cidade.

            O escritor homenageado será Fabrício Carpinejar, natural da minha cidade natal, Caxias do Sul. Embora eu já tenho recebido o Título de Cidadão de Canoas, mas nasci em Caxias.

            Nessa feira, será lançado também o livro Unati, Contando Histórias..., organizado por Juliana Ludwig Justo e Lucia Regina Lucas da Rosa.

            A Unati (Universidade Aberta da Terceira Idade UnilaSale), de que sou patrono, aborda nesse livro o tema da adultez.

            Consta da apresentação do livro que, “o tema da adultez tardia, ou terceira idade, é novo em Pedagogia e Psicologia. A psicologia do desenvolvimento ignorou a vida adulta e a velhice por muito tempo”.

A ênfase, ao longo dos tempos, foi dada para o estudo da criança e do adolescente.

Os primeiros estudos psicológicos nos EUA em gerontologia datam de 1920. A partir dessa época, é crescente o gráfico das publicações sobre Psicologia do envelhecimento.

            A Unati - tive o orgulho de participar da sua fundação - enfatiza que um dos grandes objetivos dessa obra é provocar a mudança de conceito de pessoa idosa no Brasil na valorização da experiência vivida, da sabedoria construída ao longo da vida e da narrativa das formas de existir e de prolongar a vida, ou seja, avançar nos anos em relação à nossa idade, chamada de melhor idade.

            Srª Presidente, eu tive a grata satisfação de ser convidado para redigir uma carta aos alunos da Unati para integrar esse livro que eles irão lançar na Feira do Livro.

            Encerro, lendo a carta que escrevi a eles:

Quando olho para a caminhada que percorri até os dias de hoje, lembro com grande contentamento as diversas oportunidades em que me senti presenteado por poder desfrutar da sabedoria, da lucidez de cidadãos que traziam consigo, suas histórias de vida e suas lutas frente às dificuldades impostas pela conjuntura social e econômica em relação ao envelhecimento. [Ou seja, aprendi muito com os idosos.]

Envelhecer é um processo natural da vida e pode ser considerado um presente à medida que cada dia se abre como uma nova possibilidade de fazer o bem a si mesmo e aos outros, de doar-se de coração aberto [e de alma] aos nossos semelhantes, [dando mais sintonia à nossa própria vida, com mais alegria].

É certo que esse processo exige cuidados e precisa ser encarado com respeito e muita atenção. Infelizmente nem sempre é isso que acontece. Muitos idosos se confrontam com uma realidade cruel, com direitos cerceados, tendo que lidar com o descaso da sociedade e, [às vezes, infelizmente,] da própria família.

A idade avança e exige maiores cuidados físicos em relação ao organismo. Tais cuidados incluem coisas simples, como, por exemplo, uma caminhada diária, que traz inúmeros benefícios, possibilitando desfrutar da natureza, ou então coisas um pouco mais complexas, como a mudança de hábito alimentar objetivando alcançar melhor qualidade de vida, ou ainda, o uso regular de [...] medicamentos, a fim de garantir [...] a vida mais longa.

Muitas vezes, os mais velhos enfrentam inúmeras dificuldades frente à ausência de condições financeiras, por exemplo, que lhes permitam viver a vida com mais tranquilidade, envelhecer com dignidade, gozando os direitos que lhes caberiam após uma vida dedicada à família, ao trabalho [enfim, ao avanço do nosso País]...

[Srª Presidenta], o dinheiro certamente não tem relação direta com todos os cuidados que envolvem o envelhecer, mas é fato que o acesso a alguns deles passa diretamente [também] pelo fator econômico.

Neste sentido, a luta pela recuperação do salário dos aposentados e o fim do fator é [...] imprescindível e acredito que [chegaremos lá]...

            Eu tenho muita alegria, agora vou encerrar, porque a carta vai longe, é parte do livro, e naturalmente eu não o lerei todo, e eu digo aqui na carta que encaminhei aos alunos que um dos meus maiores orgulhos é ter sido o autor do Estatuto do Idoso, também do Estatuto da Igualdade Racial, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, da política de salário mínimo. São políticas que construímos junto com o movimento sindical e com o Presidente Lula.

            Enfim, eu termino a carta dizendo a eles que tenho o maior carinho pela juventude e quero que eles amem os idosos como nós amamos os nossos filhos. É o que eu desejo a todos.

            Meu renovado abraço de luta pela conquista de mais respeito e mais carinho pelos idosos.

            Meus parabéns, Canoas, pela Feira do Livro 2012! Sei que será um sucesso.

            Darei o abraço em todos vocês pessoalmente.

            Peço que V. Exª considere na íntegra o meu pronunciamento.

            Obrigado, Presidenta.

 

*******************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR PAULO PAIM.

*******************************************************************************************

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) -

            Pronunciamento sobre Feira do Livro em Canoas/RS.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em minha fala de hoje quero destacar um evento que terá início dia 1º de junho em Canoas, no Rio Grande do Sul.

            É a 28a edição da Feira do Livro de Canoas, considerada pela Câmara Rio-grandense do Livro, a segunda maior do Estado.

            A cada ano a Feira tem um slogan diferente e o deste ano será Compartilhe esse mundo.

            Essa festa literária se estenderá até o próximo dia 16 na praça da Bandeira, no Calçadão e em outros espaços e está previsto um total de 360 atividades, com 41 expositores.

            A Feira terá atrações descentralizadas. Por exemplo, no primeiro dia, das 9 às 11 horas, acontece o 1º Seminário Internacional de Contadores de Histórias.

            Entre as atrações culturais oferecidas no evento, haverá exibição de filmes, encontros com escritores, contação de histórias, teatro e shows.

            Uma biblioteca será montada no Calçadão de Canoas durante os 16 dias da Feira do Livro de Canoas.

            A gestora da Unidade de Livro, Leitura e Literatura, Andrea Falkenberg, salienta que o espaço vai divulgar as atividades e o acervo da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva e também a estrutura das bibliotecas comunitárias em funcionamento junto às subprefeituras e bibliopraças que atendem em praças e parques de Canoas.

            Ao longo dos 16 dias de evento, 103 lançamentos de livros estão agendados.

            A Feira contará com a participação de 7 escritores internacionais, 149 escritores do Rio Grande do Sul e 25 de outros estados.

            O contista, romancista e jornalista Ignácio Loyola Brandão, é um dos escritores confirmados para 28a Feira do Livro de Canoas.

            Além dele, também estão confirmados Cláudia Tajes, Ricardo Azevedo, Daniel Munduruku, Thedy Corrêa, a canoense Luisa Geisler, entre outros.

            Sr. Presidente, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, tem priorizado áreas como a educação e a cultura em sua administração e esse evento tem uma significação muito especial para os canoenses.

            O secretário municipal de Cultura, Flávio Adónis, pontuou que a Feira do Livro é o momento, do ponto de vista cultural, mais importante da cidade.

            “Tem toda uma simboiogia, do livro que integra a cidade dividida pela linha do trem. Canoas é grande e merece a Feira neste formato que se consolidou no ano passado"

            O tema literário deste ano é o escritor Simões Lopes Neto, em comemoração ao centenário da primeira publicação de seu livro Contos Gauchescos.

            A cidade homenageada será a capital gaúcha, Porto Alegre, e o Patrono da Festa será o escritor Jairo Luiz de Souza, autor de obras infantis conhecidas da gurizada de Canoas.

            O escritor homenageado será Fabrício Carpinejar, natural da minha cidade natal, Caxias do Sul.

            Srªs e Srs. Senadores, nesta Feira será lançado também o livro UNATI Contando Histórias.., organizado por Juliana Ludwig Justo e Lúcia Regina Lucas da Rosa.

            A UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade UnilaSale) aborda neste livro o tema da Adultez.

            Consta da apresentação do livro que,

"o tema da adultez tardia, ou terceira idade, é novo em Pedagogia e Psicologia. A psicologia do desenvolvimento ignorou a vida adulta e a velhice por muito tempo.

A ênfase, ao longo dos tempos, foi dada para o estudo da criança e do adolescente.

Os primeiros estudos psicológicos nos EUA em gerontologia datam de 1920. A partir dessa época, é crescente o gráfico das publicações sobre Psicologia do envelhecimento ".

            A UNATI enfatiza que um dos grandes objetivos desta obra é provocar a mudança de conceito de pessoa idosa no Brasil na valorização da experiência vivida, da sabedoria construída ao longo da vida e da narrativa das formas de existir.

            Sr. Presidente, eu tive a grata satisfação de ser convidado para redigir uma Carta aos alunos da UNATI para integrar esse livro que eles irão lançar na Feira do Livro.

            Eu finalizo meu pronunciamento com essa carta:

"Quando olho para a caminhada que percorri até os dias de hoje, relembro com grande contentamento as diversas oportunidades em que me senti presenteado por poder desfrutar da sabedoria, da lucidez de cidadãos que traziam consigo, suas histórias de vida e suas lutas frente às dificuldades impostas pela conjuntura social e econômica em relação ao envelhecimento.

Envelhecer é um processo natural da vida e pode ser considerado um presente à medida que cada dia se abre como uma nova possibilidade de fazer o bem a si mesmo e aos outros, de doar-se de coração aberto aos nossos semelhantes, à vida.

É certo que esse processo exige cuidados e precisa ser encarado com respeito e muita atenção. Infelizmente nem sempre é isso que acontece. Muitos idosos se confrontam com uma realidade cruel, com direitos cerceados, tendo que lidar com o descaso da sociedade e até da própria família.

A idade avança e exige maiores cuidados físicos em relação ao organismo. Tais cuidados incluem coisas simples, como por exemplo, uma caminhada diária, que traz inúmeros benefícios, possibilitando desfrutar da natureza, ou então coisas um pouco mais complexas, como a mudança de hábito alimentar objetivando alcançar melhor qualidade de vida, ou ainda, o uso regular de certos medicamentos, a fim de garantir a integridade física.

Muitas vezes, os mais velhos enfrentam inúmeras dificuldades frente à ausência de condições financeiras, por exemplo, que lhes permitam VIVER a vida com mais tranquilidade, gozando os direitos que lhes caberiam após uma vida dedicada à família, ao trabalho, aos afazeres do lar, enfim aos compromissos que todos nós temos que assumir com a vida.

O dinheiro certamente não tem relação direta com todos os cuidados que envolvem o envelhecer, mas é fato que o acesso a alguns deles passa diretamente pelo fator econômico,

Neste sentido, a luta pela recuperação do salário mínimo e das aposentadorias é absolutamente imprescindível e acredito que ações direcionadas para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, da qual os idosos são parte importantíssima e, no entanto, inúmeras vezes relegada ao esquecimento, devem ser perseguidas com determinação.

Foi assim que aconteceu com o Estatuto do Idoso. Ele é a concretização do sonho de 20 milhões de brasileiros. O fato de o Estatuto do Idoso ter se transformado em Lei é fruto da luta histórica do movimento social brasileiro, da luta de ativistas de entidades representativas de aposentados, pensionistas e idosos.

Foram praticamente 20 anos de luta até a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Estatuto do Idoso. Sua aprovação foi conquistada mediante incansável luta e perseverança diárias. Alcançamos a vitória, e ela nos encheu de orgulho e de novas esperanças, retratadas nos direitos que queremos ver preservados, garantidos e ampliados em prol de cidadãos brasileiros que construíram e querem continuar construindo a sua história e pela qual temos o dever de demonstrar respeito.

Afinal, quem não quer ser respeitado em seus direitos, quem não deseja ser ouvido e ter compreendidos os seus anseios e aproveitados os seus potenciais?

O Estatuto do Idoso, peça de valor inestimável para a atual geração de idosos e para as gerações futuras desta Nação, cumpre papel fundamental para que a sabedoria e as experiências adquiridas na vida sejam vistas com um novo olhar, um olhar que se estende sobre a sociedade de forma amorosa e plena de respeito.

Quando a sociedade como um todo encara de frente a realidade do envelhecimento, ela parte para um novo comportamento, ela inclui os excluídos, ela cria uma nova sociedade disposta a formar um grande elo entre as gerações, ciente dos frutos maravilhosos que serão colhidos com esta atitude.

Pois, tal como escrevi em meu livro de poesias, Cumplicidade: O idoso sonha com o que pode ainda realizar pois está vivo, e a cada novo sol há um ideal a comunicar, uma experiência a espalhar.

Meus amigos e amigas idosos, quero agradecer pela alegria e pela honra de usufruir de sua amizade.

Cada minuto das nossas vidas é precioso e vivê-lo bem é a melhor resposta que podemos dar ao tempo. Vivam o melhor que puderem, é o que desejo a todos!

COM MEU RENOVADO ABRAÇO, sempre na luta pela conquista e pelo respeito aos seus direitos, Paulo Paim - Senador"

            Meus parabéns, Canoas, pela Feira do Livro 2012 e, muito sucesso! Meu abraço eu darei pessoalmente a todos que tiver a felicidade de encontrar por lá.

            Era o que tinha a dizer


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2012 - Página 22090