Pela Liderança durante a 102ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos à Caixa Econômica Federal pela redução de juros e ampliação do prazo para financiamentos de imóveis.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
BANCOS. POLITICA HABITACIONAL.:
  • Cumprimentos à Caixa Econômica Federal pela redução de juros e ampliação do prazo para financiamentos de imóveis.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2012 - Página 25368
Assunto
Outros > BANCOS. POLITICA HABITACIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ELOGIO, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), AMPLIAÇÃO, PRAZO, FINANCIAMENTO, IMOVEL, REDUÇÃO, JUROS, RESULTADO, AUMENTO, ACESSO, POPULAÇÃO, HABITAÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, AMPLIAÇÃO, PRAZO, FINANCIAMENTO, IMOVEL, REFERENCIA, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer um registro que considero importante, porque nós temos de fortalecer a economia, reativar os empregos e atuar de uma forma a atender os anseios da sociedade no campo social, e a habitação, sem dúvida nenhuma, é um aspecto extremamente relevante nesse atendimento social.

            Eu gostaria de parabenizar a Caixa Econômica Federal por ter ampliado, agora, o prazo de financiamento de imóveis de 30 para 35 anos. Quero parabenizar o Dr. Jorge Hereda, Presidente da Caixa, toda a diretoria, porque, realmente, ao ampliar o prazo, se diminuem as prestações e se possibilita, efetivamente, que mais pessoas tenham condição de adquirir a casa própria. Além de aumentar o prazo, a Caixa Econômica também está abaixando os juros do financiamento habitacional, e isso é extremamente relevante para a economia.

            Nós estamos nessa luta para que o Brasil possa crescer mais que 3% neste ano. Há uma perspectiva, há uma preocupação da sociedade e, em especial, do empresariado para que nós tenhamos condição de alavancar investimentos e é fundamental que a construção civil, que é um dos pilares dessa linha de investimento público, investimento privado e geração de empregos, possa ser fortalecida.

            Então, quero instar os outros bancos, os outros setores de financiamento habitacional para que ajam como a Caixa Econômica. O Banco do Brasil precisa ampliar o prazo para 35 anos, os bancos privados. Enfim, é muito importante que possamos alongar esse prazo de financiamento, para que programas como o Minha Casa, Minha Vida possam atingir ainda mais a família brasileira.

            O Minha Casa, Minha Vida tem a previsão de construir dois milhões de habitações. Lá em Roraima, estamos aprovando mais de quatro mil residências, tanto na Prefeitura de Boa Vista quanto no Governo do Estado e também nas prefeituras do interior, estamos levando casas para o interior do Estado, estamos levando casas inclusive para as comunidades indígenas, exatamente para dar a condição de atender, de um lado, o apelo, o pleito, o sonho da casa própria da comunidade, da sociedade, da família roraimense, da família brasileira e, de outro lado, criarmos a atividade econômica, que é importante neste momento.

            Então, gostaria de fazer esse registro e pedir a transcrição da matéria “Caixa agora financia imóveis em 35 anos”, publicada na imprensa nesta semana.

            Muito obrigado.

            Era o registro que gostaria de fazer.

 

****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

-“Caixa agora financia imóveis em 35 anos”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2012 - Página 25368