Pela ordem durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado “O voto pela acessibilidade”, de autoria de S. Exª, publicado no portal eletrônico Sul 21.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Registro do artigo intitulado “O voto pela acessibilidade”, de autoria de S. Exª, publicado no portal eletrônico Sul 21.
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2012 - Página 29861
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, NECESSIDADE, ADOÇÃO, POLITICA, ACESSIBILIDADE, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, VOTO, ELOGIO, APROVAÇÃO, RESOLUÇÃO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), PROGRAMA, JUSTIÇA ELEITORAL, OBJETIVO, CRIAÇÃO, OBRAS, ELIMINAÇÃO, OBSTACULO, INFRAESTRUTURA, FAVORECIMENTO, ELEITOR, DEFICIENTE FISICO.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço pela ordem só para registrar um artigo que escrevi e que foi publicado no Sul21, sobre acessibilidade e eleições.

           As eleições 2012 se aproximam e é neste contexto que olhamos para o processo eleitoral brasileiro, um dos mais modernos do mundo, totalmente informatizado. A votação eletrônica acontece em 100% das cidades e é possível saber o resultado das votações em questão de horas.

           Mas, precisamos atentar para o princípio da acessibilidade universal no processo eleitoral. Tema este que passa despercebido para a maioria de nós e que está ligado, também, a aspectos sociais e humanos e não somente a aspectos tecnológicos.

            Como o Senador já chegou, o meu compromisso era com ele, por isso estava falando pela ordem.

            Na verdade, no meu artigo, cumprimento o Tribunal Superior Eleitoral, porque atentou para acessibilidade e, nas eleições futuras, as pessoas com deficiência terão acesso aos locais de votação, terão mais facilidade com a urna eletrônica. O artigo que escrevi foi um cumprimento ao Tribunal Superior Eleitoral, porque, com o exemplo dado no Brasil, outros países também acabarão optando pela urna eletrônica e implantando o mesmo sistema de acessibilidade.

            Ao mesmo tempo, no final, eu conclamo os Deputados Federais a aprovarem o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que está há quase seis anos parado na Câmara e que vai contemplar com novas políticas públicas 45 milhões de pessoas.

            Era isso, Senador Presidente Anibal Diniz.

            Senador, compromisso cumprido. Indiretamente eu o estou convidando, mas quem vai convidar será o Anibal Diniz para V. Exª usar a tribuna.

            Só considere na íntegra o meu pronunciamento, Sr. Presidente.

            Obrigado.

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAULO PAIM EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º do Regimento Interno.)

Matéria referida:

“SUL21 - Artigo

O voto pela acessibilidade”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2012 - Página 29861