Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de posse de S.Exa. no qual aborda os assuntos que dará maior ênfase durante seu mandato.

Autor
Assis Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Assis Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Discurso de posse de S.Exa. no qual aborda os assuntos que dará maior ênfase durante seu mandato.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2012 - Página 31505
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DISCURSO, POSSE, ORADOR, MANDATO PARLAMENTAR, SUBSTITUIÇÃO, ACIR GURGACZ, SENADOR, COMENTARIO, PROMESSA, ESFORÇO, ATUAÇÃO, AUMENTO, DESENVOLVIMENTO, ESTADO DE RONDONIA (RO), TRANSPOSIÇÃO, SERVIDOR, QUADRO DE PESSOAL, UNIÃO FEDERAL, DEFESA, AGRICULTURA, REGIÃO.

            O SR. ASSIS GURGACZ (Bloco/PDT - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assumo o mandato de senador da república pelo estado de Rondônia, na condição de suplente do senador Acir Gurgacz, com o pensamento voltado para o nosso Estado de Rondônia, onde chegamos em 1972, com o desafio de ajudar o governo brasileiro na colonização da Amazônia.

            Sinto uma vontade imensa de retribuir tudo o que recebi dessa terra, que na época ainda era território federal.

            Foi em Rondônia que consolidamos o sonho de integrar o Brasil de norte a sul, e por isso, tenho uma gratidão muito grande para com a nossa Rondônia e para com o povo desse Estado que também ajudamos construir.

            Neste período de quatro meses em que vou exercer o mandato de senador, vou trabalhar focado em atender o Estado de Rondônia em suas necessidades, nas necessidades de seu povo, dando sequência ao trabalho que tão bem vem desempenhando o Senador Acir.

            Vou focar a minha atuação na luta dos servidores de Rondônia pela transposição, que é um direito sagrado já assegurado em lei, mas que temos ainda algumas questões pontuais para resolver, como a equiparação dos salários e a abrangência da transposição.

            Digo que esta e uma causa justa, pois quando chegamos em Rondônia, na década de 70, presenciamos estes servidores, pioneiros, que com seu trabalho ajudaram a construir um estado próspero e que hoje oferece muitas oportunidades para todos os brasileiros.

            Continuarei o trabalho em defesa da agricultura rondoniense e brasileira. Trabalho este iniciado pelo Senador Acir, como presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, e vou cobrar da mesma maneira a regularização fundiária das terras de Rondônia, pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

            Serei um aliado da bancada federal de Rondônia nas questões de interesse do Estado e principalmente na cobrança da restauração completa da BR-364, a espinha dorsal de nosso estado, que está em situação muito precária.

            Também vou dar uma atenção especial para as questões da educação e da saúde, que são bandeiras do PDT e do nosso mandato.

            Espero, dessa forma, contribuir com o Governador Confúcio Moura, e com o Vice-Governador Airton Gurgacz, na melhoria da infraestrutura, da qualidade de vida e no desenvolvimento do Estado de Rondônia.

            Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2012 - Página 31505