Discurso durante a 134ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação pela escolha da ex-Senadora Marina Silva, pelo Comitê Olímpico Internacional, para empunhar a bandeira dos anéis olímpicos na abertura das Olimpíadas em Londres.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Satisfação pela escolha da ex-Senadora Marina Silva, pelo Comitê Olímpico Internacional, para empunhar a bandeira dos anéis olímpicos na abertura das Olimpíadas em Londres.
Aparteantes
Aloysio Nunes Ferreira, Pedro Taques.
Publicação
Publicação no DSF de 02/08/2012 - Página 38673
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, DESTINAÇÃO, COMITE OLIMPICO, AMBITO INTERNACIONAL, MOTIVO, HOMENAGEM, BRASIL, REPRESENTAÇÃO, MARINA SILVA, EX SENADOR, ELOGIO, ATUAÇÃO, POLITICA, ESFORÇO, IMPLEMENTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezada Presidenta, Senadora Ana Amélia; prezados Senadores; prezado Senador Tomás, a quem dou as boas-vindas ao Senado; prezadas Senadoras; prezados representantes da imprensa; telespectadores da TV Senado; ouvintes da Rádio Senado, é com muita alegria que assumo a tribuna na tarde de hoje para manifestar minha satisfação, como brasileiro, de ter visto a homenagem que o Comitê Olímpico Internacional prestou ao Brasil através da figura da ex-Senadora e ex-Ministra Marina Silva, que, de certa forma, representando todos nós, brasileiros, empunhou a bandeira dos anéis olímpicos na abertura das Olimpíadas em Londres.

            Faço esse registro e manifesto minha alegria e minha satisfação pelo que representa a história de vida da Senadora Marina Silva e pela importância da causa que ela abraçou e que cada vez mais se torna importante, eu diria até fundamental, não apenas em âmbito interno, mas também internacionalmente.

            A trajetória da ex-Ministra Marina Silva é uma trajetória parecida com a do Presidente Lula. É uma pessoa que nasceu muito pobre, que nasceu na região Norte do País, que, junto com a região Nordeste, é uma das regiões a que o desenvolvimento ainda não chegou, especialmente nas áreas mais distantes. Ela só teve oportunidade de ser alfabetizada aos 16 anos de idade, mas soube, com muito esforço, vencer todos os obstáculos e conseguiu ser reconhecida como liderança popular naquele Estado do Acre, como liderança que defendia e defende os povos da floresta e que veio representar esses povos da floresta no Senado Federal. Isso não é pouca coisa, especialmente num País em que os pobres têm poucas oportunidades e em que essas oportunidades ainda são mais difíceis para as mulheres.

            Quero registrar, embora possamos eventualmente ter algum tipo de discordância em relação a determinadas posições assumidas pela ex-Senadora Marina - e ninguém é dono da verdade -, que, num ambiente democrático como aquele em que vivemos, é muito importante o diálogo, a interação entre ideias. Mas o que considero fundamental é a importância da causa levantada, da bandeira levantada, a bandeira do desenvolvimento sustentável, a bandeira da preservação do meio ambiente. Reconheço isso no gesto do Comitê Olímpico Internacional ao convidar a ex-Senadora Marina para portar aquela bandeira.

            O Brasil vem se tornando, cada vez mais, uma referência internacional em desenvolvimento sustentável. Somos um País com imensa diversidade biológica, com imensa diversidade cultural, e temos condições de, efetivamente, inaugurar uma nova forma de desenvolvimento no mundo.

            O mundo todo tem um olhar diferenciado sobre o Brasil, o que aumenta a nossa responsabilidade, o que faz com que tenhamos de aprender com os erros já cometidos pelos países desenvolvidos, para que possamos promover uma nova forma de desenvolvimento que gere inclusão social, que gere melhoria da qualidade de vida para todos os povos que vivem neste País, mas garantindo para as futuras gerações uma qualidade de vida igual ou melhor do que a que desfrutamos hoje.

            É importante ressaltar que esta bandeira, a bandeira do meio ambiente, cada vez mais, ganha apoio nacional, com a sensibilidade do País para a importância das questões ambientais. Recentemente, o próprio Senado demonstrou isso numa pesquisa realizada durante a Rio+20. Essa preocupação tem feito evoluir, avançar o nosso setor produtivo, cada vez mais preocupado em aliar os altos índices de produtividade à proteção ambiental.

            Há pouco, falávamos da Embrapa, do esforço que a Embrapa vem desenvolvendo nos últimos anos para garantir uma produção com menor impacto ambiental e algumas tecnologias, como a integração lavoura, pecuária e florestas e como o plantio direto, o que é fruto dessa preocupação e dessa pressão exercida pela opinião pública nacional no sentido de que precisamos efetivamente desenvolver meios e formas mais sustentáveis de produção no nosso Brasil.

            Portanto, quero registrar, como Senador do Partido Socialista Brasileiro do Distrito Federal, a nossa profunda alegria, a minha alegria como Senador, a minha alegria como cidadão brasileiro, como cidadão brasiliense, de ver uma mulher assumir essa posição. Cada vez mais, as mulheres atingem outro sinal de avanço na política, na democracia brasileira. Há um protagonismo cada vez maior exercido pelas mulheres nas diversas áreas de atuação.

            Vemos essa homenagem a uma mulher brasileira, a uma mulher do povo brasileiro, a uma mulher que venceu na vida com muitas dificuldades e que exerceu sempre com muita dignidade o seu mandato de Senadora, a sua missão de Ministra. Essa homenagem o mundo prestou ao Brasil através da figura da Ministra Marina Silva.

            É importante registrar também alguns feitos da ex-Ministra Marina Silva, como a redução do desmatamento da Amazônia, processo que foi iniciado na gestão da Ministra Marina, que teve continuação na gestão do Ministro Carlos Minc e que, agora, tem continuação na gestão da Ministra Isabella. Essa é uma conquista nacional, é resultado de uma consciência cada vez maior da necessidade de reduzirmos o desmatamento e de haver formas mais inteligentes de promover o desenvolvimento sustentável.

            Ressalto ainda seus esforços na aprovação da Lei da Mata Atlântica e da criação do Serviço Florestal Brasileiro.

            Portanto, temos muitos motivos, Senador Aloysio Nunes, para prestar homenagens, para render homenagens à Ministra Marina pelo que ela representa na causa ambiental e na causa social brasileira.

            Ouço, com muita alegria, V. Exa..

            O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco/PSDB - SP) - Meu querido amigo Senador Rollemberg, V. Exa. faz um pronunciamento muito oportuno nesta reabertura dos nossos trabalhos. Concordo com V. Exa. na exaltação que faz de muitas das virtudes da Ministra Marina como Ministra do Meio Ambiente, de muitas coisas positivas que ela fez no Governo e, sobretudo, do valor simbólico do seu engajamento na luta em defesa do meio ambiente. Por isso, Senador Rollemberg, confesso que fiquei chocado ao tomar conhecimento das declarações do Ministro Aldo Rebelo ao estranhar o fato de a Ministra Marina Silva ter participado da cerimônia de abertura das Olimpíadas e ao fazer uma ironia mal colocada. E a ironia mal colocada é grosseria. Ironia é uma arma difícil de ser manejada. Quando se erra a mão, ela descamba para a grosseria, e foi uma grosseria. E mais: gerou uma confusão entre o que é o Brasil, o povo brasileiro, com suas conquistas, com seus problemas, com os vários personagens que participaram de suas lutas e com os avanços obtidos ao longo das décadas da nossa história, e o que são as idiossincrasias do grupo que está no poder hoje. Desse modo, ao me associar ao pronunciamento de V. Exa. no elogio das boas virtudes e das boas qualidades da Ministra Marina Silva, eu também gostaria de fazer essa observação sobre a total impropriedade e os maus modos do Ministro, que, de outra forma, é um homem tão cortês, mas que não estava nos seus melhores dias quando fez essa declaração.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF) - Muito obrigado, Senador Aloysio Nunes.

            Ouço, com muita alegria, o Senador Pedro Taques.

            O Sr. Pedro Taques (Bloco/PDT - MT) - Senador Rodrigo, quero concordar com V. Exa. e dizer que precisamos separar uma questão de governo de uma questão de Estado. Ali, naquele momento, a Senadora Marina Silva estava fazendo uma representação não de um governo, mas estava fazendo a representação de um Estado, cujo componente pessoal recebe o nome de povo. A sua presença ali se deu em razão de sua história. Concordo com a defesa da Senadora Marina Silva pelo desenvolvimento sustentável. Independentemente da defesa ou não das posições dela, o povo brasileiro se fez presente naquele acontecimento. Nós temos de sempre nos recordar de uma lição que aprendemos no primeiro ano, na primeira aula de uma Faculdade de Direito: o Estado não se confunde com o Governo; o Governo é temporal, e o Estado é espacial, o Estado não tem tempo, é perene em razão da natureza do seu povo. Parabéns pela sua fala e pela lembrança desse acontecimento!

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF) - Registro a importância dessa bandeira, a importância de a representação brasileira ser feita através de uma mulher, de uma mulher de origem simples, de uma mulher que vem de uma região excluída, como a região Norte do País, e que vem da região da floresta, defendendo os povos da floresta, tão esquecidos neste País. Portanto, quero registrar a importância disso. Foi exatamente essa importância que me fez feliz como brasileiro.

            Quando a ex-Senadora Marina afirma ter sentido, na abertura dos Jogos Olímpicos, a mesma emoção de quando foi alfabetizada, ela revela a força de um povo que se sente incluído, a honra de representar a Nação brasileira na cerimônia e a nossa dívida com milhões de pessoas que ainda vivem na obscuridade iletrada.

            Quero registrar ainda a frase proferida pela ex-Senadora Marina Silva quando questionada se poderia usar isso no seu futuro político. Ela disse: “Não quero usar aquele espaço como um espaço destinado a uma causa como um bem privado”. Em suas próprias palavras, disse: “Eu gostaria que isso fosse um bem para o meu País, que fosse um legado, e um legado não pode ser apropriado por uma só pessoa”.

            Isso mostra a grandeza de alma da Senadora Marina, que, muito justamente, muito oportunamente, foi homenageada, homenageando todos os brasileiros na abertura das Olimpíadas.

            Muito obrigado, Sra. Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/08/2012 - Página 38673