Fala da Presidência durante a 212ª Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros, no Senado Federal

Cerimônia de posse dos jovens senadores e eleição da Mesa do Projeto Jovem Senador 2012.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Cerimônia de posse dos jovens senadores e eleição da Mesa do Projeto Jovem Senador 2012.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2012 - Página 61648
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • DISCURSO, ABERTURA, SESSÃO, POSSE, CARGO, JUVENTUDE, SENADOR.

            O SR. PRESIDENTE (Anibal Diniz. Bloco/PT - AC) - […] Exmo Sr. Senador Jorge Viana, do Estado do Acre; Exmo Secretário da Educação e Cultura do Estado do Tocantins, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação - Conced, Sr. Danilo de Melo Souza; Secretária-Adjunta de Educação do Estado de Alagoas, Exma Srª Jocicleide Maria Pereira de Moura; Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino e representando o Ministro de Estado de Educação, Exmo Sr. Aloizio Mercadante, aqui presente o Sr. Binho Marques, membro honorário do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Conced; Secretária-Geral da Mesa do Senado, Srª Claudia Lyra; Diretora-Geral do Senado, Srª Doris Romariz Peixoto; Diretora de Relações Governamentais da Editora Abril, Srª Ângela Rehem; excelentíssimas senhoras e senhores; Srªs e Srs. Diretores do Senado Federal; é com muita satisfação que este Senado dá início hoje às atividades da 5ª edição do concurso de redação do Senado Federal com o tema “Meu Município, meu Brasil”.

            Eu gostaria de saudar os jovens de todo o País que, com esforço e dedicação, são hoje os estudantes classificados em primeiro lugar nos 26 Estados do País e no Distrito Federal para participar do projeto Jovem Senador e viver na prática o importante processo democrático de criação de leis no País, durante 3 dias. Esperamos que os próximos 3 dias sejam para vocês uma experiência marcante de vida e que esses 27 jovens possam deixar uma marca democrática inspiradora neste Parlamento por meio dos projetos que serão aqui discutidos e aprovados nesse período.

            Temos certeza de que, ao lado dos prêmios merecidos (notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal), a experiência vivida e as proposições apresentadas pelos senhores, neste Senado, poderão contribuir para o aperfeiçoamento e para o início de novas etapas de desenvolvimento do nosso País.

            A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal aprovou três projetos de lei e uma Proposta de Emenda à Constituição decorrentes das proposições apresentadas pelos jovens Senadores em 2011. Este agora é o momento de vocês.

            A todos vocês, os nossos parabéns e votos de muito sucesso nesses 3 dias de mandato para produzir uma legislação em contribuição para o arsenal legal do nosso País. A todos, os parabéns.

            Eu gostaria, antes de iniciar o ato de posse, de convidar o Senador Jorge Viana, do Estado do Acre, para fazer uma saudação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2012 - Página 61648