Discurso durante a 212ª Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros, no Senado Federal

Cerimônia de posse dos jovens senadores e eleição da Mesa do Projeto Jovem Senador 2012.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Cerimônia de posse dos jovens senadores e eleição da Mesa do Projeto Jovem Senador 2012.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2012 - Página 61648
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • DISCURSO, ABERTURA, SESSÃO, POSSE, CARGO, JUVENTUDE, SENADOR.

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. convidados, cumprimento, de modo muito especial, as jovens Senadoras e os jovens Senadores. De fato, será uma breve saudação.

            No meu Estado, tive o cuidado e a oportunidade de andar em várias escolas, fazer uma fala e uma apresentação sobre o papel do Senado Federal, a mais antiga Instituição da República, e ter um contato direto com estudantes, especialmente de Rio Branco. E, em um trabalho conjunto com Secretária Estadual de Educação, desde o ano passado, vimos nos empenhando no sentido de divulgar esse projeto que eu entendo ser da maior importância.

            A Drª Claudia Lyra, essa senhora que está aqui, é uma das pessoas que mais entende de Senado. Entende muito mais do que nós Senadores. Claro que ela não tem a prerrogativa que vocês agora vão começar a ter, e que nós temos, que é dada pelo voto. Mas aqui há um conjunto - está ai a Dóris - de dedicados funcionários que trabalham e cuidam desta Instituição.

            O Senado Federal é conhecido também como a Casa da Federação. E esse projeto - eu falei ainda há pouco para a imprensa - é um instrumento que busca aproximar a mais antiga Instituição do País com a mais jovem força do Brasil, que é a juventude. Esse Projeto Jovem Senador faz exatamente isso. E o faz através de um posicionamento de vocês. Quer dizer, vocês passam em um teste que é tão difícil quanto o das urnas, que é o de descrever o Município, o lugar onde vivem, o País, e ser escolhido entre milhares de redações.

            Então, a primeira redação, por exemplo, é do Acre. Aqui está a Ana, que é de uma das escolas em que fiz uma palestra sobre a importância do Projeto. A campeã, a que tirou o primeiro lugar nacional - já que todos vocês são finalistas -, tentou e fez algo muito interessante: pegar o Hino Nacional e estabelecer uma relação dele com a realidade do País hoje, da vida, do cotidiano hoje. E cada um de vocês encontrou uma maneira de passar uma mensagem sobre a importância do nosso País, do nosso povo e dos nossos Municípios.

            Então, eu queria, antes de tudo, cumprimentar todos. Vocês são vitoriosos. Agora, estão sentados aqui neste plenário e vão ter a prerrogativa de discutir as leis do País, de apresentar mudanças no aparato legal do Brasil. Isso é muito interessante.

            Eu falava ainda há pouco com o Governador Binho, que está aqui ao meu lado, que, nesse contato direto com o Projeto e com estudantes, recebi uma reclamação e uma sugestão. O nosso projeto Jovem Senador estabelecia limites de idade, teto e mínimo, e, obviamente, a obrigatoriedade de o aluno estar nos dois anos finais do ensino médio. E alguns jovens ficavam de fora porque estavam com idade menor do que a que o projeto estabelecia, mas estavam no ensino médio. E nós mudamos: a Drª Claudia fez a boa condução, mudamos as regras a partir de uma sugestão e de uma cobrança que veio de pessoas que queriam participar e não podiam por conta das regras do próprio Projeto Jovem Senador. Então, esse é um pequeno exemplo.

            O Senador Anibal, que preside a sessão e é Vice-Presidente do Senado, acabou de informar que já temos casos concretos, objetivos, de ideias que surgiram do Projeto Jovem Senador que estão virando lei e estão ajudando a melhorar a legislação brasileira. Assim, a minha presença aqui é só no sentido de dar as boas-vindas a todas, a todos e dizer que vocês serão Senadores do Brasil por três dias. Espero sinceramente que isso marque a vida de vocês - sei que vai marcar -, porque é uma história importante na fase da vida bonita que vocês estão vivendo. De alguma maneira também, espero que vocês se sintam animados, determinados a contribuir para que o Brasil fique melhor, do ponto de vista da legislação, nesses três dias em que vocês têm a prerrogativa de legislar no Senado Federal, que é a Casa que cuida da Federação.

            A Federação significa os Estados, os Municípios, que são a força do nosso País. Todos nós moramos em algum Estado, em alguma cidade, e o Senado cuida também disso.

            Então, boa sorte e bom mandato!

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2012 - Página 61648