Fala da Presidência durante a 212ª Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros, no Senado Federal

Prestação do compromisso regimental e posse dos jovens Senadores.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Prestação do compromisso regimental e posse dos jovens Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2012 - Página 61679
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO, ATO, POSSE, CARGO, JUVENTUDE, SENADOR.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Davim. Bloco/PV - RN) - Srs. Senadores, Srªs Senadoras, jovens Senadoras e Senadores empossadas e empossados, é com muita alegria que recebemos os 27 jovens Senadores de 2012, que conquistaram o direito de representar suas unidades da Federação ao vencerem a quinta edição do Concurso de Redação do Senado Federal.

            Tive a satisfação de presidir o Conselho do Programa Jovem Senador neste ano e pude, assim, acompanhar todo o processo de seleção e os preparativos para esta cerimônia em especial. Os Jovens Senadores e Jovens Senadoras tomam posse na manhã de hoje, no Senado Federal, por três profícuos dias.

            Também tive a oportunidade de refletir sobre o significado e a importância desta belíssima iniciativa que é o Programa Senado Jovem Brasileiro, que, desde o ano passado, combina o Concurso de Redação do Senado Federal com o projeto Jovem Senador.

            A primeira coisa que me chamou a atenção é a natureza aparentemente contraditória do termo “jovem Senador”. A palavra Senador tem sua origem no latim e significa velho, idoso. Um Jovem Senador, portanto, seria um paradoxo, uma contradição em termos.

            Mas, entre as inúmeras maravilhas da linguagem, está o fato de que os paradoxos às vezes guardam grandes lições. É o caso, em minha opinião, da expressão “jovem Senador”, da qual tirei duas reflexões que enriqueceram meu entendimento sobre o significado deste programa e sobre a relação do Senado com a sociedade e, particularmente, com a juventude.

            A primeira reflexão diz respeito ao impacto na vida dos 27 jovens que aqui estão nesta experiência única que eles viverão nos próximos dias. Eles terão uma aula prática de cidadania. Eles participarão ativamente do âmago do processo democrático. Eles terão a oportunidade de deixar uma contribuição concreta para o futuro do País, na forma dos projetos de lei que resultarão deste breve, porém, intenso período em que conviverão conosco aqui no Senado Federal.

            Essa experiência, que marcará definitivamente a vida dos Jovens Senadores e Senadoras, tem um aspecto muito importante: ela será transmitida por esses Jovens Senadores e Senadoras às suas famílias, será multiplicada por eles em suas comunidades, em suas escolas, em suas cidades, nos Estados que cada um representa, a partir de hoje, nesta Casa.

            Trata-se, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, de uma experiência profundamente transformadora. Os jovens, que retornarão a seus lares, ao fim do Programa Senado Jovem Brasileiro, serão muito diferentes dos jovens que iniciaram suas viagens para Brasília: voltarão com nova perspectiva, pois terão noção da responsabilidade e da seriedade envolvidas na tarefa de representar a população em um parlamento.

            Essa mensagem de cidadania e de democracia que os jovens levam para a sociedade não tem preço. Ela aproxima o Congresso Nacional da sociedade e esclarece a população a respeito da atividade parlamentar. Essa reflexão sobre impacto desse programa nos jovens e, consequentemente, na sociedade veio acompanhada de uma segunda reflexão: a profunda marca deixada em cada um de nós, Senadores e Senadoras, pela passagem desses 27 jovens pelo Senado Federal.

            Conviver com os Jovens Senadores nos leva a renovar o nosso entusiasmo, a nossa ânsia por mudança, a nossa vontade de fazer o bem, de combater as injustiças e transformar a realidade. Esses são os sentimentos que recuperamos do contato com cada um dos Jovens Senadores agora empossados. Vocês nos contagiam com a sua paixão, com a sua alegria, com o seu arrebatamento. Vocês nos reanimam e nos estimulam a ter novas ideias, a adotar novas posturas e a nos “antenar”, na linguagem jovem, com os anseios da juventude, que é a dona do futuro deste País. A cada ano, vocês, Jovens Senadoras e Senadores, nos tornam Senadores mais jovens.

            Por tudo isso, quero parabenizá-los e agradecer.

            Muito obrigado. (Palmas.)

            Queremos agradecer a inestimável colaboração da Diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado, a Drª Andréa Valente; à Coordenadora de Eventos da Secretaria de Relações Públicas do Senado, Márcia Yamaguchi. Queremos também agradecer ao Consultor-Geral do Senado, Paulo Mohn; à Diretora-Geral do Senado, Drª Doris Peixoto, e à equipe da Secretaria-Geral da Mesa, da Secretaria de Relações Públicas, Consultoria do Legislativo e Diretora- Geral. Queremos agradecer também - não consta aqui - a valorosa contribuição, dedicação e abnegação da Drª Claudia, Secretária da Mesa do Senado, uma figura ímpar no Senado Federal, para a qual solicito uma salva de palmas, pois ela merece. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2012 - Página 61679