Fala da Presidência durante a 212ª Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros, no Senado Federal

Abertura dos trabalhos para o Programa Senado Jovem 2012.

Autor
André Giovane de Castro
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Abertura dos trabalhos para o Programa Senado Jovem 2012.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2012 - Página 61681
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, DEBATE, COMISSÃO, MEIO AMBIENTE, DIREITOS HUMANOS, PARTICIPAÇÃO, JUVENTUDE, SENADOR, ASSUNTO, PROTEÇÃO, IDOSO, CRIAÇÃO, DISCIPLINA, REFERENCIA, DEFICIENTE FISICO, CURRICULO, EDUCAÇÃO, DISCUSSÃO, ALTERAÇÃO, SALARIO, PROFESSOR.

            O SR. PRESIDENTE (André Giovane de Castro. RS) - Convido a participar da Mesa o Jovem Senador Danilo do Amor Divino dos Santos, como 1º Vice-Presidente; a Jovem Senadora Ana Cristina Pinho do Nascimento, como 1ª Secretária; e a Jovem Senadora Nathaly Andrade Moço, como 2ª Secretária. (Palmas.)

            Sras Senadoras e Srs. Senadores, não consigo descrever nem conter a alegria imensa que tive quando soube que havia sido escolhido por meus colegas para exercer a Presidência do Senado Jovem. Sinto-me honrado pela escolha, e a sensação que me causou certamente estará guardada na memória pelo restante de minha vida.

            Os nobres colegas demonstraram o mais alto espírito cívico quando participaram do Concurso de Redação do Senado, que, nesta 5ª edição, teve o seguinte tema: “Meu Município, meu Brasil”. Então, estamos participando do programa Senado Jovem Brasileiro, justamente por sobressair entre os concorrentes de cada um dos Estados da Federação. Foi dessa forma que nos foi oferecida a possibilidade de estar em Brasília, neste momento, atuando como membros da Câmara Alta do Congresso Nacional.

            Por isso, conclamo V. Exas a que aproveitemos este curto período, para debater com seriedade os assuntos mais importantes para a Nação na atual conjuntura, bem como para produzir os possíveis aperfeiçoamentos legislativos que essa situação nos enseja.

            Sras Senadoras e Srs. Senadores, procurarei, no exercício da Presidência, assegurar a possibilidade de participação democrática de todos os que aqui se encontram. É somente dessa forma que se pode garantir a defesa dos interesses das unidades da Federação que ora representamos.

            Quero citar ainda uma frase famosa: “A política não é uma ciência exata”. Por isso mesmo, é importante respeitar as opiniões de nossos pares na defesa de suas ideias, tendo em vista, sempre, que o mundo muda, a sociedade muda, e a legislação também precisa mudar, para acompanhar e regular as novas relações que passam a integrar a estrutura de convivência humana. 

            Sras Senadoras e Srs. Senadores, vamos dar início aos trabalhos na qualidade de Jovens Senadores, esperando oferecer proposições legislativas que se transformem, efetivamente, em normas úteis para o avanço da sociedade.

            Que esta oportunidade que nos foi oferecida não sirva apenas para nos orgulharmos no futuro - certamente, será inesquecível -, mas para que possamos demonstrar que, se temos capacidade de vencer no Concurso de Redação do Senado, também temos ideias que podem engrandecer e contribuir para o desenvolvimento da Nação brasileira com mais riqueza e justiça social.

            Esperamos que esta experiência reforce em nós o espírito de cidadania e a conscientização de que, se o Estado existe para promover nosso bem-estar, os direitos que adquirimos vêm acompanhados de deveres de cidadão aos quais não nos podemos furtar.

            Era o que tinha a dizer.

            Mãos à obra, portanto.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2012 - Página 61681