Pela Liderança durante a 213ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da realização, em Brasília, do Seminário Nacional de Prefeitos do PSB.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Registro da realização, em Brasília, do Seminário Nacional de Prefeitos do PSB.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2012 - Página 61688
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, DISTRITO FEDERAL (DF), SEMINARIO, PREFEITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), COMENTARIO, AUMENTO, GESTÃO, ADMINISTRAÇÃO, MUNICIPIOS.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente. Boa tarde, Srªs e Srs. Senadores e todos que nos acompanham pelos meios de comunicação do Senado.

            Quero destacar, Sr. Presidente, que nos próximos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro ocorrerá aqui em Brasília um seminário nacional de prefeitos do PSB.

            Todos os anos, após a eleição, o PSB realiza um seminário para discutir suas experiências administrativas e compartilhar as experiências vitoriosas, como também debater e refletir sobre experiências negativas com seus prefeitos eleitos naquele processo eleitoral.

            O próximo seminário do PSB nós vamos fazer com a alegria de ter sido um partido de grande crescimento no último pleito eleitoral, com a marca de 443 prefeitos e com a marca de ter sido um dos partidos com maior índice de prefeitos reeleitos, o que marca uma referência de boas gestões, com governadores muito bem avaliados e com vitórias expressivas desses governadores, não apenas na avaliação de suas administrações, mas também com o resultado do desempenho eleitoral desses governadores em seus Estados.

            Portanto, o PSB, com muita alegria, vai reunir esses novos prefeitos. Certamente, participarão também novos vereadores, que vêm, naturalmente, com as equipes de prefeitos. Vamos discutir nosso conceito de gestão, as referências mais significativas de políticas públicas bem avaliadas dos nossos administradores, e principalmente a ideia de que não é possível administrar bem sem planejar bem, sem antes diagnosticar bem a situação de cada Município e, principalmente, de planejar de forma participativa, democrática, as novas políticas públicas que marcarão a gestão de cada um dos nossos administradores.

            Na Bahia, também tivemos uma vitória expressiva. Nas últimas eleições, foram eleitos 18 prefeitos. Depois, diminuímos a nossa bancada de prefeitos, por uma série de circunstâncias. Inclusive, logo após as eleições, houve a morte de um dos prefeitos. Ao longo do tempo, reduzimos a nossa bancada para 13 prefeitos apenas, mas no último pleito saímos com a eleição de 28, agora, com o reconhecimento, pelo Tribunal Regional Eleitoral, de mais um eleito, estamos com 29, e 2 prefeitos que foram eleitos em outras legendas, mas com o número e a legenda do PSB, porque foram substituídos, às vésperas da eleição tiveram de ser substituídos por candidatos indicados por suas coligações. Portanto, o PSB da Bahia cresceu em regiões muito importantes do Estado, com a renovação também de lideranças políticas. Prefeitos muito jovens foram eleitos em nossa legenda e prefeitos que se reelegeram com uma experiência administrativa que marca as suas regiões.

            Temos razões para comemorar, nessas eleições, no caso da Bahia, uma grande aliança sob a liderança do Governador Jacques Wagner e, no caso do Brasil, diversas alianças formadas nos Municípios brasileiros, sob a liderança e a coordenação do Presidente do nosso Partido, o Governador Eduardo Campos, que tem, em seu Estado, recebido diversos prêmios de políticas públicas, que demonstram a sua relação, de um lado, com o compromisso de fazer mais e melhor para a sociedade de Pernambuco; de outro lado, a referência de não abrir mão de compromissos e de referências partidárias que compõem o projeto político, o estatuto e o programa do nosso Partido. Foi assim que o Governador Eduardo Campos recebeu a premiação da ONU, por sua política inédita, no único Estado brasileiro que iniciou formando uma secretaria das mulheres e cujo projeto de fazer chegar até aos Municípios mais distantes uma política de inclusão da mulher na participação econômica e social desses Municípios, hoje, teve o reconhecimento internacional.

            Portanto, quero aqui, como Líder do Partido, comunicar ao Senado e ao Brasil a realização desse nosso seminário político e aproveitar para convidar todos os prefeitos do PSB da Bahia e de todo o Brasil para estarem aqui presentes nos próximos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2012 - Página 61688