Discussão durante a 226ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao Substitutivo da Câmara ao Projeto de Lei do Senado n. 253, de 2009.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao Substitutivo da Câmara ao Projeto de Lei do Senado n. 253, de 2009.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2012 - Página 66460

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Para discutir. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, quero inicialmente me congratular com o autor, embora ele não esteja presente, mas está acompanhando, com certeza, a nossa sessão, Senador Renan Calheiros, Senador Eunício Oliveira, Senadora Vanessa Grazziotin, que participou ativamente dos debates e da votação na Comissão de Assuntos Sociais.

            Eu tenho um tio, irmão da minha mãe, que viveu praticamente a vida toda sustentando a sua família a partir de um táxi. Transformá-lo em um bem de família é uma conquista, Senador Renan Calheiros, para essas famílias que, de repente, poderiam estar sendo ameaçadas por uma tentativa de monopólio, oligopólio que poderia se formar no Brasil. Então, eu acho que era um risco que nós estávamos correndo. O projeto atenta para essa questão e abre espaço para uma conquista extraordinária dos taxistas no Brasil inteiro.

            O Ceará está acompanhando, Alagoas está acompanhando, o Brasil inteiro está acompanhando. Isso é uma vitória, e eu espero celeridade na Câmara. Um projeto dessa ordem tem que ter prioridade máxima na Câmara dos Deputados. Que a gente vote numa velocidade que atenda ao interesse dos taxistas, mas o interesse dos taxistas é também o interesse de milhares de trabalhadores do Brasil inteiro.

            O projeto é terminativo já aqui neste Plenário. Daqui já vai para a sanção presidencial, já percorreu essa trajetória, essa verdadeira via-crúcis - me auxilia aqui o Senador Wellington Dias. E nós, diria, não devemos nos preocupar, mas devemos acompanhar a saída dele até as mãos da nossa Presidenta, para garantirmos que este projeto seja sancionado rapidamente, para que esse não seja um presente de Natal, porque não o é; é uma conquista dos taxistas do Brasil inteiro.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2012 - Página 66460