Pela ordem durante a 233ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem aos quarenta anos da TV Rádio Clube de Teresina, afiliada da Rede Globo.

Autor
João Vicente Claudino (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PI)
Nome completo: João Vicente de Macêdo Claudino
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem aos quarenta anos da TV Rádio Clube de Teresina, afiliada da Rede Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2012 - Página 69351
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, RADIO, ESTADO DO PIAUI (PI), COMENTARIO, HISTORIA, CRIAÇÃO, ELOGIO, TRANSMISSÃO, INFORMAÇÃO, POPULAÇÃO, REGIÃO.

            O SR. JOÃO VICENTE CLAUDINO (Bloco/PTB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Peço que seja dado como lido o pronunciamento que faríamos hoje, comemorando os 40 anos da TV Rádio Clube de Teresina, afiliada da Rede Globo.

            Juntos, nós demos entrada a um requerimento de voto de aplauso pela história e pela saga do Dr. Valter Alencar.

            A TV Rádio Clube de Teresina foi a quinta afiliada da Globo no Brasil, lá no Piauí, e não poderíamos deixar de fazer o registro dessa história, dessa data tão marcante de luta, de vida na comunicação no Brasil e, principalmente, de um marco na história do Piauí.

            Então, eu queria que fosse dado como lido este pronunciamento e o requerimento de voto de aplauso, cuja entrada nós já demos na Mesa.

            Muito obrigado.

 

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR JOÃO VICENTE CLAUDINO

            O SR. JOÃO VICENTE CLAUDINO (Bloco/PTB - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, subo a esta tribuna na tarde de hoje para cumprir uma especial missão: homenagear a TV Rádio Clube de Teresina, a nossa TV Clube, que completou no início do mês 40 anos de funcionamento.

            Inaugurada no dia 3 de dezembro de 1972, a TV Clube, emissora pioneira no estado do Piauí, surgiu através do sonho de seu fundador, o visionário Professor Valter Alencar, que na época foi considerado um "louco", logo impressionou a todos com o seu empreendedorismo corajoso.

            Nascido na cidade piauiense de União, Valter Alencar cedo partiu para estudar na capital do Estado. Com um espírito batalhador, ele foi de promotor público a educador, chegando à vocação jornalística quando começou a escrever artigos para uma coluna semanal no jornal "O Dia" de Teresina. Desde então, sua luta por levar educação através dos meios de comunicação só aumentou. Assim, uniu parceiros no ideal de presentear os piauienses com a primeira televisão aberta do Piauí.

            Em 1960, o piauiense que gostava de desafios fundou a Rádio Clube de Teresina AM. Doze anos depois, no dia 17 de outubro de 1972, em caráter experimental, a primeira imagem na "telinha" foi ao ar. Após dois meses de testes, o Professor Valter Alencar ver concretizado o seu sonho. Dia 03 de dezembro de 1972, o unionense pioneiro inaugura oficialmente a primeira televisão do Piauí, a TV Rádio Clube de Teresina, Canal 4, prefixo ZYB-350. Um marco na história da comunicação no Estado!

            Valter Alencar, considerado o patrono da televisão piauiense, era um sonhador. Uma pessoa que sonhava com um Piauí melhor. Prova disso foi o slogan adotado pela TV Clube nos primeiros anos de existência: "A força de um ideal". O propósito era fornecer educação para formar e informar os jovens do Piauí. Ideal e sonho que se transformaram na própria razão de viver desse homem impar na história do Piauí.

            No início da grande conquista de sua implantação, a TV Clube intercalava programas locais com atrações da Rede de Emissoras Independentes (REI), formada pela Rede Record e pela TV Rio, além de exibir a programação da Rede Tupi. Em dezembro de 1974, a emissora se toma a quinta afiliada da Rede Globo em todo o País.

            Justamente em uma época em que a tecnologia disponível era significativamente limitada, grande parte da programação da emissora era enviada pela TV Globo via malote para a TV Clube. Isso acarretava em um atraso na programação exibida no Estado em relação ao eixo Rio/São Paulo.

            Todavia, essas dificuldades não impediram o avanço da TV Clube, pelo contrário. Cada dificuldade superada convertia-se em mais estímulo para a emissora, que por mais de 14 anos foi a única a operar no Piauí. E continua, ao longo desses 40 anos de existência, audaciosa nas conquistas técnicas e jornalísticas.

            O resultado desse longo e persistente esforço está aí às vistas de todos. A TV Clube até hoje é uma das emissoras de maior credibilidade e audiência do Estado.

            A TV Clube também é um motivo de orgulho para os piauienses. Isso porque a emissora sempre soube valorizar o conteúdo produzido no Estado. Já em 1983 começou a exibir o Bom Dia Piauí, nos mesmos moldes do Bom Dia Brasil, exibido pela Rede Globo. Mais que isso, a TV Clube sempre esteve atenta à descoberta de novos paradigmas de qualidade.

            Atualmente, a programação local da TV Clube conta com cinco programas: Bom Dia Piauí; Piauí TV IaEdição; Globo Esporte local; Piauí TV 2ª Edição; e Clube Rural É um Jornalismo presente no dia a dia dos piauienses, de manhã, à tarde e à noite. Com conteúdo regional exibido todos os dias da semana, inseridos na programação da Rede Globo.

            Além de levar informação e entretenimento, esse importante meio de comunicação social realiza ações sociais e oferece serviços, como campanhas de doação de sangue, doação de leite materno; projetos especiais como a semana do meio ambiente, a semana do trânsito e a semana do diabetes; além de programas especiais como o "Criança Feliz", levando cultura, educação, saúde e cidadania a centenas de crianças.

            A TV Clube, como já dissemos, é o produto da obra e visão pioneira do político, educador e empreendedor Valter Alencar. Trabalho assumido pelos seus filhos Segisnando e Valter Filho, que assumiram o comando da emissora após o passamento, em 1975, do patriarca da família.

            Em 1992 foi criada a Fundação Valter Alencar, que além de ser a responsável por guardar todo o acervo histórico da TV Clube, também promovia a realização de seminários, cursos de capacitação e distribuição de bolsas de estudo.

            Essa lacuna deixada por Valter Alencar foi suprimida pela brilhante atuação de Segisnando e Valter Filho à frente da TV Clube, que deram continuidade ao trabalho já iniciado. Sempre tiveram a certeza do enorme potencial que a TV Clube possuía. Por isso, desde o início de sua gestão, tem investido em mais equipamentos e na ampliação tanto da programação local, bem como da rede de transmissão da emissora.

            Faço esta homenagem também aos profissionais da Comunicação Social que trabalham dia a dia para levar informação de qualidade para a população piauiense, como Cláudia Brandão, Marcos Teixeira, Ana Cristina Batista, Jota Medeiros,Izabel Telles, João Neto, Genival Oliveira, Aristides Araújo, João Eudes (o Bolinha), Neyara Pinheiro, Denise Freitas, Walteres Arraes e todos os apresentadores, repórteres, editores, produtores, cinegrafistas, auxiliares e demais profissionais que fizeram e fazem parte destes quarenta anos de TV Rádio Clube.

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOÃO VICENTE CLAUDINO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

Requerimento de voto de aplauso referente ao Dr. Valter Alencar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2012 - Página 69351