Discurso durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Tristeza com a seca no Estado do Piauí.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Tristeza com a seca no Estado do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2013 - Página 11385
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, SITUAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, ESTADO DO PIAUI (PI), MOTIVO, FALTA, CHUVA, FATO GERADOR, SECA, REGIÃO, NECESSIDADE, GOVERNO ESTADUAL, INVESTIMENTO, PROJETO, OBJETIVO, PREVENÇÃO, PROBLEMA.

            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, hoje, 19 de março, Dia de São José, é um dia muito especial para os piauienses e para os nordestinos. Acredita-se que as localidades que receberam chuva até esta data serão abençoadas com uma boa safra. Se chover exatamente no dia de hoje, aí sim podemos esperar uma grande colheita... E, graças a Deus, tive a boa notícia de que em Teresina e em algumas regiões do meu querido Piauí choveu no dia de hoje!

            Desde a minha infância tenho visto a fé e a esperança do povo nordestino de que chuva nesta época do ano trará a fartura para o sertanejo, para o homem do campo, para as famílias do meu nordeste. Agora, com a chuva que cai no meu Estado, essa esperança é renovada.

            Mas, Senhor Presidente, quero apenas registrar que o estado do Piauí enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos. Em grande parte dos municípios os níveis nos reservatórios estão muito abaixo da capacidade, se comparado ao mesmo período no ano passado.

            O retrato do semiárido é o de desolação e de muitos prejuízos para a agricultura e para a pecuária. Para se ter uma ideia, a seca hoje atinge mais de um milhão de pessoas em 203 dos 224 municípios do Piauí. A situação é tão crítica, que 194 desses municípios foram declarados em estado de emergência pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

            E não é só o semiárido que enfrenta os efeitos da seca prolongada. A estiagem também já atinge a região do cerrado, uma área em que normalmente as chuvas anuais são suficientes. Lamentavelmente, os agricultores do cerrado também foram surpreendidos com perdas nas safras em consequência da dura seca enfrentada em quase todo o Piauí.

            Senhor presidente, Senhoras e Senhores Senadores, os diversos programas do governo federal contribuem para minimizar os efeitos da seca e os esforços da presidenta Dilma nesse sentido são louváveis.

            Entretanto, tenho defendido a execução de obras importantes para o fornecimento permanente de água, como barragens, cisternas, adutoras e poços. Tenho, inclusive, defendido a destinação de recursos para a construção da Adutora do Semiárido e a conclusão da barragem de Tinguis, que serão importantes canais de combate à estiagem, além de promover o desenvolvimento local.

            Lamentavelmente, administrações ao longo da história não prepararam o nosso Estado para enfrentar fenômenos naturais como a seca. Por isso, quero alertar o governo estadual para a importância de se trabalhar com uma visão de longo prazo, quando devem ser priorizadas ações para o enfrentamento de episódios futuros de seca.

            O Piauí precisa de um projeto em que sejam identificados os problemas e apontados os caminhos para o combate efetivo dos efeitos da seca. Falta para o nosso Estado um grande projeto, como o do Canal do Sertão Alagoano, uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do Nordeste, que vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas na região quando estiver concluída. Infelizmente, uma iniciativa desse porte, que envolva ações permanentes e de longo prazo, os governos do Estado ainda não foram capazes de realizar.

            Repito agora o que disse em outra oportunidade, daqui mesmo dessa tribuna - temos que decidir hoje como será o futuro de nossos filhos e netos. As obras que aliviarão sofrimentos futuros deverão ser definidas agora.

            E, enquanto não contamos com essa estrutura hídrica, vamos rezando para que São José se compadeça do povo piauiense e mande ainda mais chuva - chuva em abundância - a todos os recantos do meu querido Piauí.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2013 - Página 11385