Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Município de Porto Alegre pelo transcurso de seus 241 anos; e outro assunto.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Município de Porto Alegre pelo transcurso de seus 241 anos; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2013 - Página 13141
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, APOIO, VEREADOR, ORIGEM, MUNICIPIO, UBERABA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), RELAÇÃO, APROVAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, REFERENCIA, AMPLIAÇÃO, DIREITOS E GARANTIAS TRABALHISTAS, BENEFICIARIO, EMPREGADO DOMESTICO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PORTO ALEGRE (RS), CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, antes de V. Exª encerrar, por uma questão de justiça, eu recebi uma moção de apoio à PEC das domésticas, oriunda dos vereadores de Uberaba - não é o meu Estado. Eles ficaram todo o tempo aqui e, na figura dos Vereadores Almir Pereira da Silva, Samuel Pereira, José Severino e Itamar Ribeiro de Rezende, entre outros, praticamente de todos os partidos, quero encaminhar à Mesa essa moção de apoio que eles encaminharam ainda em 2010, pela aprovação da PEC das domésticas.

            E, por fim, Sr. Presidente, só para registro, não vou ler: hoje Porto Alegre faz 241 anos, capital de todos os gaúchos, uma capital de resistência, de luta belíssima que marcou a história não só do Rio Grande, mas pela luta pela democracia também para o País.

            Então, eu peço a V. Exª que receba, na íntegra, o meu pronunciamento onde eu faço homenagem à nossa querida capital Porto Alegre, a capital de todos os gaúchos e gaúchas.

            Obrigado, Sr. Presidente.

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAULO PAIM EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

- Requerimento nº 0573, da Câmara Municipal de Uberaba

 

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR PAULO PAIM

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Porto Alegre certamente é uma alegria para o povo do Rio Grande do Sul. Ela, no dia de hoje, está completando 241 anos.

            É a nossa capital gaúcha, que sempre esteve no centro dos acontecimentos políticos e sociais do Estado e do País.

            Terra de um povo guerreiro cuja história registra sua coragem frente às adversidades e a luta por seus ideais.

            É Cidade sinônimo de qualidade de vida, capital de progresso, de conquistas sociais, que nos enche de orgulho com seu alto índice de alfabetização e de escolaridade, com seu trânsito considerado modelo no País.

            É Cidade respeitada em todo País pela construção do orçamento participativo (1988), pelo 1º Fórum Social Mundial (2000), implantados pelo Governo Petista, que buscou aprofundar a relação da Prefeitura com a cidadania, fazendo da participação popular prioridade para o fortalecimento da democracia.

            É Município que respeita seus marcos históricos, que no Centro de seu cerne conserva belezas ímpares como a Praça da Matriz, a Santa Casa de Misericórdia, marco da medicina do Estado, a Biblioteca Pública, a Praça da Alfândega, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o prédio antigo do Correio, o Museu Júlio de Castilhos, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Theatro São Pedro e tantas outras obras notáveis, que tal como estas, não se distinguem somente como patrimônio arquitetônico, mas também pela eficiência no cumprimento do ideal a que se destinam, enchendo nossos corações de brio e satisfação.

            Falar de Porto Alegre é falar de um povo acolhedor, de gente que sabe valorizar o trabalho, a cultura, o lazer, a vida.

            E lembrar dos transeuntes no Mercado Público Central, ou na Rua da Praia, no Brique da Redenção, ou ainda das pessoas que se exercitam nos belos parques da cidade, ou no calçadão de Ipanema, é lembrar daqueles que passeiam pelo Jardim Botânico para conhecer seu acervo natural, ou também daqueles que se divertem no Bairro Cidade Baixa que encanta com seus bares que relembram a boêmia dos anos 50.

            Descrever Porto Alegre, é pensá-la em versos, como uma bela poesia, mágica em seu pôr do sol, grandiosa na alma de sua gente e aconchegante em sua esplêndida singularidade.

            Sr. Presidente, informo ainda, que a unidade móvel do meu gabinete (CIPP), está hoje em Porto Alegre prestando contas do nosso mandato. Entregando material informativo, livros, cartilhas, recebendo demandas da nossa população. É uma maneira também de homenagem a Porto Alegre.

            Sr. Presidente, respeitosamente, apresento voto de aplauso a cidade de Porto Alegre pelo transcurso dos seus 241 anos de fundação.

            Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2013 - Página 13141