Pela Liderança durante a 55ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da participação de S.Exa. em reunião que tratou da retomada da Região Integrada de Desenvolvimento da grande Teresina; e outros assuntos.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, HOMENAGEM.:
  • Registro da participação de S.Exa. em reunião que tratou da retomada da Região Integrada de Desenvolvimento da grande Teresina; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 23/04/2013 - Página 20570
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, EMPRESARIO, OBJETIVO, MANUTENÇÃO, ATIVIDADE, INVESTIMENTO, EMPRESA PRIVADA, ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), MOTIVO, QUESTIONAMENTO, MINISTERIO PUBLICO, LICENCIAMENTO, EMPRESA, REGISTRO, SOLUÇÃO, IMPASSE, DIALOGO, GOVERNO FEDERAL, ANALISE, IMPORTANCIA, PERMANENCIA, ORGANIZAÇÃO, REGIÃO.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, OBJETIVO, RETOMADA, REGIÃO, INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), REFERENCIA, APOIO, PROJETO, PREFEITURA, GOVERNO ESTADUAL.
  • REGISTRO, ESCLARECIMENTOS, ATIVIDADE, BANCADA, ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), REFERENCIA, AMPLIAÇÃO, ATENDIMENTO, AGENCIA, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), REGIÃO, REFORMULAÇÃO, RODOVIA, MUNICIPIOS, MELHORIA, EDUCAÇÃO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, BRASILIA (DF), COMENTARIO, IMPORTANCIA, CIDADE, PAIS, REGISTRO, NECESSIDADE, MELHORIA, SETOR, POLITICA, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, DISTRITO FEDERAL (DF).

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro, quero registrar que temos que cuidar, com todo o carinho, e assim estamos fazendo, dos atletas brasileiros que enfrentam este momento. Ao mesmo tempo, tenho a convicção de que a área de relações exteriores do Brasil defende sempre os interesses dos brasileiros, os interesses do nosso País, e assim também o fará, de forma corajosa e democrática, respeitando os acordos que existem entre todos os países.

            Antes de entrar no tema que me traz aqui, quero, Sr. Presidente, trazer outro assunto. Tive, nesse período, uma agenda importante no meu Estado. Há poucos dias, tratei aqui de investimentos feitos pela empresa Suzano, como a própria empresa diz, por problemas de ordem financeira e, ao mesmo tempo, por ações judiciais que a impedem de continuar os investimentos, provocadas pelo Ministério Público Federal, num questionamento de quem faz o licenciamento, se o Governo Estadual ou se o Governo Federal, por meio do Ibama. Havia uma decisão de suspender investimentos na região de Teresina, Palmeirais, Monsenhor Gil.

            Na semana passada, recebi em meu gabinete - ele já havia estado com o Governador do Estado - o Presidente da Suzano, Dr. Walter, e sua equipe. E aqui, a partir de entendimentos feitos com o Governo da Presidenta Dilma, com o Ministro Fernando Pimentel, com o Presidente Luciano Coutinho, foi possível reverter a situação, no sentido de que a empresa mantenha o compromisso da retomada desses investimetnos.

            Devemos buscar soluções para os problemas colocados, inclusive com a possibilidade de parcerias com outras empresas. E o mais importante, medidas para que as pessoas que ali já trabalham... Já foram feitos investimentos da ordem de R$500 milhões, de um total de aproximadamente R$5 bilhões que estão previstos, e eu acredito que, com essa medida, nós temos todas as condições de ter essa confiança, considerando que, ainda hoje, quando estava em Teresina, fizemos uma reunião com o Prefeito Pila e com lideranças do Município de Monsenhor Gil, e ali, juntamente com outras lideranças - destaco aqui o trabalho do ex-Prefeito também, Noronha, e isso é algo que está acima dos partidos naquele Município -, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Governo do Estado, ficou acertada a criação de medidas emergenciais para proteger esses trabalhadores que já estavam em atividades.

            Destaco ainda, Sr. Presidente, uma agenda que tivemos aqui, na semana passada, com prefeitos e a bancada federal, com o Ministro Fernando Bezerra, tratando da retomada da Região Integrada de Desenvolvimento da grande Teresina, com a presença do Prefeito de Teresina, Firmino Filho, além de outros prefeitos do Estado do Piauí e do Prefeito Luciano Leitoa, do Estado do Maranhão. A bancada federal do Piauí e do Maranhão unidas para que tenhamos a implantação da Ride. O Ministro prontamente estabeleceu ali um calendário.

            Trato aqui também do Abril Vermelho, que acompanhamos. Visitamos o acampamento dos sem-terra. Também da Semana do Índio. Realizamos audiências na Câmara e no Senado. Quero apresentar à Presidenta Dilma e a vários membros da sua equipe a pauta que nos foi apresentada aqui esta semana.

            Destaco, ainda, a agenda que está marcada para o próximo dia 30, em Teresina. É uma data que está sendo trabalhada com o Governo do Estado e com a Associação dos Prefeitos Municipais do Piauí, no sentido de garantir um encontro de 12 Ministérios. Alguns Ministros irão pessoalmente a Teresina para uma reunião de trabalho com os 224 Municípios do Estado do Piauí. Parabenizo a Presidenta Dilma por essa iniciativa. Segundo a Ministra Ideli, que coordena esse trabalho, é da própria Presidenta essa ideia. Após o encontro que tivemos aqui em Brasília, no início do ano, agora é o Governo que vai aos Estados para dar solução, Município a Município, às obras em andamento, aos convênios, aos programas, enfim, o que considero da maior importância. Então, a nossa bancada federal e eu, pessoalmente, consideramos uma medida fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado.

            Sr. Presidente, quero tratar aqui de uma agenda que fiz esses dias, comandada pelo Partido dos Trabalhadores, com a presença da nossa bancada estadual na Assembleia. O Deputado Fábio Novo, que é o nosso Presidente, tem comandado esse trabalho, bem como a minha suplente de Senador, Regina Sousa. Destaco aqui a presença dos Deputados João de Deus Sousa, do Deputado Merlong Solano, da Deputada Flora Izabel, da Deputada Rejane, do Deputado Cícero Magalhães, dos Deputados Federais Nazareno Fonteles, Jesus Rodrigues e Assis Carvalho. Estivemos, junto com o Governo do Estado, na inauguração da agência do INSS na cidade de Altos. Lá, com a Prefeita Patrícia, com sua equipe, com vereadores e lideranças de vários partidos, comemoramos uma das 11 agências do INSS que estão sendo inauguradas em meu Estado.

            Ali, anunciei também a importância desse trabalho para facilitar a vida dos trabalhadores rurais. Iniciada lá atrás, no governo do Presidente Lula, quando ainda era Ministro, e hoje é nosso colega, Senador José Pimentel, uma emenda do Deputado Nazareno Fonteles, que deu essa importante condição de ter as agências do INSS em mais regiões do Estado do Piauí, assim como em outros Estados brasileiros.

            Ali, nós tratamos não só do aniversário do Partido dos Trabalhadores, desses 10 anos de um governo democrático e popular, mas também de novos investimentos na área da educação, saúde, social...

(Soa a campainha.)

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - Destaco aqui o pleito da construção da BR-226 ali, naquele Município. Eu ainda com essa equipe tive a oportunidade de visitar os Municípios de Beneditinos, onde tratamos com lideranças dos diferentes Partidos sobre a necessidade de retomada da obra da unidade de saúde, quadras poliesportivas, Unidade Básica de Saúde.

            Estive no sindicato dos trabalhadores rurais, tratando de um projeto de piscicultura e de irrigação, como também da conclusão da ponte sobre Rio Gameleira. Eu destaco ainda a visita que fizemos a Pau D’Arco, onde tratamos sobre investimentos no MEC. Lá temos de dar solução a uma situação de inadimplência do Município. Alto Longá, onde foi cobrada a conclusão da rodovia que vai em direção a São João da Serra, onde a ponte sobre o Rio Poty, iniciada no meu governo, já ficou pronta. Também foi cobrada a BR-226. Ali foi cobrada pela liderança, e aqui destaco o ex-prefeito César Sindô, que pede que no asfaltamento seja contemplada uma alça sobre o povoado Buriti Só. E ainda o Município de Novo Santo Antônio, onde também foram apresentados projetos para a construção de barragens, para equipamentos da unidade de saúde que ficou pronta e o Prefeito Edgar Bona, que acaba de tomar posse, também pediu apoio para várias ações, dentre elas a ponte sobre o Rio Canudos, que considero da maior importância para o Município.

            Essas visitas, portanto, têm sido de grande destaque, não só pela participação de lideranças dos mais diferentes Partidos. Fico feliz, porque em cada Município, Sr. Presidente, independentemente das disputas locais, tivemos a presença de lideranças de todos os Partidos.

(Soa a campainha.)

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - Finalmente, quero aqui Sr. Presidente, na verdade, dar como lido pronunciamento em que trato sobre o aniversário de 53 anos de Brasília e transcrevo aqui com base em um pronunciamento feito pelo nosso Governador Agnelo. Reconheço daqui todo o esforço de sua equipe para fazer um projeto ousado.

            Entendo que o Distrito Federal teve poucos momentos em toda a sua história com tantos investimentos, e não só o estádio Mané Garrincha, do qual acompanhamos a construção, mas nos 53 anos eu diria que quem ganha é o povo do Distrito Federal.

            É uma cidade que representa a síntese de muitos brasileiros e brasileiras, moram muitos piauienses aqui no Distrito Federal. Hoje é um território cheio de oportunidades.

            E vejo aqui esse esforço do nosso Governador, que conhece bem os seus problemas e desafios, e trabalha no sentido de garantir qualidade de vida, mais planejamento urbano; mais segurança; uma melhor educação para as crianças e jovens; maiores cuidados com o meio ambiente, uma saúde pública digna e atenciosa aos seus doentes.

            Então, nesse aniversário da cidade, e eu ressalto aqui esse pronunciamento, que eu espero que possa ser contemplado na íntegra, Sr. Presidente, registrando que, verdadeiramente, há o que comemorar, e grandes desafios que, com certeza, esperamos ver vencidos aqui na Capital. No aniversário da cidade, precisamos realizar uma profunda reflexão sobre os problemas e os desafios de Brasília, nos diz o Governador Agnelo. E todo o Brasil, diz ele, sabe...

(Soa a campainha.)

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - … que a cidade atravessou uma grave crise institucional e política, por isso que ainda maior é o seu desafio.

            Então, dou como lido aqui este pronunciamento e, com certeza, parabenizo o povo do Distrito Federal, que nos recebe com todo o carinho.

            Muito obrigado.

 

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR WELLINGTON DIAS

           O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) -

           Discurso Aniversário 53 anos de Brasília

           Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, Brasília acaba de completar 53 anos de idade.

           Há cinco décadas esta cidade é a síntese dos esforços de milhares de brasileiros e de brasileiras.

           Um território cheio de oportunidades!

           Brasília é a cidade de quem estuda; de quem trabalha; de quem produz; de quem acredita no esforço pessoal, mas também de quem não abre mão de 'viver em sociedade e acreditar na solidariedade entre as pessoas...

           Brasília cresce! Fica maior a cada dia.

           Os seus problemas e os seus desafios são os mesmos de qualquer outra grande metrópole do Brasil:

           Brasília quer mais qualidade de vida; mais planejamento urbano; mais segurança; uma melhor educação para as crianças e para os seus jovens; maiores cuidados com o meio ambiente; uma saúde pública digna e atenciosa aos seus doentes.

           No aniversário da cidade precisamos realizar uma profunda reflexão sobre os problemas e os desafios de Brasília.

           Todo o Brasil sabe que a cidade atravessou uma grave crise institucional e política.

           A Brasília que foi entregue ao governador Agnelo Queiroz, do PT, estava afundada em dívidas; inadimplente com o Governo Federal, mal cuidada e muito maltratada!

           Nos últimos dois -anos o governador Agnelo trabalhou duro para virar a página dessa triste história que marcou recentemente o Distrito Federal.

           Todos assistiram aos ataques covardes e infundados contra a pessoa do governador.

           Assistiram a sua coragem de abrir sigilo bancário; de enfrentar esquemas fraudulentos que pretendiam ingressar na administração pública do DF;

           de auditar contratos suspeitos; de exigir na justiça a devolução dos recursos desviados por corruptos do passado e instaurar a decência na gestão do bem público.

           Brasília tem muito a comemorar nesses 53 anos de idade.

           Comemorar a sintonia do governador Agnelo com a presidenta Dilma.

           Brasília e o Brasil hoje estão de mãos dadas!

           Na área da saúde, a maior prioridade da gestão, as ações conjuntas empreendidas pelo Ministério e pela Secretaria de Saúde do DF estão presentes em diversas áreas:

           No Caminhão da Mulher - 3 unidades móveis que atendem mulheres pobres com exames básicos da saúde feminina (mamografias/ papanicolau e ultrassonografias). Mais de 30 mil mulheres já receberam esses serviços;

           A saúde avança também na ampliação da rede de atendimento. 4 UPAS já foram construídas e estão funcionamento;

           O Mutirão das cirurgias; que já proporcionou há mais de 4 mil pessoas a resolução da sua enfermidade; zerando inclusive a fila para o caso das cirurgias de catarata;

           O Brasil Sorridente; programa federal de assistência à saúde bucal é uma realidade no DF, como também é a modernização e o fortalecimento da atuação das equipes do SAMU.

           O governador reformou e também reconstruiu pronto socorro de vários hospitais públicos e outros 28 centros de saúde foram modernizados e revitalizados.

           Inaugurou uma nova farmácia de distribuição de remédios de alto custo na cidade de Ceilândia.

           Contratou, por concurso público, mais de 10 mil profissionais entre médicos, enfermeiros, assistentes e auxiliares de saúde.

           Brasília é recordista no número de transplantes de coração e de córnea. O número UTVs foi ampliado em mais de 200 novos leitos. Um rede de Clinicas da Família - com 42 unidades - está sendo entregue à população. A cobertura do Programa Saúde da Família, que era de apenas 12% no DF; com Agnelo passou para mais de 30% em dois anos.

           Mais de mil pacientes foram retirados dos hospitais para receberem tratamento nos seus domicílios, com a humanização dos cuidados pela família e o treinamento e o acompanhamento profissional. Ou seja, mil leitos foram disponibilizados por conta do 'atendimento em casa dos pacientes crónicos.

           Todas essas realizações na área de saúde são inquestionáveis.

           Não há governo antes de Agnelo que investiu mais nesta área; que tenha contratado mais; que tenha atendido tanto quanto o atual governo do DF.

           Só hão consegue ver e reconhecer essas conquistas aqueles atacados pela cegueira eleitoral ou pela dor de cotovelo político.

           Na área da mobilidade urbana, a dobradinha do governador Agnelo com a presidenta Diima também está dando resultados.

           O PAG Mobilidade trouxe para o DF uma vasta carteira de empreendimentos na área do transporte público:

           Destaco a construção do Expresso DF - Eixo Sul (Trecho Gama/Santa Maria até o Plano Piloto); a expansão do metro em mais duas estações na Ceilândia e em Samambaia; a expansão até o começo da Asa Norte; a retomada do VLT; o BRT Eixo Oeste - Taguatinga/Ceiiândia e o túnel rodoviário' ao final da EPTG - centro de Taguatinga.

           Seiscentos quilómetros de ciclovias estão sendo construídas em diversas cidades do DF.

           Portanto, essa sintonia tirou Brasília da inadimplência; das dívidas; e da vergonha.

           O governo Agnelo também se dedica ao cuidado com as pessoas.

           Cuidar das crianças; dos jovens; daqueles que precisam de mais saúde; das pessoas com deficiência; das mulheres e dos idosos.

           No governo Agnelo, gente tem mais valor do que qualquer outra coisa!

           Foi por isso que houve a parceria com a sociedade civil e hoje funciona o Hospital da Criança José de Alencar, atendendo mais de 5 mil crianças por mês.

           Estão sendo construídas 65 creches públicas. Estarão disponíveis mais de 20 mil vagas para a educação infantil.

           Foi implantado o cartão para a compra de material escolar pelas famílias mais pobres. O ensino integral - com 10 horas aulas e 5 refeições por dia - já beneficiam milhares de estudantes e dezenas de escolas públicas.;

           Foi construído o CentroPop, que acolhe, ampara e respeita o morador de rua do Distrito Federal.

           Nas escolas públicas da área rural do DF as crianças agora recebem além da merenda escolar um café da manhã.

           Os agricultores familiares vendem a sua produção para o governo local, através do programa de apoio a Agricultura Família, o PAPA-DF.

           O GDF constrói 4 novas unidades de internação e recuperação dos adolescentes em conflito com a lei!

           O CAJE, vergonha de Brasília e do Brasil, será demolido e no seu lugar surgirá um novo modelo de atendimento aos adolescentes.

           Vinte mil famílias pobres foram incluídas no Programa Bolsa Família.

           A alegria de saber ler e escrever já é realidade para mais de 6 mil jovens e adultos, por ação do DF Alfabetizado.

           O Programa QualifiCopa proporcionou aos jovens mais qualificação profissional e oportunidades de trabalho.

           Graças ao governador Agnelo o usuário dos serviços de transporte será finalmente respeitado.

           Ônibus velhos; inseguros e sujos em breve serão outra página virada na história do DF.

           Com muita persistência; vencendo mais de 130 ações judiciais e administrativas, o governador concluiu a licitação para a troca de todas as operadoras dos serviços de ônibus e a renovação da na capitai federal.

           Algo que não era feito desde a fundação de Brasília, ou seja, há mais de 50 anos.

           Nenhum governador teve a coragem de enfrentar os barões do transporte público coletivo do DF. Agneio teve.

           Não só realizou a licitação como interveio e assumiu o controle operacional de um poderoso grupo de empresa de ônibus.

           Brasília finalmente terá um serviço de transporte com qualidade e com dignidade.

           O Programa Acelera DF, com mais de 189 obras civis; injeta na economia local R$ 1,9 bilhão em investimentos na recuperação do asfalto das ruas e avenidas; na ampliação e construção de rodovias;na oferta de esgotamento sanitário.

           Brasília convive hoje com a menor taxa de desemprego da história, segundo dados do Dieese.

           Foram gerados nos últimos 2 anos 100 mil novos postos de trabalho.

           Foram criados no DF vários canais institucionais para ouvir e interagir com a sociedade organizada.

           O Conselho de Desenvolvimento Económico e Social reúne 80 personalidades públicas da capital federal discute os principais problemas e indica as melhores soluções para superá-los.

           O Orçamento Participativo é hoje o espaço onde a população encontra no governo a garantia de que as suas prioridades serão atendidas e respeitadas.

           Há uma mesa permanente de negociação com as diversas entidades representativas dos trabalhadores.

           O GDF acaba de ceíebrar um acordo histórico com ' os professores e as professoras da rede pública.

           Um acordo que vai impedir que se tenha greve na rede pública de ensino nos anos de 2013 e de2014.

           Um acordo que proporcionou aos professores do DF o atendimento de reivindicações históricas e um reajuste de até 32% nas remunerações.

           No governo Agnelo não houve e não há violência desmedida ou brutal contra nenhum grupo social ou manifestante.

           Houve tolerância nos momentos mais tensos, mas também houve rigor e firmeza no cumprimento da lei.

           A Secretaria de Transparência e Controle do DF, pioneira na administração pública, é um modelo na postura de radicalizar o acesso da população às informações sobre as despesas e os recursos do governo.

           O portal da transparência é um dos mais avançados da federação.

           A lei de acesso à informação vigora e o cidadão tem assegurado o direito de saber sobre todos os atos do governo.

           A postura vigilante do governador quanto à probidade administrativa selou uma grande marca na sua gestão: não há denúncia que não seja apurada; e também não há nenhum responsável devidamente apontado em processo legal que não seja punido!

           Grandes responsabilidades estarão nas mãos do governador para os próximos dois anos.

           A cidade será a anfitriã da abertura da Copa das Confederações, já no próximo dia 15 de junho.

           Receberá sete grandes jogos durante a Copa do Mundo de 2014.

           Milhares de torcedores brasileiros; milhares de torcedores de diferentes países terão a oportunidade de serem acolhidos com carinho e respeito pelos moradores da capital federal.

           Brasília se preparou bem para Copa das Confederações e para a Copa do Mundo.

           A Presidenta Dilma realizou a concessão para a iniciativa privada do Aeroporto Internacional Juscèlino Kubistchek.

           Com isso, a capital vai receber R$700 milhões para a ampliação e modernização do seu aeroporto.

           Temos aí o Estádio Nacional Mane Garrinc ha.

           Brasília é a capital do Brasil. Capital de todos nós brasileiros.

           O estádio terá 71 mil assentos. 226 sanitários. 12 vestiários. 22 elevadores. 60 escadas. 50 rampas. 40 bares. E 14 lanchonetes.

           O Estádio Nacional de Brasília Mane Garrincha é mais do que um estádio. Nele haverá até jogo de futebol, mas não servirá apenas ao futebol como proclamam alguns incautos.

           Temos em Brasília na verdade uma Ecoarena.

           Nessa mega arena ocorrerão diversas e múltiplas atividades sociais, culturais, artísticas, religiosas e turísticas. Grandes eventos nacionais e internacionais agora terão um espaço apropriado e bem localizado.

           Portanto, quero concluir parabenizando Brasília pelos 53 anos de fundação.

           Parabenizar o governador Agnelo pelo trabalho desenvolvido e pela agenda construída para o futuro da capital do Brasil.

           Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/04/2013 - Página 20570