Comunicação inadiável durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a segurança de grandes eventos esportivos no País; e outro assunto.

Autor
Cyro Miranda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Cyro Miranda Gifford Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA, SEGURANÇA PUBLICA, ESPORTE.:
  • Preocupação com a segurança de grandes eventos esportivos no País; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2013 - Página 18947
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA, SEGURANÇA PUBLICA, ESPORTE.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR, RELAÇÃO, VITIMA, EXPLOSÃO, BOMBA, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), REPUDIO, CRIME, ATENTADO, REGISTRO, APREENSÃO, ORADOR, REFERENCIA, FALTA, SEGURANÇA, EVENTO, PRATICA ESPORTIVA, BRASIL, ENFASE, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, OLIMPIADAS.

            O SR. CYRO MIRANDA (Bloco/PSDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Obrigado Senadora Presidente dessa sessão, Vanessa Grazziotin. Srªs e Srs. Senadores, nos termos do Regimento Interno do Senado Federal, apresento voto de solidariedade às vítimas do atentado ocorrido ontem na Maratona de Boston, bem como aos Estados Unidos.

            As explosões, perto da linha de chegada da tradicional Maratona de Boston, um dos principais eventos desportivos norte-americanos, representam um atentado contra o mundo.

            Maratonas como a de Boston, que reúne cerca de 27 mil corredores e milhares de espectadores, são eventos com corredores de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil.

            É extremamente lamentável e preocupante o alvo escolhido. Os esportes, nas mais diversas modalidades, sempre foram considerados instrumentos da paz, pela capacidade de congregar os povos independentemente da origem, credo ou ideologia.

            Nas pistas e nas quadras, só há atletas motivados pela vontade de disputar e vencer. É um momento em que a busca pela vitória afasta qualquer conflito ou ressentimento.

            Como o nosso Ministro das Relações Exteriores classificou: o atentado é um ato hediondo e que não pode deixar de nos sensibilizar também na medida em que vitimiza desportistas e pessoas que estavam acompanhando uma maratona.

            Não é por acaso, Srª Presidente, que um dos atentados mais dramáticos vividos pelo mundo foi o ocorrido nos Jogos de Munique, contra a equipe de Israel.

            Nada justifica transformar as quadras e as pistas desportivas em verdadeiros cenários de guerra, onde predomina o ódio, a vingança e o ressentimento.

            A explosão das bombas em Boston foi um ataque coordenado, que deixou pelos menos três mortos, mais de cem feridos e colocou as principais cidades dos Estados Unidos em alerta.

            Esse momento de dor e aflição fez toda a nação americana reviver os lamentáveis episódios dos atentados de 11 de setembro.

            Não importa a motivação, todo atentado deve ser duramente repudiado pelas nações. Nada justifica a perda de vidas humanas em razão de atos extremos, sobretudo no contexto pluralista da sociedade do conhecimento.

            Mas, Sras e Srs. Senadores, existe uma dimensão desse atentado em Boston que precisa ser vista com extrema atenção pela autoridades não só americanas, mas também brasileiras: a segurança em eventos esportivos de grande amplitude

            As autoridades americanas devem fazer o máximo para descobrir a origem do atentado. As autoridades brasileiras, por sua vez, devem procurar tirar o máximo de lições de episódios dessa natureza, porque sediaremos dois eventos de estatura mundial nos próximos anos: a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas.

            Embora atentados sejam raros em território brasileiro, não podemos ignorar que a diversidade étnica de nosso povo facilita a infiltração e o disfarce de pessoas de qualquer origem. Isso se potencializa quando consideramos a permeabilidade de nossas fronteiras.

            Daí por que a apuração dos lamentáveis episódios da Maratona de Boston, também um evento de estatura internacional, deve ser cuidadosamente acompanhada pelas autoridades policiais e de inteligência do Brasil. Entendemos que é de fundamental importância para tranquilizar a sociedade brasileira que a Abin e o Ministério da Justiça, juntamente com a Polícia Federal, deem conta das ações que têm sido empreendidas no sentido de proteger os atletas e a população em geral.

            Apesar de as operações de prevenção a atentados serem sigilosas, é preciso que as autoridades do Governo Brasileiro deem ao Congresso Nacional as devidas explicações sobre o planejamento das operações voltadas à Copa do Mundo e às Olimpíadas.

            Em 2013, sediaremos a Copa das Confederações, que funciona como um teste de organização para a Copa do Mundo. A pergunta que se coloca é se estamos preparados para qualquer circunstância ou se agiremos com o indesejável improviso caso algo ocorra.

(Soa a campainha.)

            O SR. CYRO MIRANDA (Bloco/PSDB - GO) - O combate a atentados, independentemente de qualquer motivação, é um trabalho meticuloso de inteligência, em que se apura de forma sistemática toda e qualquer atitude suspeita. Levar em conta possibilidades e probabilidades, sem perder o bom senso, é imprescindível para a prevenção e demanda antecedência para se montar um cenário confiável e assertivo.

            Portanto, Sra Presidente, ao tempo que externamos, por meio do voto apresentado, nossa solidariedade ao povo americano, em especial aos cidadãos de Boston, manifestamos igualmente nossa preocupação com a segurança dos eventos a serem realizados no Brasil, em particular a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2013 - Página 18947