Pela Liderança durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Estado do Mato Grosso pelo transcurso dos 265 anos de sua fundação, com destaque para a contribuição do ex-Senador Jonas Pinheiro ao setor agropecuário do Estado.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Estado do Mato Grosso pelo transcurso dos 265 anos de sua fundação, com destaque para a contribuição do ex-Senador Jonas Pinheiro ao setor agropecuário do Estado.
Aparteantes
Pedro Taques.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2013 - Página 24259
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMENTARIO, IMPORTANCIA, PRODUTOR RURAL, RELAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, MESA DIRETORA, SENADO, OBJETIVO, CRIAÇÃO, PREMIO, MERITO, LEGISLATIVO, SENADOR, JONAS PINHEIRO, AGRICULTURA, BRASIL.

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há exatos 265 anos, o R2ei de Portugal, Dom João V, no dia 9 de maio de 1748, concedia a Carta Régia para a criação de duas novas capitanias no Brasil: uma, nas minas de Goiás; e a outra, nas de Cuiabá, no nosso Estado de Mato Grosso. Assim, surgiu Mato Grosso, sendo designado Dom Antônio Rolim de Moura para governá-lo. De lá para os nossos dias, a nossa região transformou-se de zona aurífera para o maior produtor agrícola do País.

            Safras recordes e rebanhos gigantescos converteram Mato Grosso em polo de desenvolvimento agropecuário, inserindo nossa região no mapa mundial da produtividade de commodities. Deixamos a periferia para assumir papel de protagonistas na balança comercial brasileira.

            Muitos homens contribuíram anonimamente para alicerçar o progresso de nossa comunidade, na maioria gente dedicada à terra: lavradores, criadores, colonizadores. Pioneiros que enfrentaram adversidades, domaram a mata e sujaram as mãos no barro. Sujaram as mãos, repito, mas enxaguaram o espírito com trabalho, dedicação e honradez.

            Eles semearam a esperança e colheram vitalidade econômica. Como disse, são heróis anônimos que, infelizmente, lavram o solo, alimentam o País, mas são tratados com desrespeito pelo Estado nacional. Produzem sem infraestrutura adequada para o escoamento da safra, sobrevivem a juros escorchantes, são confundidos com agressores ao meio ambiente e vivem sob constantes ameaças de radicais que tentam expulsá-los de suas propriedades sob vários pretextos, principalmente, como disse aqui, a demarcação de terras indígenas. Mas quero deixar bem claro: longe de mim, não tenho nada contra os povos indígenas. Ao contrário, somos defensores das etnias que existem naquele Estado, todavia, nós queremos segurança jurídica também para outros setores, que certamente também contribuem para a nossa Nação.

            Mesmo com todas as dificuldades, nossos agricultores produzem números que orgulham o País. Mato Grosso detém atualmente a maior colheita de grãos do Brasil, com 41 milhões de toneladas anuais, ou seja, 25% da plantação nacional.

            Somos os maiores produtores de soja e de algodão em pluma do País.

            (Soa a campainha.)

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT) - Também possuímos o maior rebanho de gado de corte da Nação, com aproximadamente 29 milhões de cabeças. Ainda nos destacamos na produção de arroz, milho e cana de açúcar.

            Mato Grosso é hoje o maior exportador da Região Centro-Oeste, ocupando também a oitava posição neste ranking entre os Estados brasileiros. Somente em 2011, meu caro Presidente Sérgio Souza, o Produto Interno Bruto (PIB) mato-grossense cresceu 4,5% mais que o PIB nacional e, surpreendentemente, metade do crescimento da China nesse mesmo período.

            Mas esse desempenho deve-se, sobretudo, a coragem e ao empreendedorismo de nossa gente, que não conhece obstáculos, não vive de lamúrias e jamais sucumbe ao pessimismo. Nossos agricultores são heróis... Sim, heróis da produtividade, da determinação e da crença em nosso País.

            Gostaria, então, de prestar uma homenagem de forma diferente ao aniversário de criação de Mato Grosso, reconhecendo o valor dos verdadeiros fundadores desta comunidade, ou seja, a dos homens que lidam na terra e a das famílias que extraem do solo o sustento para os seus e a força de nossa economia. Uma homenagem que vai do mais simples lavrador ao mais importante empresário do agronegócio. E desejo fazê-la lembrando a figura mítica do Senador Jonas Pinheiro, um simples extensionista rural que transmutou-se no gigante defensor das causas do campo.

            Jonas Pinheiro é, ao mesmo tempo, um símbolo do desenvolvimento de Mato Grosso e da luta pela valorização do setor da agropecuária nacional.

            Por isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores...

            (Soa a campainha.)

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT) - ... para laurear Mato Grosso, proponho uma sincera homenagem aos agricultores de nossa região, alcançando também a memória deste patrono da agricultura, que é Jonas Pinheiro.

            Neste sentido, quero aproveitar esta data para requerer da Mesa Diretora do Senado Federal que seja criado o prêmio “Mérito Legislativo Senador Jonas Pinheiro da Agricultura Brasileira”, concedido anualmente a personalidades que se destaquem no apoio ao segmento rural nas áreas: empresarial, científica e logística.

            Concedo um aparte, antes de mais nada, ao Senador Pedro Taques.

            O Sr. Pedro Taques (Bloco/PDT - MT) - Senador Jayme, quero apenas cumprimentar V. Exª e me associar ao requerimento feito neste instante para que nós possamos homenagear o Senador Jonas Pinheiro. Infelizmente, no Brasil, a história passa, aqueles que fizeram a história desaparecem e não são cultuados.

            (Soa a campainha.)

            O Sr. Pedro Taques (Bloco/PDT - MT) - No Brasil, nós esquecemos, rapidamente, a história. E o Senador Jonas Pinheiro, um grande brasileiro, um grande mato-grossense, nascido em Santo Antônio de Leverger, de família simples, extensionista rural, trabalhou pela produção do nosso Estado e foi um grande Senador da República; um homem simples, que precisa ser valorizado, como está a fazer V. Exª. Parabéns!

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT) - Agradeço a V. Exª. É importante a sua manifestação pelo fato de que conhece bem esse grande brasileiro que foi Jonas Pinheiro por também ser seu conterrâneo do Mato Grosso.

            Sr. Presidente, antes de ser celeiro da produção agropastoril, Mato Grosso é um canteiro de gente; uma gente brava e trabalhadora, que sabe semear, sabe plantar, mas, sobretudo, sabe colher prosperidade.

            Parabéns, Mato Grosso, pelo transcurso dos seus 265 anos de fundação!

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2013 - Página 24259