Discurso durante a 75ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos quarenta anos da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Autor
José Pimentel (PT - Partido dos Trabalhadores/CE)
Nome completo: José Barroso Pimentel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, ENSINO SUPERIOR.:
  • Comemoração dos quarenta anos da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2013 - Página 27432
Assunto
Outros > HOMENAGEM, ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE, MUNICIPIO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), COMENTARIO, IMPORTANCIA, INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, REFERENCIA, HISTORIA, FUNDADOR, RECONHECIMENTO, RELEVANCIA, ATUAÇÃO, PESQUISA, CIENCIA E TECNOLOGIA, ENSINO SUPERIOR.

            O SR. JOSÉ PIMENTEL (Bloco/PT - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Eu quero dar um bom-dia a todos e desejar boas-vindas do nosso Estado, o Ceará.

            Inicio saudando o nosso Exmo Senador Eunício Oliveira, que preside estes trabalhos e que foi, D. Yolanda, aluno da Unifor. Daqui a pouco, S. Exª vai fazer referência ao período em que ali teve um grande conhecimento para ser, além de empresário, um excelente político e Senador da República.

            Quero saudar o Senador Inácio Arruda, também da nossa Bancada do Estado do Ceará, que chegou primeiro, antes de mim e do Eunício, aqui à Casa. O Inácio vem da legislatura de 2007, quando iniciou. Em seguida, em 2011, Pimentel e Eunício aqui tomam posse.

            Quero dar um forte abraço no Exmo Sr. Ministro do Tribunal de Contas da União, até ontem Senador da República pelo Distrito Federal, Valmir Campelo, que também é nosso cearense, lá de Crateús, a região dos Inhamuns.

            Um forte abraço à Magnífica Reitora da Universidade de Fortaleza, a Exma Srª Fátima Maria Fernandes Vieira, que, além de conduzir muito bem a nossa Universidade, tem promovido uma série de conferências, de seminários, de discussão de temas afeitos à nossa Região Nordeste, ao Brasil e à Academia, e entre esses convidados, nós já tivemos oportunidade de estar ali, por mais de uma vez, aprendendo com os alunos, professores da nossa Unifor.

            Um forte abraço ao nosso Chanceler da Universidade de Fortaleza, o Sr. Airton Queiroz, que conduz, com muita dedicação e acompanha o dia a dia daquela universidade, procurando compreender, cada vez mais, as necessidades de cada aluno, de cada estudante, e é por isso que aquela universidade é tão acolhida e tão querida pelo nosso Ceará e pelo Nordeste e por todo o Brasil.

            Um forte abraço à nossa Vice-Presidenta da Fundação Eça de Queiroz, Yolanda Queiroz, que eu considero uma das mulheres mais fortes das empreendedoras do Brasil, tem conduzido esse grande grupo empresarial que envolve os meios de comunicação, envolve a indústria, envolve os meios do ensino, com muita tranquilidade e firmeza, como é inerente às mães e às mulheres do nosso Ceará. Portanto, D. Yolanda, a senhora é objeto de admiração por todos nós, em especial por este Senador da República.

            Um forte abraço ao Vice-Presidente da OAB do Ceará, o Sr. Ricardo Bacelar Paiva, instituição essa de que eu também sou filiado, por ser advogado, não mais militante, hoje muito mais um bacharel em Direito.

            Registro também a presença do conjunto de representantes de entidades, de instituições do nosso Estado, Ceará, com repercussão no País, iniciando pelos Deputados Chico Lopes, que é o mais jovem de todos nós, e Danilo Forte, que também está conosco e integra a nossa Bancada cearense.

            Um forte abraço ao Sr. Presidente da Academia Cearense de Letras, o Sr. José Augusto Bezerra; o Sr. Presidente da Associação Comercial do Ceará, Sr. João Porto Guimarães; Sr. Dirigente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza e da Federação do Ceará, o nosso Bil Rodrigues, como sempre eu o chamo, meu particular amigo.

            Um forte abraço ao Diretor Executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, Sr. Sólon Hormidas Caldas.

            Um forte abraço às Srªs e Srs. Embaixadores e representantes do Corpo Diplomático aqui presente.

            Um forte abraço às senhoras e senhores funcionários e membros do corpo docente da nossa Unifor.

            E um abraço a todos.

            Quero começar registrando que a Universidade de Fortaleza, uma jovem senhora de 40 anos, é um exemplo de excelência na atividade acadêmica e de elevada responsabilidade social. É a concretização de um projeto, que a cada ano mais se consolida, de um homem visionário, determinado e empreendedor, o nosso empresário Edson Queiroz, que eu considero um dos feitores do Ceará, com forte influência na economia regional e nacional. Nos setores em que ele se propôs a organizar a nossa economia, tem tido êxito, ao qual é dada continuidade pelos seus familiares, por um grupo extremamente organizado e, acima de tudo, bem administrado. Portanto, nós consideramos o Sr. Edson Queiroz um dos benfeitores do nosso Nordeste, do nosso Ceará e do nosso País.

            Edson Queiroz não concebia a universidade como mera instituição de ensino, mas como instrumento de aprimoramento pessoal dos educandos e de desenvolvimento regional.

            Nesses 40 anos, Sr. Presidente, Senador Eunício Oliveira, a Unifor se agigantou no cenário acadêmico nordestino e nacional sem perder a qualidade do ensino e sem se desviar das diretrizes que pautaram sua criação, resumidas nas palavras do seu fundador: "Educação é gênero de primeira necessidade e investimento prioritário".

            Já àquela época, o empresário e bacharel Edson Queiroz chamava a atenção para a necessidade de combater as carências do sistema educacional, investindo fortemente na escolarização de jovens e adultos, bem assim na qualificação da mão de obra, para alcançarmos um patamar de maior desenvolvimento, um pensamento que se mantém atual, especialmente neste momento em que estamos discutindo o Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos, do qual sou Relator aqui, no Senado Federal.

            Sob orientação da nossa Presidenta Dilma Rousseff, defendemos a vinculação dos recursos provenientes dos royalties do petróleo para alavancar o desenvolvimento da educação desde a pré-escola até a pós-graduação. E os três Senadores do Estado do Ceará são unânimes na vinculação dos royalties do petróleo para a educação brasileira. Precisamos, fortemente, desses recursos para que possamos investir no mínimo 10% do Produto Interno Bruno brasileiro na educação brasileira.

            Hoje, em que pesem os avanços nessa área, o crescimento econômico, o fortalecimento do mercado interno e a projeção do Brasil no programa internacional demandam formação de bons profissionais e capacitação técnica em maior escala, o que confirma a antevisão desse grande empreendedor, Edson Queiroz.

            De fato, sua concepção, ao criar a Unifor, não se pautou meramente em estudos de mercado. Ele concebia uma instituição que atuasse de forma efetiva no processo de desenvolvimento da região, ao mesmo tempo em que promovesse o aprimoramento intelectual dos educandos e melhorias na qualidade de vida de suas famílias.

            Pois esse sonho, Sr. Presidente Eunício Oliveira, se realizou. Infelizmente, o fundador da Universidade de Fortaleza, que nos deixou prematuramente aos 57 anos de idade, não pôde acompanhar por muito tempo o crescimento e a modernização da instituição que criou; mas, por uma década, participou de cada etapa conquistada pela Unifor, como a inauguração da biblioteca, a primeira colação de grau e a criação do Núcleo de Atenção Médica Integrada.

            Vítima de um acidente aéreo, no dia 8 de junho de 1982, ele não chegou a comemorar o reconhecimento da Unifor pelo Conselho Federal de Educação, no ano seguinte. Seu filho primogênito, Airton José Vidal de Queiroz, nosso chanceler, assumiu a Fundação Edson Queiroz e a chancelaria da universidade, dando continuidade aos planos do empresário.

            A Unifor continuaria sua trajetória em busca da excelência no ensino e da interação com a comunidade. Resumidamente, em 1992 ela implantou o Programa de Iniciação Científica, destacando-se no rol nacional das Instituições de Ensino Superior; em 2001, inaugurou o primeiro laboratório brasileiro de projetos para o mercado de gás liquefeito de petróleo; em 2003, criou o Núcleo de Educação à Distância e inaugurou o Teatro Celina Queiroz; no ano seguinte, inaugurou o Centro de Convivência e obteve a validação dos cursos de mestrado; em 2009, abriu cursos de Doutorado em Psicologia, Administração de Empresas e Saúde Coletiva; conquistou, no ano seguinte, o Prêmio Melhores Universidades, quando foi considerada a melhor instituição privada das regiões Norte/Nordeste; em 2011, deu início aos cursos superiores de graduação tecnológica. E chega a 2013, Sr. Presidente, com pujança, com a determinação de manter a excelência no ensino superior e com elevado conceito, no meio acadêmico e na comunidade em geral.

            Ao longo dessas quatro décadas, a Universidade de Fortaleza já graduou mais de 70 mil profissionais, 7 mil deles com pós-graduação, contribuindo para melhorar a educação e a capacidade intelectual, a qualificação da mão de obra requerida pelo mercado e o processo de desenvolvimento de toda a região.

            Hoje, a instituição tem mais de 25 mil alunos nos 40 cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, e graduação tecnológica. Ao todo, são mais de 70 cursos de especialização, Mestrado, e ainda Doutorado nas áreas de Direito Constitucional, Administração de Empresas, Psicologia, Saúde Coletiva, Informática Aplicada e Biotecnologia.

            A par das atividades estritamente acadêmicas, a Unifor desenvolve numerosos projetos de responsabilidade social e ambiental, arte, cultura e práticas desportivas. Visando uma formação integral e atualizada dos educandos, dá ênfase à pesquisa, oferece cobertura de Internet wi-fi gratuita em todos os ambientes do campus e mantém convênio com o Programa Internacional de Intercâmbio Acadêmico, que reúne mais de 160 universidades de 35 países.

            Para oferecer essa qualidade de ensino, a Unifor conta com um corpo docente de alta qualificação, 1,2 mil professores, dos quais 80% com títulos de Mestrado ou Doutorado, superando com larga margem o mínimo exigido pelo Ministério da Educação. E dispõe, nos 720 mil m² do seu campus, de 300 salas de aula e 230 laboratórios, auditórios, salas de vídeo, biblioteca, teatro, parque esportivo e espaço cultural; e ainda, TV universitária, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, escritório para prática jurídica, escola de ensino infantil e outros núcleos de prática acadêmica e de pesquisa.

            Com toda essa estrutura, a Unifor não se habilita apenas a garantir o ensino acadêmico, com teoria e prática de excelente nível; habilita-se, também, a desenvolver seus projetos sociais, entre os quais destaco o programa Promoção de Saúde Mental, que atende pessoas com transtorno psíquico ou em situações de risco que possam desenvolver patologias; o Grupo Cabelos Brancos - logo, logo, D. Yolanda, eu me inscreverei nesse grupo, com poucos cabelos, na verdade -, que desenvolve ações educativas para idosos, tendo como objetivos a prevenção de acidentes domésticos, orientação familiar e socialização; o Grupo Interativo, que, integrando ações de Terapia Educacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia, atende crianças e adolescentes com necessidades especiais, com atraso no desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem ou de comportamento.

            Destaco, ainda, Sr. Presidente, os projetos Despertar Corpo e Mente, que promove ações educativas, lúdicas e recreativas, e o Grupo Reviver, que assiste pessoas com sequelas de patologias neurológicas. Entretanto, gostaria de chamar a atenção, especialmente, para a atuação do Núcleo de Atenção Médica Integrada, o Nami, criado em 1978 e concebido pelo Chanceler Edson Queiroz para a promoção de saúde e qualidade de vida, especialmente em comunidades carentes. O Nami promove a efetiva integração comunidade-escola, reunindo professores e alunos numa ação assistencial que é desenvolvida em consonância com as pesquisas acadêmicas da Unifor.

            No Nami são realizados mais de 300 mil procedimentos por ano, incluindo alguns atendimentos de alta complexidade. As atividades abrangem consultas médicas, exames laboratoriais, imunização, diagnósticos por imagem, serviços de enfermagem, nutrição, fisioterapia e muitos outros atendimentos, beneficiando anualmente cerca de 25 mil pacientes. Além do atendimento clínico, o Nami desenvolve ações com grupos especiais, como o programa destinado aos pacientes com transtornos alimentares e obesidade. Nessa unidade, aproximadamente 3,5 mil estudantes do Centro de Ciências da Saúde e do curso de Psicologia realizam seus estágios, devidamente supervisionados, fazendo do Nami uma referência em todo o Nordeste pela qualidade da assistência prestada.

            A excelência do Nami pode ser atestada por serviços como o atendimento aos portadores de paralisia cerebral espástica; pelas atividades da Academia de Integração Sensorial e do Ambulatório de Espasticidade; e pelo reconhecimento de entidades especializadas. Podemos citar, nesse caso, a Certificação de Padrão Ouro em Esterilização, conferida pela 3M do Brasil; o Prêmio de Liderança e Gerência, outorgado pela USAID/MSH, de Massachussets; e o Conceito de Excelência em Análises Clínicas, concedido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

            O modelo de atuação da Universidade de Fortaleza, reunindo na formação acadêmica teoria, prática e interação com a comunidade, é tudo do que o Brasil precisa para agilizar e consolidar o seu crescimento econômico.

            A educação - todos sabemos - é o caminho mais curto para o desenvolvimento. Os países periféricos que, nas últimas décadas, investiram fortemente na educação e na tecnologia, hoje integram o grupo dos países desenvolvidos. O Brasil tem experiências próprias que permitem chegar a essa conclusão: a Embraer, a Petrobras e a Embrapa são exemplos incontestáveis de que é preciso investir em educação, pesquisa, qualificação da mão de obra e tecnologia.

            A participação da iniciativa privada é fundamental. Nós entendemos que a educação particular e a pública fazem parte de um mesmo ramo, que é educar bem as nossas famílias. Por isso é que o Brasil cresce tanto hoje no mundo acadêmico, isto é, porque soube compreender que necessita tanto da educação particular como da educação pública, tanto para o desenvolvimento de pesquisa quanto para a inovação tecnológica. Afinal, de pouco adiantam a acumulação de capital e o progresso tecnológico se não forem acompanhados de políticas públicas adequadas e de uma boa dose de empreendedorismo. Nesse aspecto, temos que louvar o descortino de Edson Queiroz, que, tendo fundado um forte conglomerado econômico, procurou dar impulso ao desenvolvimento regional por meio de uma instituição de ensino com grau de excelência e responsabilidade social.

            O Brasil tem um déficit, hoje, Sr. Presidente, de 26 mil médicos para atender às ações do Saúde da Família; e um déficit de pelo menos 15 mil engenheiros para dar conta do parque de investimentos e dos programas públicos e particulares que o Brasil desenvolve neste momento.

            Por todos esses motivos, Sr. Presidente, a Unifor, ao completar seus 40 anos de fundação, merece nossa estima e nossa admiração. Ao cumprimentar os dirigentes dessa instituição e os familiares desse empreendedor visionário, que foi Edson Queiroz, salientamos nossa convicção de que a Unifor se fez respeitada e reconhecida por sua excelência acadêmica e por sua responsabilidade social; enfim, por seus compromissos com a educação e com o nosso País, o nosso Brasil.

            Parabéns a todos pela participação nessa história, especialmente aos trabalhadores da Unifor, seu corpo técnico e docente. Parabéns aos estudantes que também fazem parte dessa construção.

            E, para finalizar, desejo longevidade à Unifor e sucesso para as novas gerações, que continuarão avançando, construindo e fortalecendo essa história pelas próximas décadas de um futuro que se mostra promissor para todos nós.

            Muito obrigado!

            (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2013 - Página 27432