Discussão durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à PEC n. 3/2011.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente à PEC n. 3/2011.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2013 - Página 45787

            O SR. WALDEMIR MOKA (Bloco/PMDB - MS. Para discutir. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é incomum que eu ocupe a tribuna para apoiar essas discussões, mas me sinto muito à vontade. O que eu mais percebi nessas manifestações foi a presença de jovens, muitos jovens, jovens sem filiações partidárias, sem nenhum tipo de ligação político-partidária, mas querendo participar.

            Acho que o Senador Rodrigo Rollemberg acerta quando cria essa participação. O jovem hoje participa. A ferramenta da participação do jovem são as redes, é a Internet.

            Eu acho que ele acerta, quando ele diminui a quantidade de assinaturas. Se, para criar um partido político, é preciso 500 mil assinaturas, por que, para tramitar aqui uma proposta legítima e popular, é preciso três vezes mais?

            Eu quero parabenizar o Senador Rodrigo Rollemberg, o Senador Randolfe Rodrigues e, em especial, o Relator, o Senador Lindbergh, que fez um grande trabalho.

            E nós vamos votar. Acredito que a Casa possa aprovar e dar uma contribuição. São novos tempos. É essa a chamada democracia participativa. Não se pode ter medo de inovar. Quem tem medo de inovar tem medo do novo, do jovem. E esta Casa não pode ter esse receio. Nós temos, sim, de facilitar a participação popular. Esta é a nova era. É a era da democracia participativa.

            Eu apoio o projeto e acho que esta Casa deveria, realmente, dar uma contribuição, para que os jovens começassem a participar. E a forma de participar, insisto, é exatamente através da ferramenta que fez com que a população viesse às ruas, que são as redes sociais, a Internet.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2013 - Página 45787