Pela Liderança durante a 145ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação pela escolha das soberanas da Festa da Uva de Caxias do Sul-RS; e outro assunto.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. SOBERANIA NACIONAL.:
  • Satisfação pela escolha das soberanas da Festa da Uva de Caxias do Sul-RS; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2013 - Página 59338
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. SOBERANIA NACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, FATO, FESTA, UVA, LOCAL, MUNICIPIO, CAXIAS DO SUL (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), SAUDAÇÃO, COMISSÃO, ORGANIZAÇÃO, IMPORTANCIA, MANUTENÇÃO, TRADIÇÃO, REGIÃO.
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, VOTO, SOLIDARIEDADE, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, ESPIONAGEM, AUTORIA, GOVERNO ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), VITIMA, GOVERNO BRASILEIRO.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio ao Governo/PT - RS. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Senador Eduardo Amorim, faço dois registros rápidos aqui, em nome da Liderança do Partido dos Trabalhadores.

            Sr. Presidente, na madrugada de sábado para domingo, foram escolhidas as soberanas da Festa da Uva de Caxias do Sul para 2014, uma festa de caráter estadual e internacional. Foi um belíssimo evento.

            Giovanna Dannenhauer Crosa, de 25 anos, foi escolhida rainha, a nova soberana. Ela representa a empresa Crosa Odontologia Integrada; também Gabrielle Debastiani, de 21 anos, foi escolhida princesa. Suas entidades são Impacto Positivo, Lorigraf e Supermercado Andreazza; e Karina Cristina Muniz Furlin, de 25 anos, representando o Colégio La Salle Carmo e a Faculdade La Salle, também foi escolhida princesa.

            O concurso, Sr. Presidente, contou com a participação de 25 candidatas. Além das três soberanas que eu citei, também concorreram, e foram consideradas embaixatrizes da festa, as seguintes candidatas - passo fazer a leitura do nome das embaixatrizes da nossa Festa da Uva, já que é da minha cidade natal, Caxias do Sul -: Alexandra Paniz Marchesini, Andressa Ribeiro Basso, Angélica Aparecida Zardo, Cristiane Palandi, Eleandra Flores, Elisangela Borges, Gabriela Esteves Lampert, Gabriela Ramos de Oliveira, Gabriele Barili Rossi, Geruza Verona Daneluz, Helena Losekann Marcon, Jociane Rech, Josiane da Silva Luiz, Kellen Ferraro, Kellen Variani, Leonara Perotti Frizzo, Mariana Carrer, Mayara Mossoi Guerreiro, Suélen Colombo, Thaís Cristine Miranda, Valdnéia Borges de Abreu e Viviane Baron.

            Sr. Presidente, tivemos 11 jurados. E quero destacar que, nesse corpo de jurados, esteve o nosso grande parceiro e gaúcho, técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari.

            Quero dizer, Sr. Presidente, que faço esta homenagem a minha cidade, a Caxias, à nossa querida Festa da Uva, agradecendo muito, porque eu era um dos convidados a ser jurado, um time seleto, liderado pelo técnico Luiz Felipe. Mas, por motivo de força maior, eu, que sou filho da cidade, que cresci vendo essa festa, nunca imaginei que um dia eu estaria entre os jurados dessa festa, que tem repercussão internacional. Como fui convidado para ser jurado e não pude estar presente, por missões político-partidárias, Sr. Presidente - eu estava em outro Estado -, faço questão de destacar aqui o corpo de jurados.

            Começo com Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira de Futebol; Cristina Briani Brunoro, rainha da Festa da Uva de 1994 e psicanalista; Luiz Carlos Garcia, cirurgião plástico; Cleodes Piazza Júlio Ribeiro, historiadora - a Cleodes é uma grande historiadora; Flora Júlia Magnabosco, princesa da Festa da Uva de 1991, colunista e apresentadora de televisão; Francisco Assis da Silveira Jr., diretor regional do Bradesco; Alceu Dalle Molle, presidente do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin); Ana Letícia Casteilan Rizzon, miss Itália Nel Mondo 1995; Leonardo Machado, ator da Rede Globo; Carla Fachin, jornalista; e ainda, Sr. Presidente, Ruben Valter Grams, superintendente regional da Caixa Econômica Federal.

            Tivemos também, Sr. Presidente, o júri das torcidas, liderados por Washington Cerqueira, nosso querido Coração Valente; Kalil Sehbe Neto, Deputado Estadual; Fábio Balen; Adriana Delcena, a Drica; e Cláudio Bergamolai. Esse foi o júri das torcidas.

            Sr. Presidente, como eu dizia antes, fui convidado para ser um dos jurados, mas por questões de compromissos em outro Estado, infelizmente, não estive na minha terra natal e perdi essa belíssima festa com milhares de pessoas presentes.

            Quero aqui, de forma muito carinhosa e especial, cumprimentar o casal presidente da Festa da Uva: Edson Nespolo e esposa, Cristina Susin Nespolo. Falei com o Edson, confirmei minha presença.

            Muito obrigado, Edson, por ter se lembrado de mim na nossa região tão querida da Serra Gaúcha. É a primeira vez na história que sou convidado para ser jurado de uma festa que aprendi a amar e a gostar ao longo da minha vida. Você foi muito elegante, diplomata, entendeu a minha ausência e disse que seria, naquele dia, uma data histórica, mas que outra oportunidade eu teria.

            Muito obrigado, então, Edson Nespolo e esposa, Cristina Susin Nespolo, que são o casal presidente da festa.

            Cumprimento, com a mesma alegria, o casal presidente da comissão social da festa, Paulo e Mônica Spanholi.

            Cito também o vice-presidente de relacionamento, o nosso querido, infelizmente, recentemente falecido, Valter Gomes Pinto, in memorian. Ele faleceu uma semana antes do evento. O Sr. Valter foi um dos sócios fundadores da Marcopolo. Sempre tive com ele um relacionamento muito carinhoso. Fica aqui a minha solidariedade à cidade, ao Rio Grande e ao Brasil pela perda do nosso querido Valter. Fica também minha solidariedade à sua esposa, dona Terezinha, e a todos os seus familiares.

            Por fim, Sr. Presidente, num gesto de carinho, eu quero mandar um abraço para a minha amiga lá de Caxias, a Srª Toni Tone, que foi a idealizadora, foi aquela que organizou, que projetou, que desenhou, que idealizou o vestido da nova soberana, da rainha.

            Srª Presidente, esse é o registro que faço de uma festa que marcou a minha infância, a minha vida. Eu, que hoje tenho mais de 60, nunca imaginei, com meus sete, oito ou nove anos, vendo aquela bela festa, que um dia poderia ser convidado para ser um dos jurados e escolher a rainha, a princesa e a embaixatriz.

            Por fim, Sr. Presidente, o último registro, que é pequeno e tenho certeza de que V. Exª vai assinar comigo.

            Requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em Ata de voto de solidariedade à Presidenta Dilma Rousseff pela espionagem sofrida por parte dos Estados Unidos da América.

            Solicito que seja enviado o mesmo ao Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Brasília.

            Justificativa pequena, Sr. Presidente:

            O programa Fantástico, da Rede Globo, veiculou matéria no domingo, dia 1º de setembro, revelando que a Presidenta Dilma Rousseff foi alvo de espionagem por parte Estados Unidos da América.

            A agência de segurança nacional daquele País conseguiu monitorar as comunicações no Palácio do Planalto, em Brasília. O jornalista Glenn Greenwald foi quem primeiro recebeu os documentos das mãos do ex-técnico da CIA amplamente já divulgado.

            A apresentação secreta chama-se “Filtragem inteligente de dados: estudo de caso México e Brasil" e mostra um programa de espionagem que possibilita encontrar, sempre que quiser, até mesmo uma agulha no palheiro.

            O palheiro, no caso, é um volume imenso de informações a que a espionagem americana tem acesso todos os dias, espionando as redes de telefonia, Internet, servidores de e-mails e redes sociais. A agulha é quem eles escolherem.

            No documento, de junho de 2012, são dois os alvos: o Presidente do México, Enrique Peña Nieto, então candidato líder nas pesquisas para a presidência, e a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

            Sr. Presidente, pelos fatos aqui relatados que necessitam ser apurados o quanto antes, peço, respeitosamente, que esta Casa aprove voto de solidariedade à Presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff.

            Eram os dois registros, Sr. Presidente.

            Agradeço desde já a V. Exª


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2013 - Página 59338