Pela Liderança durante a 165ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso dos 109 anos de criação do Município de Sena Madureira (AC); e outro assunto.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM. FUSO HORARIO.:
  • Registro do transcurso dos 109 anos de criação do Município de Sena Madureira (AC); e outro assunto.
Aparteantes
Jorge Viana.
Publicação
Publicação no DSF de 26/09/2013 - Página 66501
Assunto
Outros > HOMENAGEM. FUSO HORARIO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, SENA MADUREIRA (AC), ESTADO DO ACRE (AC).
  • PEDIDO, ORADOR, DESTINATARIO, MEMBROS, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), SENADO, REFERENCIA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, OBJETIVO, REGULARIZAÇÃO, HORARIO, ESTADO DO ACRE (AC).

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente Senadora Angela Portela, eu também comungo da ideia do Senador Paim. Queria, portanto, parabenizá-la pela direção dos trabalhos nesta tarde/noite de hoje. Para nós é motivo de muita alegria e de muita satisfação ter uma Senadora lá da nossa região, a Região Norte, presidindo os trabalhos desta Casa.

            Presidente, eu vou ser bem breve. Queria apenas fazer aqui um registro muito especial.

            Hoje, no meu Estado, comemoramos o aniversário do Município de Sena Madureira. Hoje, 25 de setembro, Sena Madureira comemora 109 anos. É com muita honra, com muita alegria - e gostaria que isso ficasse registrado nos Anais do nosso Senado -, que faço este simples pronunciamento para registrar o aniversário de uma das cidades mais importantes do nosso Estado, Senador Jorge Viana: Sena Madureira.

            Eu tive o prazer de, ali na cidade, constituir amigos e familiares.

            Hoje, com certa tristeza, diria que Sena Madureira não passa por seus melhores momentos: alto índice de violência, violência desenfreada. Nós, que conhecemos Sena Madureira como uma cidade pacata e acolhedora, hoje, com pesar, registramos a situação difícil por que passa o Município.

            Eu queria aqui, mais uma vez, pedir que ficasse registrado nos Anais desta Casa o aniversário de 109 anos de nossa querida Sena Madureira.

            Concedo um aparte ao Senador Jorge Viana.

            O Sr. Jorge Viana (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Senador Sérgio Petecão, colega de Bancada do Acre, eu queria só me somar a esse registro. Sei da relação que V. Exª tem com a população de Sena, a atenção que tem para com ela, a mesma que também tenho eu, com um histórico de relação familiar com Sena Madureira desde o meu pai. É, de fato, um dos Municípios mais importantes do nosso Acre, que já foi capital do Purus. Sena Madureira teve, ainda no nascedouro - está fazendo 109 anos -, uma estrutura em que chegou a haver bondes funcionando. Nos últimos tempos, o Município tem enfrentado muitas dificuldades. A população tem sentido essas dificuldades, mas acho que, agora, há uma expectativa de que as coisas sigam melhorando em Sena Madureira. Então, eu queria me associar ao seu registro. De fato, parabenizo toda a população de Sena Madureira, um dos Municípios mais importantes e de maior população do nosso Estado, com maior potencial, muito bem colocado. Ele segue sendo, para mim, a capital do Purus, pela posição estratégica que ocupa. Eu parabenizo V. Exª pelo registro e me associo também a esse registro daqui, do plenário do Senado, parabenizando todos os amigos, todas as amigas, a querida população de Sena Madureira. Muito obrigado a V. Exª pelo aparte.

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC) - Obrigado, Senador Jorge Viana. O senhor, que já foi Governador do nosso Estado, sabe da importância que tem Sena Madureira para o nosso Estado. É importante esse seu reconhecimento.

            Eu queria, mais uma vez, na pessoa do Prefeito Mano, saudar toda a população de Sena Madureira, que é banhada pelo Rio Iaco...

(Soa a campainha.)

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC) - ... e que também tem uma relação muito próxima com o Rio Purus.

            Presidente, eu gostaria, mais uma vez, que isso ficasse registrado.

            Outro assunto que me traz à tribuna, nesta tarde noite de hoje, é o fato de que, amanhã, na Comissão de Relações Exteriores, nós vamos votar um projeto de origem do Governo Federal. É um projeto que foi encaminhado à Câmara Federal e que, agora, tramita aqui no Senado e que regulariza o horário do Acre. Todos sabem que o horário do Acre foi mudado. Amanhã, vou ter o prazer de relatar, na Comissão de Relações Exteriores, um projeto que mexeu com a vida dos acrianos, pois nós tivemos o nosso horário mudado por um projeto do então Senador Tião Viana, hoje Governador do nosso Estado. A Presidente Dilma entendeu e mandou ao Congresso um projeto pelo qual, se Deus quiser, vamos devolver ao povo acriano o seu antigo horário, como nós chamamos lá no Acre, o horário de Deus.

            Nós queríamos aproveitar a oportunidade para convidar os Parlamentares, os Senadores, que fazem parte da Comissão de Relações Exteriores, para que amanhã, de manhã, compareçam à nossa Comissão, onde vamos apresentar um relatório favorável para que possamos resolver essa novela de uma vez por todas.

(Soa a campainha.)

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC) - Diria até que é uma falsa novela porque, na verdade, essa decisão já era para ter acontecido, já era para ter acontecido lá nas urnas, quando o povo do Acre foi às urnas e, através de um referendo, por uma proposta do então Deputado Federal Flaviano Melo, disse que não concordava, que não aceitava a mudança de horário feita pelo então Senador Tião Viana.

            Queria aqui fazer esse registro. Amanhã será um dia importante para nós. Vamos votar. Lá na Comissão mesmo, se Deus quiser, se houver um entendimento por parte dos demais Senadores, vamos pedir urgência para que esse projeto venha ao plenário do Senado e possamos votá-lo. Se Deus quiser, vai ser aprovado aqui no plenário. Quero acreditar que nenhum Senador desta Casa vai ser contra a decisão de um referendo. Não existe, no regime democrático...

(Soa a campainha.)

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC) - ... uma decisão mais democrática do que o referendo. Nós vamos votar o projeto e aprová-lo aqui no plenário do Senador e, aí sim, vamos encaminhá-lo à Presidente da República para que ela possa sancioná-lo e devolver ao povo acriano o horário antigo, o horário de Deus. Depois, quem quiser mudar o horário de novo faça um plebiscito. Vamos ouvir o povo. E, se quiser mudar, muda quantas vezes forem precisas. Mas, agora, nós temos que fazer valer a vontade soberana do povo acriano. E a vontade soberana do povo acriano diz que não concorda com essa mudança de horário.

            Então, eu quero aqui convidar todos os Parlamentares que fazem parte da Comissão de Relações Exteriores para que amanhã possamos - se Deus quiser - devolver ao povo acriano o nosso horário.

            Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/09/2013 - Página 66501