Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Enaltecimento dos trabalhos sociais realizados pelo Instituto Guga Kuerten.

Autor
Paulo Bauer (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Paulo Roberto Bauer
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, ESPORTE.:
  • Enaltecimento dos trabalhos sociais realizados pelo Instituto Guga Kuerten.
Aparteantes
Casildo Maldaner, Sergio Souza.
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2013 - Página 57285
Assunto
Outros > HOMENAGEM, ESPORTE.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, HOMENAGEM, RESPONSAVEL, INSTITUIÇÃO ESPORTIVA, AMBITO INTERNACIONAL, TENIS, ELOGIO, VIDA PUBLICA, GUSTAVO KUERTEN, ENFASE, PATROCINIO, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE.

            O SR. PAULO BAUER (Bloco Minoria/PSDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Boa tarde, Srª Senadora Ana Amélia, que preside esta sessão. É um prazer poder usar da palavra depois da brilhante manifestação do Senador Casildo Maldaner.

            A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Maioria/PP - RS) - Eu queria apenas dizer que o pedido do Senador será atendido na forma regimental. O Senador Casildo pediu a transcrição da sua manifestação.

            Senador Paulo Bauer, com a palavra. Obrigada.

            O SR. PAULO BAUER (Bloco Minoria/PSDB - SC) - Muito obrigado.

            Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no último final de semana, um dos maiores heróis do esporte brasileiro recebeu uma grande homenagem internacional. O catarinense Gustavo Kuerten, o nosso querido Guga, foi mais uma vez consagrado como um dos maiores tenistas da história. O reconhecimento veio nada mais nada menos que da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), principal entidade internacional desse esporte.

            Em um dos eventos que marcaram a abertura do torneio US Open 2013, Guga Kuerten recebeu o prêmio ATP Heritage, que, numa tradução livre seria "legado da ATP", ou "dinastia da ATP", e é entregue apenas ao seleto grupo de campeões que encerraram uma temporada na liderança do disputadíssimo ranking mundial dos tenistas profissionais.

            É reconfortante ver o nosso gênio das quadras, nosso eterno tri-campeão de Roland Garros, receber mais uma justa homenagem pelas conquistas de sua vitoriosa carreira.

            É importantíssimo, para as futuras gerações de esportistas brasileiros, ter acesso à memória dos grandes feitos de nossos ídolos. Por isso, devemos sempre relembrar e celebrar as conquistas dos grandes nomes do esporte nacional, entre os quais, com absoluta certeza, se inclui o nome de Guga Kuerten.

            No entanto, penso que tão importante quanto enaltecer as conquistas deste jovem atleta, é exaltar suas realizações como cidadão. Dentro e fora das quadras, Guga sempre foi um modelo de garra, de talento, de integridade, um modelo de vida para todos nós, para todos os catarinenses e para todos os brasileiros.

            Desde o início de sua carreira no tênis profissional, Guga demonstrava grande sensibilidade social. Já em 1997, ano em que despontou para o primeiro título de Roland Garros, ele fazia doações para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e participava de campanhas como o leilão SOS Agasalhos. Entre 1998 e 1999, fazia doações fixas à Apae por cada partida disputada, não importando o resultado alcançado na mesma.

            Em agosto do ano 2000, a família Kuerten uniu-se para fundar o Instituto Guga Kuerten, conhecido como IGK, com o objetivo de organizar e ampliar as ações filantrópicas e sociais promovidas por Guga e por seus familiares. À frente do Instituto ficaram sua mãe, a incansável Alice Kuerten, e seu irmão mais velho, o talentoso Rafael Kuerten.

            O sucesso de Guga nas quadras trouxe cada vez mais visibilidade para o Instituto, permitindo a mobilização de recursos e de parcerias, ampliando cada vez mais seu espectro de atuação.

            Ao encerrar sua carreira no tênis, em 2008, Guga passou a dedicar-se ainda mais ao Instituto, que se consolidou como uma das ONGs mais atuantes de todo o País.

            Hoje, o Instituto Guga Kuerten tem seu portfólio de programas sociais estruturado em quatro grandes eixos. O primeiro é o Fundo de Apoio a Projetos Socais (Faps), que oferece apoio técnico e financeiro para outras organizações sociais catarinenses que trabalham para o benefício da pessoa com deficiência. É uma ação multiplicadora.

            O segundo eixo é Programa Campeões da Vida, que desenvolve projetos integrando esporte e educação e já atende 520 crianças em cinco núcleos em Santa Catarina, colaborando para o seu desenvolvimento integral

             O Instituto Gustavo Kuerten desenvolve também o Programa de Ações Especiais, que desenvolve políticas de promoção e defesa dos direitos do cidadão, em especial das pessoas portadoras de deficiências.

            E, coroando todo esse trabalho, o Instituto promove o prêmio IGK, que destaca anualmente os profissionais e as organizações que fazem a diferença no desenvolvimento de projetos sociais. Receber o Prêmio Gustavo Kuerten dá prestígio e visibilidade a uma organização social, facilitando a viabilização de novos projetos.

            Eu ouço, com muito prazer, o aparte que me solicita o Senador Sérgio Souza.

            O Sr. Sérgio Souza (Bloco Maioria/PMDB - PR) - Meu caro Senador Bauer, da nossa querida Santa Catarina. A minha família vem de lá. A minha família é Kuerten. Meu bisavô, Antônio Frederico Kuerten, é um braço da família Kuerten, que veio da Alemanha no início do século passado. Em meados do século passado, meu bisavô migrou, o Sr. Antônio Frederico Kuerten, para o Paraná. Conheço a história da família Kuerten e quero parabenizar V. Exª pelo pronunciamento enaltecendo o trabalho feito pela Fundação Gustavo Kuerten. Meus parabéns e sucesso a V. Exª.

            O SR. PAULO BAUER (Bloco Minoria/PSDB - SC) - Muito obrigado, Senador Sérgio Souza. De fato, a família Kuerten é uma família com grandes contribuições na história catarinense, e V. Exª certamente pode se orgulhar muito de pertencer a ela, como, aliás, nós todos catarinenses nos orgulhamos de ter Gustavo Kuerten como uma das grandes personalidades, não só do esporte, mas da sociedade catarinense.

            O Sr. Casildo Maldaner (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Senador Paulo Bauer, se é possível, só para...

            O SR. PAULO BAUER (Bloco Minoria/PSDB - SC) - Pois não, Senador Casildo. Ouço V. Exª com muito prazer.

            O Sr. Casildo Maldaner (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Não é nem necessário o aparte a V. Exª, que já está a falar, em nome de nós catarinenses, em nome do Luiz Henrique e dos catarinenses como um todo, sobre a figura do Gustavo, que para nós é um orgulho, não só catarinense e brasileiro, mas extrapola as fronteiras do Brasil. Faz alusões a ele e a suas contribuições no campo social, que envolvem as APAEs e organismos tão importantes, e que precisamos fomentar cada vez mais. Não podemos deixar de lado. Na última semana, assim como V. Exª, nós afirmamos que a educação merece ser tratada em conjunto. Os que têm alguma deficiência merecem ter um tratamento junto com os demais. Tudo bem, mas tem de haver um diferencial. Nunca podemos deixar de dar destaque para esses que têm alguma necessidade aqui ou acolá. O tratamento que as APAEs desenvolvem é fundamental, e temos que mantê-lo e fomentá-lo. Eu quero me associar a V. Exª. Sei que V. Exª fala, em nome de todos nós, sobre Gustavo e sobre os temas sociais que aborda.

            O SR. PAULO BAUER (Bloco Minoria/PSDB - SC) - Muito obrigado, Senador Casildo. Incorporo o aparte de V. Exª, com muito prazer, ao meu pronunciamento.

            E continuo, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dizendo que o prêmio Instituto Gustavo Kuerten 2013 foi entregue há poucos dias, em uma bela cerimônia realizada no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Aproveito o espaço desta tribuna para dar ainda mais repercussão, merecida, aos vencedores.

            Na categoria Telejornalismo, a vencedora foi Marcela Varasquim; em Mídia Impressa, as vencedoras foram as jornalistas Rosana Rosar e Tatiana Eberle; na categoria Outras Mídias, o vencedor foi Róbinson Gambôa; em Ação Educativa, o prêmio Instituto Gustavo Kuerten foi para a bibliotecária Raquel Pacheco e para a professora Cristiane da Silveira. O prêmio especial foi para os irmãos Alex e Alan de Carvalho, protagonistas de uma bela história de amor e superação que culminou com um título nas Paralimpíadas Escolares. As entidades vencedoras do prêmio de 2013 foram a Apae de Rio do Sul, em responsabilidade ambiental, e a Apae de Indaial, em projetos sociais.

            Ressalto a pertinência da premiação às APAEs de Rio do Sul e Indaial neste momento em que as APAEs de todo o Brasil estão sobre forte bombardeio do Governo Federal, que patrocina uma alteração no Plano Nacional de Educação (PNE), que dificultará as atividades e o aporte de recursos para as APAEs.

            Preciso dizer, Srª Presidente, como Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina que fui, que conheço bem o trabalho das APAEs. Sou completamente a favor da inclusão dos portadores de necessidades especiais no ensino regular. Isso é positivo, é valioso. Quando assumi a Secretaria de Educação de Santa Catarina pela primeira vez, em 1991, encontrei crianças portadoras de deficiência visual e auditiva frequentando a escola em lugares impróprios, e, naquele momento, começou-se um processo no mundo todo...

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO BAUER (Bloco Minoria/PSDB - SC) - ... de inclusão desses portadores de deficiências no ensino normal, junto com as outras crianças.

            Recentemente, houve uma convenção internacional que decidiu por ampliar isso. E é muito importante, sem dúvida nenhuma. Faz parte do processo sociológico, do processo educativo, mas não se pode eliminar a possibilidade de as APAEs, que são associações comunitárias que prestam um grande serviço às famílias, que ajudam as crianças no seu processo de inclusão no trabalho e na sociedade, serem auxiliadas pelos Governos. Não é possível que, no Brasil, nós queiramos sempre que o Governo faça mais do que a própria sociedade pode fazer, com pequenos auxílios institucionais e oficiais.

            Este é um tema extenso, e eu o abordarei por completo em outro pronunciamento, que farei quando oportuno.

            Quando o projeto do PNE estiver em discussão na Comissão de Educação do Senado, da qual sou titular, certamente haveremos de tomar as decisões adequadas.

            Por hora, quero concluir enaltecendo a coragem do Instituto Gustavo Kuerten em premiar as APAEs...

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO BAUER (Bloco Minoria/PSDB - SC) - ... justamente neste momento em que elas passam por uma série de apreensões.

            Essa é mais uma prova de que a solidariedade é a marca da atuação do instituto do nosso grande atleta, do nosso grande catarinense Gustavo Kuerten. Mesmo longe das quadras há cinco anos, ele continua sendo uma grande fonte de inspiração. Soube buscar novos desafios, mirar novos horizontes.

            Em paralelo a todo o seu trabalho beneficente, tornou-se, em sociedade com seu irmão Rafael, um bem-sucedido empresário em Santa Catarina, gera empregos e estimula o desenvolvimento socioeconômico de sua terra natal.

            Guga, como seu conterrâneo catarinense, quero lhe dar os parabéns não apenas por ter sido um excepcional atleta, agora reconhecido pela ATP mais uma vez, mas principalmente por ser um homem honrado, capacitado, inteligente, com carisma e humildade, que continua conquistando simpatias em todo o País.

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO BAUER (Bloco Minoria/PSDB - SC) - Algumas pessoas, Srª Presidente, vêm ao mundo com um talento. Outras vêm com vários. Por isso, o Brasil aplaude Gustavo Kuerten. Estou certo de que ele, com sua vocação para promover o bem, ainda fará muito por todos nós, catarinenses e brasileiros.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2013 - Página 57285