Pela Liderança durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da criação da Subcomissão Permanente sobre Obras de Preparação para a Seca, na Comissão de Serviços de Infraestrutura.

Autor
Fernando Collor (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/AL)
Nome completo: Fernando Affonso Collor de Mello
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO.:
  • Registro da criação da Subcomissão Permanente sobre Obras de Preparação para a Seca, na Comissão de Serviços de Infraestrutura.
Publicação
Publicação no DSF de 03/10/2013 - Página 68613
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
Indexação
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DE ALAGOAS (AL), MOTIVO, AUSENCIA, CHUVA, CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, REGISTRO, CRIAÇÃO, SUBCOMISSÃO, SENADO, REFERENCIA, OBRAS, INFRAESTRUTURA, PREPARAÇÃO, PREVENÇÃO, SECA, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, REGIÃO NORDESTE, BRASIL.

            O SR. FERNANDO COLLOR (Bloco União e Força/PTB - AL. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Exmo Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, Sras e Srs. Senadores, estamos saindo em Alagoas e no Nordeste da estação invernosa, período em que não choveu, infelizmente, como deveria. Continuamos, assim, convivendo com o drama dos efeitos da seca.

            Quase a metade dos Municípios alagoanos, sobretudo aqueles situados no Agreste e no Sertão, está sob decreto de emergência, resultado ainda da estiagem passada.

            A paisagem do nosso Sertão hoje, à véspera de um verão que já bate na porta, é anúncio de muita, muita dificuldade. As previsões indicam até uma seca pior do que a última que enfrentamos.

            É hora, portanto, Sr. Presidente Jorge Viana, Srªs e Srs. Senadores, de antemão, de organizar um mutirão de ações que ajudem a amenizar todo um sofrimento iminente, em razão da forte estiagem já anunciada. O Governador de Alagoas, como sempre, até o momento, não se coçou. É indispensável a preparação de ações preventivas. É preciso conversar com os prefeitos e com as comunidades e estabelecer, com antecedência, um plano mínimo de ação. É preciso, sobretudo, agilidade do governo estadual nesse momento, para que não se repita o que ocorreu recentemente, quando o Estado recebeu recursos destinados à emergência e passou sete meses com esses recursos engavetados, tomando providências somente quando a imprensa denunciou a leniência do Governador.

            A antecipação, portanto, vem ao encontro da visão da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado da República, que hoje promoveu a instalação da Subcomissão Permanente sobre Obras de Preparação para a Seca, com a eleição, por aclamação, de seu Presidente, Senador Ministro José Pimentel, e do Vice-Presidente, Senador Eduardo Amorim. Essa Subcomissão permanente, criada neste ano no âmbito da Comissão de Serviços de Infraestrutura, realizará suas reuniões às quintas-feiras, às 9h30. Seu principal objetivo é o de propor políticas e propiciar as condições necessárias para a execução de obras que permitam o desenvolvimento econômico do Nordeste e o bem-estar de sua população.

            Com isso, será possível também, Sr. Presidente Jorge Viana, monitorar e acompanhar de perto as obras de infraestrutura voltadas para amenizar e melhorar a convivência da população, especialmente do meio rural, com essas estiagens absolutamente previsíveis no Nordeste. A preocupação é oferecer mais qualidade de vida e apoio ao sertanejo nessa estação tipicamente natural da Região Nordeste.

            Vamos trabalhar com afinco e denodo, tendo à frente S. Exª o Senador Ministro José Pimentel, para que possamos ajudar os Estados nordestinos a estarem preparados devidamente para os efeitos da estiagem que se avizinha.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Muito obrigado, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/10/2013 - Página 68613