Discurso durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alegria com o avanço das obras de infraestrutura, na cidade de Cuiabá, para a Copa.

Autor
Osvaldo Sobrinho (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MT)
Nome completo: Osvaldo Roberto Sobrinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE MATO GROSSO (MT), GOVERNO ESTADUAL, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Alegria com o avanço das obras de infraestrutura, na cidade de Cuiabá, para a Copa.
Aparteantes
Pedro Taques, Valdir Raupp.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2013 - Página 81244
Assunto
Outros > ESTADO DE MATO GROSSO (MT), GOVERNO ESTADUAL, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, DESENVOLVIMENTO, OBRAS, INFRAESTRUTURA, OBJETIVO, REALIZAÇÃO, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, LOCAL, CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), AGRADECIMENTO, GOVERNADOR, RELAÇÃO, CAPACIDADE, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (Bloco União e Força/PTB - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores da República, que nos honram nesta tarde, nesta Casa, quero aqui falar de uma visita que fizemos recentemente, realizada pela Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Tivemos a oportunidade de sobrevoar diversas obras na capital do meu Estado do Mato Grosso.

            Cuiabá, assim como outras cidades-sede da Copa do Mundo, enfrenta ainda os desafios decorrentes da natural dificuldade no cumprimento dos prazos, em função de percalços imprevistos, ante o rígido cronograma que se impõe pela inexorável aproximação do evento. Apesar disso, se considerarmos a totalidade das obras, o ritmo se demonstra satisfatório.

            Isso porque a capital mato-grossense é a sede em que, provavelmente, se realiza o maior número de intervenções urbanas. Trata-se de uma região metropolitana cuja população nem chega a 850 mil habitantes, mas onde se constrói mais de duas dezenas de viadutos, além de outras expressivas obras de mobilidade, entre as quais se destaca a do Veículo Leve sobre Trilhos, o conhecido VLT.

            Embora não tenhamos concluído antes da Copa, como se esperava, a totalidade do trajeto do VLT, unindo Cuiabá a Várzea Grande, certamente poderemos contar com parte dele em operação até lá. Cuiabá é hoje um grande canteiro de obras, e o atraso se justifica principalmente porque, ao contrário de muitas outras cidades-sede, não desistiu das obras, mesmo diante dos grandes óbices burocráticos e complexidades de execução dos seus variados projetos.

            Comungamos com a opinião favorável dos demais Senadores que lá estiveram conosco e que constataram o grande exemplo e o grande esforço que vem sendo empreendido pelo Governador do Estado de Mato Grosso. Ainda que sob intensa pressão - pois, segundo o Tribunal de Contas do Estado, até o final de julho, 19 das 26 obras apresentavam atraso no seu cronograma -, o andamento dos trabalhos mereceu a aprovação da comissão, porque sentiu que existe vontade, por parte do Governador do Estado, para que ela seja construída.

            Durante a vistoria, estiveram juntamente conosco os Senadores Jayme Campos, Blairo Maggi, Pedro Taques, Sérgio Souza e Valdir Raupp, bem como o Governador Silval Barbosa e o titular da Secretaria Extraordinária da Copa, Maurício Guimarães.

            Percorremos as obras do estádio Arena Pantanal, os trabalhos de ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e sobrevoamos as obras de mobilidade urbana, além de visitarmos algumas obras do pacote de mobilidade, como o Viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil.

            Permito-me aqui reproduzir a impressão do estimado Senador Sérgio Souza, quando afirmou - abro aspas - que "os prazos apresentados pelo Governador deixaram a Comissão tranquila" - fecho aspas. Nas suas palavras, aspas, "das cidades que visitamos, Cuiabá foi a que mais impressionou. Será uma nova Cuiabá", fecho aspas.

            Portanto, em face do que vimos, estamos muito otimistas. Não só quanto à possibilidade de conclusão daquilo que mais importa até o início dos jogos, mas também no que se refere ao balanço inegavelmente positivo, embasado na certeza de que o grande ganho não se restringe à Copa do Mundo, mas transcende a ela, quando pensamos no notável legado de infraestrutura, traduzido nas facilidades urbanas e na garantia de melhor qualidade de vida, que haveremos de deixar para as futuras gerações.

            Quero aqui, Sr. Presidente, parabenizar não só o Governador Silval Barbosa, com toda a sua equipe, mas também a Presidenta Dilma, pelo esforço que tem feito para dar as condições necessárias para que se possa avançar em relação àquelas obras.

            É bem possível que Cuiabá não tivesse condições, num período talvez de cinquenta anos ou mais, de fazer as obras que recebe hoje, para inauguração até maio do ano que vem. São obras estruturantes, que vão ficar como um legado positivíssimo para Mato Grosso, e, acima de tudo, como reconhecimento do nosso marco histórico da conquista do Centro-Oeste brasileiro.

            Cuiabá passou mais de cinquenta anos praticamente sem grandes obras. Uma cidade antiga, que precisava de obra estruturantes, mas que, lastimavelmente, não tínhamos condições de fazê-las. Neste momento, nós podemos dizer que Cuiabá dá um salto para o futuro. Cuiabá, na verdade, faz um encontro com o seu destino, que é de ser uma capital grande, importante, pela posição geográfica que apresenta.

            Concedo a palavra a V. Exª, Senador Raupp.

            O Sr. Valdir Raupp (Bloco Maioria/PMDB - RO) - Nobre Senador Sobrinho, V. Exª aborda um tema da mais alta relevância para o Estado do Mato Grosso. Eu estive lá, pessoalmente, e posso testemunhar o que V. Exª está falando. Dito pelo Senador Blairo Maggi, que foi Governador oito anos do Estado de Mato Grosso, e Silval Barbosa foi Vice, no segundo mandato, ele mesmo disse, assim como ouço do Senador Jayme, de V. Exª e de outros que vivem o dia a dia em Cuiabá e em Mato Grosso, que é um volume de obras jamais visto na história de Cuiabá. Todo o Estado de Mato Grosso sempre teve muitas obras. Mato Grosso cresceu muito. É um Estado pujante, um Estado rico, um Estado desenvolvido, mas o volume de obras que o Silval está empreendendo hoje, em Cuiabá, jamais foi visto na sua história. Obras de viadutos, de avenidas, o VLT - Veículo Leve sobre Trilho, o estádio, o aeroporto, que teve também a participação ativa e direta do Governador Silval Barbosa e de toda a sua equipe. Então, quero aqui parabenizar V. Exª pelo pronunciamento e parabenizar o nosso Governador, que é do meu Partido, o Governador Silval Barbosa, pelo excelente trabalho que vem fazendo em todo o Mato Grosso e, sobretudo, na cidade de Cuiabá, que vai deixar um legado para a história. Hoje, está havendo alguns transtornos. É normal, é natural. Um volume de obras daquele tamanho dentro de uma capital vai trazer alguns transtornos, mas, no futuro, o povo vai reconhecer - não num futuro distante, mas num futuro breve, já para o ano que vem - esse legado que o Governador está deixando, de obras estruturantes, obras fantásticas, para servir à população não só no ano da Copa, como V. Exª já falou, mas daqui para frente. Parabéns a V. Exª!

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (Bloco União e Força/PTB - MT) - Obrigado a V. Exª. Foi uma honra tê-lo em Cuiabá, para ver de perto as obras que lá estão.

            Aqui, estou tranquilo em falar, porque o Governador Silval Barbosa não é do meu partido. Aliás, fomos até adversários na última eleição. Mas é bom que se faça justiça, porque, na verdade, são obras desafiadoras; obras que, na verdade, impactam Cuiabá; são obras que não são fáceis de fazer, principalmente agora, em que está começando o período de chuvas. Portanto, acho que esse é um grande desafio para o Governador e para a sua equipe.

            Acredito que, para o bem de Mato Grosso, para o bem da nossa capital, as obras sairão, e teremos condições de entregá-las à população mato-grossense no prazo que foi estabelecido.

            Fico aqui imensamente feliz de ter tido a oportunidade de fazer este pronunciamento. Sei que, por mais que as questões políticas, às vezes, atravessem a nossa vontade, não podemos deixar de fazer justiça. Não podemos deixar de trazer uma palavra de incentivo àqueles homens públicos que fazem, porque também gostamos quando fazem justiça com a gente.

            Portanto, quero aqui parabenizar o Governador Silval Barbosa pela sua equipe, pelo seu trabalho, pelas dificuldades que vem enfrentando, mas também pela capacidade de resolução que ele está tendo para resolver os problemas. Cabe a todos nós ir ao encontro dele para dar o apoio necessário, a fim de que ele possa concluir essas obras, que não são dele. São do povo mato-grossense. Um povo que sofreu, um povo que teve dificuldades, um povo que ficou isolado, talvez, do Brasil por muitos e muitos anos, mas, ao longo desta década, com essas obras, a cidade volta a respirar, a cidade volta a crescer, a cidade faz encontro com o futuro, a cidade faz encontro com aqueles que realmente gostariam que ela fosse a guardiã da entrada para a Amazônia brasileira.

(Soa a campainha.)

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (Bloco União e Força/PTB - MT) - Cuiabá é exclusivamente a cidade que tem oportunidade para a conquista da Amazônia, e hoje ela recebe o prêmio de novos prédios, novos viadutos, de uma malha viária espetacular. O VLT já está sendo instalando. Chegou o primeiro vagão em Cuiabá na semana passada.

            Portanto, quero aqui, em nome do povo mato-grossense, parabenizar o Governador por esse evento e por todos aqueles que colaboram com ele.

            Concedo um aparte, se V. Exª me permitir, ao Senador Pedro Taques, para que ele possa trazer a sua palavra. Ele também esteve conosco nessa missão. 

            O Sr. Pedro Taques (Bloco Apoio Governo/PDT - MT) - Senador Osvaldo Sobrinho, quero parabenizá-lo pela sua fala. Quero dizer que estive junto com V. Exª, com o Senador Maggi, com o Senador Jayme Campos, com o Senador Raupp, com o Senador Sérgio Souza nessa vistoria às obras da Copa do Mundo. Nós todos, homens públicos ou não, temos que torcer muito, muito mesmo, para que esta Copa do Mundo possa ser motivo de orgulho não só para nós, mato-grossenses, mas para todo o povo brasileiro. A Copa do Mundo não pode se resumir a três ou quatro jogos na Arena Pantanal, porque nós sabemos que 75% desses ingressos são vendidos em pacote internacional. A Copa do Mundo significa legado. Muito bem, o legado da Copa, em Cuiabá, não pode ser resumido à mobilidade urbana da Miguel Sutil. A Miguel Sutil é uma BR, como todos sabemos. São recursos do DNIT. O Governo do Estado vem trabalhando firmemente, e ouvi a palavra do Governador. Acredito na palavra do Governador, e não poderia ser diferente - desacreditar na palavra do Governador -, mesmo eu sendo de um campo político diverso do dele, eleito por um campo político.

(Soa a campainha.)

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (Bloco União e Força/PTB - MT) - Mas isso não significa que eu tenha que torcer contra. Nós todos torcemos favoravelmente à realização da Copa. Agora, não podemos deixar de fiscalizar. A função de um Parlamentar - e V. Exª está fazendo isso, e nós fizemos - é fiscalizar a aplicação desses recursos. Para a obra do VLT, foi gasto R$1,5 bilhão. São 22 quilômetros. Ao que consta, só um ramal ficará pronto, isso se não chover muito, e nós sabemos que, desde 1719, em Cuiabá, chove muito a partir do mês de setembro, vai até o mês de março. Em abril chove muito. Nós todos sabemos disso. Nós queremos todos torcer e trabalhar para que essa Copa possa ser motivo de orgulho, para que o cidadão de fora possa conhecer as potencialidades do nosso Estado. Agora, Copa do Mundo, ao menos a meu juízo, não pode se resumir só a obra física. O cidadão mato-grossense precisa ter ali segurança, precisa ter hospitais de qualidade, porque aquele cidadão que vai assistir aos jogos lá no presencial pode sofrer um acidente. Aonde ele será levado? Nós precisamos ter formação continuada dos taxistas, formação continuada do povo, para que possa bem atender os turistas e eles possam voltar depois da Copa do Mundo. Parabéns! Eu, como Senador, como mato-grossense de nascimento, somado àqueles que para lá foram e que amam aquele nosso Estado, estamos todos torcendo muito para que a Copa possa ser um motivo de orgulho a todos nós.

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (Bloco União e Força/PTB - MT) - Eu quero agradecer o aparte de V. Exª, que muito engrandeceu o nosso pronunciamento.

            O bom da democracia é isso. Mesmo eu não sendo do Partido do Governador Sinval, mesmo o Senador Pedro Taques não sendo do Partido dele, mesmo que o Senador Jayme Campos tampouco seja do Partido do Governador, estamos aqui dando o nosso depoimento de um trabalho que nós queremos que ele conclua.

            Parabéns a Cuiabá, que recebe obras importantes! Parabéns às autoridades pelo senso de oportunidade que estão tendo! Parabéns à nossa gente, pela pertinácia, pela determinação, pelo incansável trabalho de todos aqueles que...

(Interrupção do som)

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (Bloco União e Força/PTB - MT) - Portanto, para concluir, quero dizer a V. Exª que vale a pena apoiar (Fora do microfone) as causas nossas, as causas do nosso povo, independente do partido a que pertençamos. Não importa o partido. O que importa é que Cuiabá ganhe, que Mato Grosso ganhe, que o Brasil ganhe. O que importa é a gente sentir que homens públicos, quando estão trabalhando, temos que elogiar, temos que dar força. Quando não estão, temos que reprimir e chamar a atenção, para que possam voltar ao caudal natural.

            Portanto, quero aqui agradecer a todos aqueles que me apartearam e dizer que nós mato-grossenses, brasileiros, estamos torcendo por Cuiabá, estamos torcendo por aqueles que edificam e querem construir Cuiabá.

            Muito obrigado, Sr. Presidente, pela paciência que teve comigo ao ter ultrapassado o tempo. Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2013 - Página 81244