Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre o leilão do Campo de Libra do pré-sal.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Comentários sobre o leilão do Campo de Libra do pré-sal.
Publicação
Publicação no DSF de 23/10/2013 - Página 74682
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, PRONUNCIAMENTO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, RESULTADO, LICITAÇÃO, LEILÃO, PARTILHA, INICIATIVA PRIVADA, CAMPO, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, PRE-SAL, LOCAL, SANTOS (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), EXPECTATIVA, AUMENTO, CAPACIDADE, PRODUÇÃO, RECURSOS ENERGETICOS, DESTINAÇÃO, EDUCAÇÃO, SAUDE PUBLICA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Querido Senador Jorge Viana, do PT do Acre, quero aqui dar as boas-vindas a todos os estudantes, ao professor e à professora do Colégio Renascença, de São Paulo. Quero dizer que são muito bem-vindos. Aqui puderam conhecer um pouco do pensamento de outro Senador de São Paulo, o Senador Aloysio Nunes.

            Estou de pleno acordo com S. Exª quando diz, e faz a recomendação, que as pessoas que estão se utilizando de violência nas diversas manifestações devem procurar outro caminho.

            Precisamos conclamar a todos que procurem agir sempre seguindo o exemplo daqueles que souberam fazer avançar tanto as boas causas do mundo, como Mahatma Gandhi e Martin Luther King Jr., pelo meio da não violência.

            Então, reitero o meu apelo a todos aqueles que são membros do Black Bloc, Anônimos e outros que, de maneira alguma, em qualquer das manifestações, inclusive protestando contra o leilão de Libra da Petrobras, seja em qualquer parte do Brasil, seja no Rio de Janeiro.

            E, agora, junto ao Laboratório Royal, em vez de dialogarem, simplesmente começaram a prejudicar aqueles que estavam se manifestando e que queriam dialogar com os responsáveis pelo laboratório Royal. Foram lá, reviraram três automóveis no caminho e tudo. Esse procedimento de forma alguma é construtivo.

            Bem ressaltou a nossa querida Senadora Ana Amélia, do Rio Grande do Sul, que o Presidente Lula nunca precisou esconder seu rosto para realizar as manifestações e alcançar grandes objetivos. Inclusive, ao tempo em que era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, ele nunca promoveu ou usou de qualquer ato de violência.

            Mas eu, hoje, vim aqui para registrar o pronunciamento tão significativo que ontem fez a Presidenta Dilma Rousseff - e hoje também outro -, na sanção do Programa Mais Médicos. Eu quero ressaltar o ato tão belo que o Ministro Alexandre Padilha, da Saúde, e a própria Presidenta Dilma Rousseff fizeram, ao pedir desculpas ao médico Juan Delgado, de Cuba, que, ao chegar a Fortaleza, havia sido apupado por um grupo minoritário de médicos brasileiros que não deram as boas-vindas aos médicos cubanos. Juan Delgado foi ali por todos aplaudido de pé quando Alexandre Padilha e a Presidenta Dilma Rousseff cumprimentaram-no e disseram o quão bem-vindo ele é.

            Mas eu quero, Presidente Jorge Viana, aqui ressaltar os esclarecimentos dados ontem pela Presidente Dilma Rousseff sobre o pré-sal e o campo de Libra.

O pré-sal brasileiro foi descoberto pela Petrobras em 2007, abrindo enormes perspectivas para o segmento de petróleo e gás no Brasil. Com a evolução das avaliações, evidenciou-se que a região denominada pré-sal se configurava em uma das maiores províncias petrolíferas mundiais. Nessa província, encontram-se as maiores descobertas realizadas no mundo nos últimos dez anos. As áreas de Libra, de Franco e o campo de Lula, todas com volumes superiores a 8 bilhões de barris de óleos recuperáveis, não encontram concorrentes em termos de tamanho entre as descobertas mundiais recentes. E o pré-sal não se restringe a essas três grandes descobertas. O campo de Sapinhoá, as áreas de Carcará, Peroba, Pau Brasil, Florim, Iara, entre outras…

(Soa a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - … todas caracterizadas como descobertas gigantes, contribuem para caracterizar a região do pré-sal como a maior província petrolífera descoberta nos últimos anos no mundo.

            A área de Libra, licitada nesta segunda-feira, é uma das maiores descobertas do pré-sal. É a certeza da existência de volumes recuperáveis de petróleo de grande monta, que explicam o modelo de partilha e sua atratividade.

            No campo de Libra, devem ser produzidos entre 8 e 12 bilhões de barris de petróleo nos próximos 35 anos. Trata-se de óleo de excelente qualidade, com 27 graus API e baixo teor de enxofre.

            Sr. Presidente, vou pedir a transcrição na íntegra, mas me permita destacar pelo menos alguns parágrafos aqui.

            A produção de Libra, ao atingir seu pico, alcançará 1,4 milhão de barris por dia e 40 milhões de metros cúbicos de gás natural, com 25 milhões de metros cúbicos diários sendo ofertados ao mercado.

            Apenas como referência, a produção total do País em 2013 deverá situar-se próxima a 2,1 milhões de barris diários de petróleo, de maneira que Libra representará, no seu pico, 67% de toda a produção atual do Brasil.

            Mais adiante, ressaltou a Presidenta Dilma que os royalties a serem pagos na produção de Libra, cuja destinação será de 75% para a educação e de 25% para a saúde, deverão totalizar, ao longo dos 35 anos do contrato, algo como R$270 bilhões, contribuindo para transformar o País em algo muito melhor do que é hoje.

            A parcela do excedente em óleo que ficará com a União deverá propiciar investimento de R$368 bilhões em saúde e educação.

(Soa a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Igual montante deverá ser destinado ao Fundo Social, cujos rendimentos deverão ser aplicados no combate à pobreza, na ciência e na tecnologia, no meio ambiente, no esporte, na cultura e na mitigação das mudanças climáticas.

            Assim, caminhamos em direção a um futuro no qual a riqueza finita do petróleo será transformada na infinita riqueza da educação de qualidade para a população brasileira.

            Então, quero transmitir aos estudantes do Colégio Renascença o meu abraço. Poderei encontrá-los aqui - podem vir à porta do plenário, pois quero abraçá-los pessoalmente. Aqui, na porta do plenário, vou recebê-los.

            Muito obrigado, Presidente Jorge Viana. Peço para que seja transcrito, na íntegra…

(Interrupção do som.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Fora do microfone.) - … o pronunciamento de ontem da Presidenta Dilma.

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

            - pronunciamento da Presidente Dilma Rousseff.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/10/2013 - Página 74682