Discurso durante a 227ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de resolução do Senado da República do Haiti que exige a retirada progressiva do País das tropas da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah).

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Registro de resolução do Senado da República do Haiti que exige a retirada progressiva do País das tropas da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah).
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2013 - Página 94044
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, RESOLUÇÃO, SENADO, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI, COBRANÇA, RETIRADA, TROPA, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), ESTABILIZAÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Sem revisão do orador.) - Sim, sim.

            Aqui estamos recebendo o Senador Jean-Charles, da República do Haiti, que veio hoje ao Brasil com a missão de, se possível, entregar à nossa Presidenta Dilma Rousseff e a nós, Senadores, uma manifestação aprovada pelos 30 Senadores do Haiti, em que solicitam, por inúmeras razões que não vou aqui ler, mas vou pedir para que seja registrada na íntegra, que:

(...) lembre ao Comando das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti que, segundo diferentes resoluções, ele é formalmente proibido de erguer novas bases militares no território do Haiti, o que constituiria uma ameaça a mais na reconquista da nossa soberania perdida.

O Senado, em nome da solidariedade parlamentar, transmite essa resolução aos Parlamentos dos países fornecedores de tropas no Haiti, a fim de fazer cessar imediatamente o deslocamento de soldados da ONU para o território, enquanto aguarda o início do processo de retirada progressiva das tropas já existentes, e se não se iniciar, exigir a retirada unilateral das forças.

            Portanto, Srª Presidenta Ana Amélia...

            A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Maioria/PP - RS) - Sim, Senador Suplicy.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - ... e Senadora Vanessa Grazziotin, aqui os Senadores do Haiti pedem que haja a retirada gradual das tropas, do Minustah, do Haiti para permitir que os próprios haitianos possam ajustar as coisas.

            Gostaríamos de pedir o registro desse documento. E agradeço a atenção da Senadora Vanessa Grazziotin.

            Muito obrigado.

 

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

- Resolução exigindo a retirada progressiva e ordenada das tropas da Minustah, Le Senat - Haiti.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2013 - Página 94044