Discurso durante a 222ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o andamento das obras, investimentos e qualificação dos trabalhadores para a Copa do Mundo de 2014 em Manaus.

Autor
Alfredo Nascimento (PR - Partido Liberal/AM)
Nome completo: Alfredo Pereira do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Preocupação com o andamento das obras, investimentos e qualificação dos trabalhadores para a Copa do Mundo de 2014 em Manaus.
Publicação
Publicação no DSF de 05/12/2013 - Página 90637
Assunto
Outros > TURISMO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • APREENSÃO, ATRASO, OBRAS, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, AMBITO ESTADUAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), AUSENCIA, QUALIFICAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ATENDIMENTO, TURISTA, COMENTARIO, SOLUÇÃO, MINISTERIO DO TURISMO, CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, PESSOAS, SETOR, SERVIÇOS TURISTICOS, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

            O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco União e Força/PR - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, não é a primeira vez que subo nessa tribuna para externar minha preocupação com o andamento das obras em Manaus para a realização da Copa do Mundo, em 2014. E pelo visto não será a última, pois a lentidão na execução dos cronogramas existe e é um problema grave. E não é só isso: os investimentos destinados à melhoria da mobilidade urbana, acessibilidade, ampliação de leitos para hospedagem também estão em ritmo Sento. Ou seja, temos um conjunto de empreendimentos fundamental para suprir a demanda da população do estado e imprescindível para o período da copa, cuja execução está abaixo do desejável. Até a arena Manaus, futuro palco de grandes partidas, sofre atrasos.

            Infelizmente, os problemas não param por aí. De acordo com o ministério do turismo a qualificação dos trabalhadores é outro fator preocupante. Manaus foi uma das cidades-sedes da copa em que o atendimento ao público foi considerado ruim. Segundo avaliou o ministério, nos hotéis da capital amazonense foram pouquíssimos os funcionários que souberam informar sobre acesso a pontos turísticos e indicar bons restaurantes da cidade, Para resolver esse grave problema o ministério do turismo anunciou que vai intensificar treinamentos na capital para aperfeiçoar os profissionais do setor.

            De certo modo, ainda bem que esse problema foi detectado e que a autoridade pública competente já definiu um piano de ação. No entanto, falta pouco mais de sete meses para o grande espetáculo mundial acontecer e eu me pergunto: teremos tempo suficiente para reverter esse cenário?

            Qualificar a mão de obra, senhor presidente, exige tempo, dinheiro e um treinamento intenso, Faço esse desabafo, pois acho inadmissível que só agora o governo federal tenha percebido a carência de mão de obra qualificada em Manaus. Desde o governo do Presidente Lula todos nós sabemos que o Brasil sediará a copa do mundo em 2014, Além disso, a falta de trabalhadores qualificados é um grave problema que se arrasta há anos no amazonas, Essa deficiência no estado impacta negativamente o desempenho da zona franca de Manaus, como também do setor de construção civil no estado, que se encontra em franca expansão. Não estou falando um fato novo. Pesquisas tanto do setor público quanto do privado deixam clara a carência de técnicos bem preparados em todos os setores no estado, mas não houve um esforço da administração pública para reverter esse quadro.

            Srªs e Srs. Senadores. O alerta que faço está diretamente ligado ao desenvolvimento do amazonas e a melhoria na qualidade de vida da população. Não podemos mais postergar investimentos em educação e na qualificação do trabalhador. Do contrário o estado não crescerá economicamente e os prejuízos sociais vão se agravar cada vez mais. O apagão de mão de obra existe e impede o desenvolvimento do amazonas. Também priva o cidadão de melhores oportunidades e crescimento profissional, objetivos que também deveriam estar entre as prioridades da administração.

            A qualificação profissional é uma das mais importantes medidas a ser implantadas no amazonas. Precisa de investimentos eficazes e de uma força-tarefa rápida para que essa barreira seja superada. Não é aceitável tomar medidas apenas para suprir a demanda da copa do mundo. É preciso pensar e agir estrategicamente para acabar com o problema. É fundamental criar um ambiente que propicie a capacitação de expressivo número de profissionais no setor de prestação de serviços, mas é indiscutivelmente necessário avançar no campo da inovação tecnológica, hoje considerada como principal gargalo que o setor produtivo enfrenta no amazonas.

            Não há dúvida que sediar a copa do mundo proporcionou ao Brasil uma oportunidade de acelerar investimentos cruciais para o desenvolvimento do país. No entanto, o desafio mais importante é fazer o esforço necessário para aproveitar a oportunidade. Do jeito que vai, o amazonas está abrindo mão do impulso para alavancar seu desenvolvimento, apostando no que tem de mais precioso.; seu cidadão, o cidadão, que trabalha e faz a economia do estado girar.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/12/2013 - Página 90637