Comunicação inadiável durante a 231ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da visita da Srª Presidente da República ao Estado de Pernambuco.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da visita da Srª Presidente da República ao Estado de Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2013 - Página 97438
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LOCAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), OBJETIVO, INAUGURAÇÃO, OBRA PUBLICA, DECLARAÇÃO, REALIZAÇÃO, ESTUDO, IMPLANTAÇÃO, OBRAS, REGIÃO.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Apoio Governo/PT - PE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, telespectadores da TV Senado, quero aproveitar este momento das comunicações inadiáveis para registrar aqui, para todo o Brasil e muito especialmente para o Estado de Pernambuco, a visita que a Presidenta Dilma realizou, no dia de ontem, ao nosso Estado, em que não somente foi entregar ações importantes realizadas pelo nosso Governo em Pernambuco, mas anunciar um importante pacote de obras na área da mobilidade urbana para o nosso Estado.

            Pela manhã, a Presidenta Dilma esteve na Refinaria Abreu e Lima, ora em construção. Construção acelerada, com previsão confirmada de sua inauguração para final de 2014, começo de 2015. Sua Excelência foi recepcionada por milhares de trabalhadores, tanto da Petrobras como de empresas contratadas para a construção da Refinaria, e reafirmou seu compromisso não somente com o Estado de Pernambuco, mas, acima de tudo, com a questão energética brasileira, em particular com o papel da Petrobras, com a importância do pré-sal, especialmente no que diz respeito à apropriação dos frutos dessa grande descoberta que foi a existência de petróleo na chamada camada do pré-sal.

            Em seguida, fomos ao Estaleiro Atlântico Sul, onde a Presidenta inaugurou a Plataforma P-62, que foi construída integralmente e montada no Estado de Pernambuco e que vai servir à Petrobras na exploração de petróleo já de imediato. Ela deverá estar ao mar por volta do dia 26 ou 28 deste mês de dezembro e vai contribuir com essa grande ação que a Petrobras tem executado de ampliar a produção de petróleo no Brasil, de pesquisar, de buscar o pré-sal e, portanto, de contribuir fortemente com a situação de melhoria da realidade energética no Brasil.

            A Presidenta também fez um relatório das grandes ações que o Governo Federal já realizou e realiza em Pernambuco: falou da transposição do Rio São Francisco; falou das Adutoras do Agreste e do Pajeú, da Adutora do Oeste; falou das obras de duplicação da BR-101, da BR-104 e da BR-408; falou das grandes obras de mobilidade urbana que estão sendo feitas na região metropolitana do Recife; e anunciou um pacote de R$2,5 bilhões de investimentos em mobilidade urbana na nossa região metropolitana. Mais de R$1 bilhão apenas para o chamado Arco Metropolitano, uma ligação que acontecerá entre o Porto de Suape e a região norte da região metropolitana, fazendo com tenhamos, ao longo de quase 80 quilômetros, a ligação do Porto de Suape...

(Soa a campainha.)

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Apoio Governo/PT - PE) - ... com a região de Goiana, onde estará a Hemobrás, por exemplo, e outras empresas que estão sendo atraídas, como a própria Fiat.

            Anunciou também a implantação de estudos para o VLT, no caso da Avenida Norte. Aliás, o caso da Avenida Norte já é a aprovação do projeto. No caso de um VLT que vai ligar Boa Viagem ao centro da cidade, a aprovação dos recursos para a elaboração dos projetos. Anunciou quatro corredores exclusivos de ônibus.

            Enfim, trouxe apenas boas notícias para o nosso Estado, o que vem reafirmar o compromisso que a Presidenta tem com Pernambuco. Independentemente do posicionamento das autoridades, sejam do Governo do Estado, sejam das prefeituras, uma das coisas que mais têm caracterizado os governos do PT é exatamente a forma republicana como o Governo trata todos os governos estaduais, todas as administrações municipais. Assim, não será diferente com relação ao Estado de Pernambuco. Isso vem não somente deixar absolutamente claro ao povo de Pernambuco tudo o que o Governo Federal já fez e nem sempre é objeto de reconhecimento por parte das autoridades municipais ou estaduais, mas, acima de tudo, reafirmar o compromisso que Dilma tem com o Nordeste, com o Estado de Pernambuco,...

(Soa a campainha.)

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Apoio Governo/PT - PE) - ... particularmente com a nossa capital, o Recife.

            Parabéns à Presidenta, parabéns a Pernambuco. Quero agradecer a ela não somente em meu nome, mas em nome da sua bancada de sustentação no Congresso Nacional. Lá estavam também o Senador Armando Monteiro, Deputados Federais e deputados estaduais, demonstrando o clima de unidade que hoje vivemos em Pernambuco e que se deve exatamente ao reconhecimento que fazemos ao trabalho do Governo Federal no nosso Estado.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. Muito obrigado, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2013 - Página 97438