Explicação pessoal durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicação pessoal referente ao pronunciamento do Senador Aécio Neves.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL, ATUAÇÃO PARLAMENTAR. PROGRAMA DE GOVERNO.:
  • Explicação pessoal referente ao pronunciamento do Senador Aécio Neves.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2014 - Página 91
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL, ATUAÇÃO PARLAMENTAR. PROGRAMA DE GOVERNO.
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, AECIO NEVES, SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ASSUNTO, ENCAMINHAMENTO, REQUERIMENTO, OBJETIVO, PROJETO DE LEI, REGULAMENTAÇÃO, PROGRAMA DE GOVERNO, BOLSA FAMILIA, TRAMITAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS.
  • CRITICA, PROJETO DE LEI, AUTORIA, AECIO NEVES, SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), REFERENCIA, REGULAMENTAÇÃO, PROGRAMA DE GOVERNO, BOLSA FAMILIA.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Apoio Governo/PT - PE. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Bom, na verdade, nós não estamos aqui discutindo o mérito. O que eu quero levantar, e estou preocupado, é no sentido de que situações semelhantes possam acontecer de novo.

            Eu fiz o protocolo dos dois requerimentos, pedindo que os projetos fossem para a Comissão de Assuntos Econômicos, nos dias 4 e 11 de fevereiro - portanto, antes que eles fossem pautados para a reunião da Comissão de Assuntos Sociais. Eu quero tão somente saber qual é o procedimento adequado. Se, em uma situação como esta, deveria desde já o processado vir para a Mesa e ser votado aqui no plenário o requerimento, ou se poderia seguir normalmente, como foi lá, e fazer a votação na Comissão.

            Segundo, eu acho importante a gente aqui, até porque estão saindo informações desencontradas, dizer do que trata na verdade este projeto. Este projeto quer, na verdade, transformar em lei aquilo que já é. O Bolsa Família já é definitivamente regulamentado por uma legislação própria. Já diz o decreto regulamentador dessa lei que, a cada dois anos, é feita a avaliação das pessoas cadastradas para estabelecer o processo de fiscalização adequado.

            Terceiro, a proposta do Senador vai no sentido de colocar o Bolsa Família, um programa transversal, que envolve várias áreas - saúde, educação, formação profissional -, na Lei Orgânica de Assistência Social. Esta é que é a compreensão daqueles que foram governo lá atrás: é de que o problema de resolver a questão da pobreza é um problema de assistência social tão somente.

            O Bolsa Família desenvolve ações que têm repercussões sobre a saúde, que têm repercussões sobre a educação. Está vinculado a programas como o Pronatec. Então, na verdade, quem está querendo fazer debate político são os nossos companheiros que estão apresentando esse projeto.

            Eu fico pasmo. Daqui a pouco, vão dizer aqui que quem fez o Bolsa Família foi o PSDB. Só faltam dizer isso.

            O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Minoria/PSDB - SP) - E foi mesmo.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Apoio Governo/PT - PE) - Portanto, Sr. Presidente, eu peço que V. Exª esclareça a minha dúvida e diga onde nós vamos fazer esse enfrentamento, que faremos onde for: no plenário, na Comissão de Assuntos Sociais, na Comissão de Assuntos Econômicos. Não vamos deixar prosperar a demagogia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2014 - Página 91