Discurso durante a 22ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Deputado Federal e ex-Presidente do PSDB, Sérgio Guerra.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Pesar pelo falecimento do Deputado Federal e ex-Presidente do PSDB, Sérgio Guerra.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2014 - Página 10
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, SERGIO GUERRA, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, como V. Exª, o Senador Paulo Paim, certamente o Senador Humberto Costa, de Pernambuco, e todos os nossos Senadores do Partido dos Trabalhadores, mas, comungando, aqui, com o estado de espírito do Líder do PSDB, Alvaro Dias, da Senadora Ana Amélia, de Paulo Paim, de Gim Argello, quero, também, expressar o meu sentimento de pesar pelo falecimento do Presidente do PSDB, Sérgio Guerra, hoje, 6 de março, em São Paulo, com a apresentação de condolências a sua família.

            Também estou encaminhando à Mesa o requerimento e devo assinar todos os demais, solidariamente.

            Sérgio Guerra estava, já, há 15 dias, internado, tratando de uma pneumonia, e lutava contra um câncer de pulmão havia alguns anos, tendo começado a sua vida política no PMDB, em 1981, partido pelo qual foi eleito Deputado Estadual, e, em 1986, reeleito pelo PDT da Assembleia Legislativa. Foi Secretario da Indústria, Comércio e Turismo e de Ciência e Tecnologia no Governo Miguel Arraes, em 1989. Em 1990, elegeu-se Deputado Federal, sendo reeleito em 1994 e 1998, e, em 2002, tornou-se Senador da República pelo Estado de Pernambuco. Em 2010, foi eleito Deputado Federal.

            Eu, em especial, conheci Sérgio Guerra, proximamente, quando fui eleito Senador pelo PT, em 1991, pois, na Comissão Mista de Orçamento, juntamente com ele, com os Deputados Paulo Bernardo, do PT, Sérgio Miranda, do PCdoB, dentre outros, lutamos para estabelecer um perfil mais transparente e democrático na condução dos trabalhos, na comissão, no acompanhamento da execução orçamentária, o que foi alcançado com a aprovação de um regulamento para a comissão.

            Nós sempre tivemos uma relação extremamente respeitosa e construtiva aqui no Senado, nos anos em que ambos convivemos diariamente.

            Sérgio Guerra foi um líder político que, pelas qualidades suas de homem público, fará muita falta ao nosso País. Eu reitero aqui a percepção destacada pelo Senador Alvaro Dias, pela Senadora Ana Amélia e todos os que falaram, de como Sérgio Guerra procurava sempre harmonizar as pessoas, todos os que estavam envolvidos nas decisões políticas, seja dentro do seu partido, e eu sou testemunha disso, mas também entre todos nós colegas seus aqui no Senado Federal e no Congresso Nacional.

            Quero, portanto, externar as nossas condolências e pesar pelo falecimento desse extraordinário homem público, Deputado e Senador, Sérgio Guerra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2014 - Página 10